O capítulo de Atos 9 marca a conversão de Saulo, o maior e mais respeitado perseguidor da Igreja de Jesus Cristo. Com muita fúria e determinação, ele perseguia os servos de Jesus com muito prazer, porque acreditava que estava fazendo um bem a Deus, com isso. Mas isto foi, até o dia em que a Soberana vontade de Deus interviu.
Vemos que sua conversão é marcada por milagres e atuações do Espírito Santo. Sua chegada em Jerusalém causa temor na Igreja que lá se encontra, mas a atitude de Barnabé muda tudo.
Vemos também as atuações do Espírito através de Pedro, operando milagres na vida de Enéias e Dorcas. Ou seja, Atos 9 é um vislumbre de o quanto o poder de Deus é extraordinário.
Leia o comentário até o final e confira!
Jesus Cristo aparece a Saulo em Atos 9
A ira de Saulo contra os cristãos estava completamente acessa. Ao subir em seu cavalo, sua determinação, entre as ruas e estradas de seu tempo, era a de encontrar o maior número de cristãos possíveis para prendê-los ou matá-los.
Aqui, ele estava indo para Damasco, seu objetivo continuava inabalável, prender ou matar cristão. Apoiado pelos judeus, tinha os documentos e autorizações terrenas necessárias para tais atrocidades.
Mas nesse dia, tudo mudou!
Já estando próximo a Damasco, foi surpreendido por uma luz vinda do céu, que de tão intensa o derrubou. De repente, ouviu uma voz que questionava: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (v.v 4).
Confuso, Saulo perguntou quem era? A voz lhe respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. (v.v 5)
As instruções que o Senhor lhe deu, foi para seguir viagem e em Damasco, alguém iria ajudá-lo e orientar com as informações necessárias. Levantando-se, Saulo percebeu que estava cego, e os homens que estavam com ele, o guiaram até a cidade.
Por três dias ele não enxergou nada, e permaneceu em jejum.
O Senhor fala com Ananias
Enquanto isso, em Damasco o Senhor Deus ia ao encontro de Ananias, seu servo. Em visão o Senhor o chamou e ordenou que fosse à casa de Judas, indicando o endereço de maneira detalhada, onde deveria procurar Saulo de Tarso, que estava orando – completou o Senhor (Atos 9.10 – 16).
A riqueza de detalhes da revelação é impressionante pela precisão de cada um dos detalhes. Vemos que temos um Deus Soberano que conhece de perto nossa vida e é poderoso para nos instruir pelo caminho que devemos seguir.
Por outro lado, temos Ananias. Servo fiel, sensível e dedicado ouviu a voz do Senhor e lhe foi obediente, mesmo reconhecendo a estranheza da ordem.
As queixas de Ananias acerca da vida de Saulo eram procedentes, contudo, temos um Deus Soberano e que intervém na história. Ele mesmo chamou Saulo e de agora em diante, aquele que fez sofrer, sofreria por causa do Evangelho.
Saulo volta a enxergar
Sem demora, Ananias seguiu a direção do Espírito e seguindo para a casa de Judas, no endereço indicado pelo Senhor, encontrou Saulo. Chamando-o de irmão, impôs as mãos sobre ele, descrevendo o evento ocorrido no caminho para Damasco e dizendo que havia sido enviado pelo Espírito do Senhor (Atos 9.17 – 19).
No mesmo instante Saulo voltou a enxergar e foi conduzido para o batismo nas águas.
Após isso, entregou o jejum, comeu, recuperou as energias e permaneceu em Damasco, com os discípulos por vários dias.
Saulo começa a pregar
Rapidamente ele colocou seus dons à disposição do Senhor Jesus. Começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus, o que deixou seus ouvintes abismados. Entre eles se perguntavam se ele era mesmo Saulo, que perseguia os seguidores de Cristo e os matava (Atos 9.20 – 25).
Ignorando a perplexidade dos judeus, Saulo se dedicava à doutrina de Cristo e continuava a pregar ainda mais, acerca de Jesus.
