Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Atos 9 Estudo: Jesus Cristo Aparece a Saulo

Atos 9.1 – 9: No caminho para Damasco, enquanto se dirigia para cumprir ordens de prisão contra cristãos, Saulo viu a glória de Deus.

Na ocasião o Senhor Jesus lhe diz: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue”.

Daí em diante ele recebeu instruções sobre o que deveria fazer e ficou cego.

Atos 9.10 – 16: Enquanto isso, o Espírito Santo fala com Ananias que estava em Damasco e fala com ele sobre Saulo. A orientação é para que Ananias ore por Saulo para que ele recupere a visão.

Sem querer ser indiscreto, Ananias “lembra” ao Senhor que este Saulo é o mesmo que persegue e mata os cristãos, então a resposta divina lhe diz: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

As coisas mudaram para Saulo!

Atos 9.17 – 19: Obedecendo a ordem de Deus, Ananias vai até o endereço que o Espírito Santo havia indicado e encontra Saulo exatamente com ele havia dito: orando.

Ananias se apresenta e lhe fala sobre o que Deus lhe disse, ora por Saulo e imediatamente ele recupera a visão.

Atos 9.20 – 25: A partir daí, o testemunho de Saulo acerca de Jesus Cristo começa. Ele que era um grande doutor da Lei, entendia sobre as profecias e ao entender que Jesus era o Cristo, imediatamente começa anunciá-lo.

Atos 9.26 – 30: Empolgado com a conversão, Saulo vai até Jerusalém encontrar-se com os apóstolos e o restante da Igreja.

No entanto, ele não é bem recebido. Isso porque as pessoas não acreditavam que ele realmente estava convertido e ficaram com medo.

Mas um homem de Deus chamado Barnabé o acolheu (Ver o Estudo Bíblico Sobre Barnabé Homem de Deus). E por onde ia levava a Saulo.

Atos 9.31 – 35: Enquanto viajava em visita às igrejas, Simão Pedro foi até Lida. Ali ele encontrou um homem chamado Enéias, ele estava paralitico havia oito anos.

Ao vê-lo, Pedro ordenou em Nome de Jesus que ele ficasse de pé. Imediatamente Enéias foi curado.

Atos 9.36 – 43: Enquanto estava em Jope, Pedro soube da morte de uma discípula extremamente amada pela comunidade. Seu nome era Tabita, mas as irmãs lhe chamavam de Dorcas.

Ao ver o clamor da igreja e percebendo a importância de Dorcas para a congregação, Pedro fica a sós com o corpo dela e ora por um tempo. Após isso ele declara: ““Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se”. (Ver Atos 8 Estudo)

Esboço de Atos 9:

9.1 – 9: Jesus Cristo aparece a Saulo

9.10 – 16: O Senhor fala com Ananias

 9.17 – 19: Saulo volta a enxergar

9.20 – 25: Saulo começa a pregar

9.26 – 30: Saulo vai a Jerusalém

9.31 – 35: Pedro e Enéias

9.36 – 43: A ressurreição de Dorcas

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});