Bíblia de Estudo Online

Atos 5 Estudo: A Morte de Ananias e Safira

Atos 5.1 – 11: Ananias e Safira venderam uma propriedade e resolveram dar o valor como oferta para a Igreja, porém ele teve a grande ideia de dar uma parte e ficar com a outra. O problema é que eles mentiram sobre o valor.

O pecado que os levou a morte foi o fato de tentarem enganar os homens de Deus, mentindo ao Espírito Santo.

A oferta era voluntária, mas a intenção deles foi mostrar algo que eles não eram e isso irritou ao Senhor (Ver Estudo Bíblico Sobre a Mentira).

Atos 5.12 – 16: Regidos pelo poder de Deus a Igreja primitiva continuava a crescer. Era cada vez maior o número de pessoas que era acrescentada a comunhão.

Milagres extraordinários acontecia entre eles, do tipo, a sombra de Pedro curava. Muitos enfermos e pessoas oprimidas procuravam a Igreja porque lá eles encontravam a cura (Ver Cura Divina e os 35 Milagres de Jesus Cristo).

Atos 5.17 – 25: Movidos por inveja as autoridades religiosas percebendo o crescimento da igreja, ordenou a prisão dos apóstolos na tentativa de inibir a parar a obra de Deus.

Atos 5.26 – 33: Ao ser chamado mais vez para depor Pedro, em sua defesa, anuncia a Jesus Cristo e fala sobre o propósito de sua morte e ressurreição.

Para mostrar as autoridades de Israel que o plano de intimidação não estava surtindo efeito, Pedro declarou: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! ”

Atos 5.34 – 40: Gamaliel era uma grande e respeitado mestre judeu, inclusive foi o mentor de Paulo, quando estudava para ser doutor da Lei.

O conselho dele para as autoridades religiosas é de alguém que realmente teme a Deus: “deixem esses homens em paz e soltem-nos.

Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”.

Atos 5.41,42: Mais uma vez os apóstolos são libertos, contudo nesta ocasião uma alegria sobrenatural tomou conta de seus corações. O motivo era o fato de ser considerado digno de sofrer por amor ao Nome de Jesus Cristo. (Ver Atos 4 Estudo)

Esboço de Atos 5:

5.1 – 11: Ananias e Safira

5.12 – 16: O crescimento da Igreja

5.17 – 25: Os apóstolos são presos

5.26 – 33: Pedro anuncia a Jesus em sua defesa

5.34 – 40: O conselho de Gamaliel

5.41,42: A alegria dos apóstolos na perseguição

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.