Contudo, depois de vários dias os judeus tramaram um plano para matá-lo. Em sabendo disso, antes que pudessem fazê-lo, Saulo fugiu de Damasco.
Este episódio nos mostra que a conversão real produz frutos imediatos, além de uma ousadia sem precedentes. Saulo, agora movido pelo Espírito Santo, não se demorou a testemunhar entre o judeus, que Jesus Cristo é o Senhor.
Saulo vai a Jerusalém
Tendo fugido de Damasco, Saulo seguiu para Jerusalém. Sua intenção era encontrar os discípulos de Jesus que já serviam ali. No entanto, a fama de Saulo continuava indo adiante dele, e os crentes o evitavam, por ter medo dele (Atos 9.26 – 30).
Foi quando um homem de Deus, chamado Barnabé, acolheu a Saulo o levou aos apóstolos e o introduziu à comunhão da Igreja. Após isso, ele passou a ser amado e não mais temido entre os irmãos e começou a pregar ousadamente o Nome de Jesus.
Este episódio deve nos ensinar bastante, pois, não fosse a disposição de Barnabé para acolher e introduzir Saulo à comunhão da Igreja, poderíamos ter perdido o maior evangelista de todos os tempos.
Muitos podem dizer que isso não aconteceria, dada a Soberania de Deus, mas o fato é que, inúmeros convertidos estão se perdendo no mundo com seus dons e talentos por faltar em suas vidas alguém que os acolha, assim como fez Barnabé.
Pedro e Enéias
Com a poderosa atuação do Espírito Santo, a Igreja crescia e prosperava na Judeia, Galileia e Samaria. A dedicação dos apóstolos fazia toda a diferença, Pedro por exemplo viajava por todas as cidades visitando os irmãos, encorajando-os e anunciando o Evangelho de Jesus (Atos 9.31 – 35).
Em uma dessas viagens, passando em uma cidade por nome Lida, ele encontrou Enéias, que há oito anos estava de cama. Vendo-o, Pedro ordenou, em Nome de Jesus, que ele se levantasse, e imediatamente, ele levantou.
Todos os que viram o seu milagre, se converteram a Jesus.
Atos 9 e a ressurreição de Dorcas
Próximo a Lida, em Jope, uma discípula amada mais conhecida como Dorcas, adoeceu e morreu. Ao saber que Pedro esta por perto, os crentes que estavam ali mandaram chamá-lo.
Já informado, Simão Pedro seguiu para Lida, e lá chegando ouviu o testemunho que davam a cerca de Dorcas e o quanto ela era relevante para a congregação.
Pedro pediu para ficar a sós com o cadáver, se ajoelhou e orou. Após isso, voltou-se para o cadáver e chamando a pelo nome, ordenou que ela se levantasse. O que aconteceu imediatamente. Em seguida, a apresentou viva aos irmãos.
O fato percorreu toda a cidade, e muitos creram no Senhor.
Ou seja, tanto na vida de Enéias quanto na vida de Dorcas, o poder de Deus se revelou para glorificar o Nome de Jesus e atrair pessoas para a Igreja. Percebemos com isso, a importância de uma liderança sadia e dedicada a glorificar o Nome do Senhor, ao invés de seguir, seus próprios interesses.
To amando seus estudos e seu canal do youtube e uma benção nas nossas vida que Deus te abençoe
Paz do senhor meu pastor! É sempre um prazer acompanhar seus estudos, pois Deus tem te usando gloriosamente na palavra. Continue com essa simplicidade e dedicação na obra do senhor. Fica na paz. Pr Walber Carvalho.
Amém Pastor!
Muito obrigado por suas palavras de encorajamento.
Deus abençoe sua vida!
Graça e paz!
Conheci por um caso seu trabalho aqui no Google, gostei e sempre que preciso de uma auxílio venho direto aqui, pia sei que irei encontrar estudo que realmente está dentro da palavra de Deus, sou abençoada pelo seus conteúdos.
Deus abençoe sua vida, que seja cada dia mais iluminada pelo Espírito Santo de Deus.
Obrigado Núbia!
Deus abençoe!
Glórias a Deus! Obrigada por compartilhar de tal entendimento.