Bíblia de Estudo Online

Atos 8 Estudo: Filipe e o Etíope Eunuco

Atos 8.1 – 4: Após assassinarem Estevão, as autoridades de Jerusalém desencadearam uma implacável perseguição contra a igreja. Liderados por Saulo, eles prendiam e assassinavam inúmeros cristãos.

Isso fez com que boa parte da Igreja migrasse para outras cidades. Embora dolorosa a perseguição contribuiu para a expansão do Evangelho de Jesus Cristo.

Atos 8.5 – 13: Um dos que saíram de Jerusalém foi Filipe. O Espírito Santo o dirigiu até Samaria onde ele anunciou o Evangelho.

Houve muitas conversões, milagres e sinais extraordinários dando início a uma igreja fora dos limites de Jerusalém.

Atos 8.14 – 17: Ao ouvirem falar do sucesso do Evangelho em Samaria, a igreja enviou os apóstolos Pedro e João para observarem os fatos.

Chegando lá os apóstolos oraram para que as pessoas recebessem o Espírito Santo (Ver Estudo Sobre o Batismo no Espírito Santo e o Espírito Santo), pois isso não havia acontecido ainda.

Atos 8.18 – 24: Ao ver as maravilhas que Deus operava através dos apóstolos, um dos convertidos da Igreja de Samaria, Simão ofereceu a Pedro uma quantia em dinheiro para receber o mesmo poder.

Pedro o repreendeu de forma enérgica e o exortou ao arrependimento. Pois o dom de Deus não pode ser comprado com dinheiro.

Atos 8.25 – 33: Um anjo do Senhor orientou Filipe a seguir uma nova direção. Nesse caminho, o Espírito Santo o orienta a aproximar-se de uma carruagem.

Nela estava um homem encarregado dos negócios da Etiópia que esteve em Jerusalém com o propósito de oferecer sacrifícios ao Senhor Deus.

Ele estava lendo as Escrituras Sagradas, mas não compreendia. Filipe começou a explicar-lhe e anunciou a Jesus Cristo.

Atos 8.34 – 38: Durante o caminho o etíope creu na mensagem e vendo a água pediu para ser batizado (Ver Estudo Bíblico Sobre o Batismo nas Águas), ao que Filipe perguntou: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

A mensagem de Filipe produziu fé genuína no coração daquele homem que começou lendo a Palavra de Deus sem compreender.

A nossa missão é tornar a mensagem do Evangelho compreensiva para os perdidos, pois ao entenderem as boas novas de Jesus Cristo, eles se arrependerão.

Atos 8.39,40: Após batizar o etíope, o Espírito Santo arrebatou Filipe para Azoto, caminho de Cesáreia e por onde ele passava anunciava o Evangelho.

Dessa forma, a perseguição iniciada com o propósito de conter o Evangelho fez com que ele se espalhasse ainda mais. (Ver Atos 7 Estudo)

Esboço de Atos 8:

8.1 – 4: A dispersão da Igreja

8.5 – 13: O ministério de Filipe em Samaria

8.14 – 17: Pedro e João são enviados a Jerusalém

8.18 – 24: Simão tenta comprar o dom de Deus

8.25 – 33: Filipe e o etíope eunuco

8.34 – 38: O etíope crê e é batizado

8.39,40: Filipe é arrebatado para Azoto

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.