Estudo do Livro de Cânticos: a Declaração de Salomão

O Cântico dos Cânticos (chamado de Cântico de Salomão em algumas versões da Bíblia, por exemplo, KJV) é talvez o livro mais difícil e misterioso de toda a Bíblia. Uma rápida olhada na história da interpretação dos Cânticos revela uma diversidade de opiniões inigualável no estudo de qualquer outro trabalho bíblico.

Ele foi interpretado como: (1) uma alegoria, (2) um tipo estendido, (3) um drama envolvendo dois ou três personagens principais, (4) uma coleção de canções de casamento sírias em que o noivo desempenhava o papel de rei e a noiva desempenhava o papel de rainha, (5) uma coleção de liturgias pagãs de culto da fertilidade, e (6) uma antologia de canções desconexas exaltando o amor humano (mantido por Robert Gordis).

Visto como uma alegoria, os detalhes do livro destinam-se a transmitir significados espirituais ocultos, com pouca ou nenhuma importância ligada aos significados normais das palavras.

O Olhar da Tradição

A tradição judaica (a Mishná, o Talmude e o Targum) via o livro como um quadro alegórico do amor de Deus por Israel. Líderes da igreja, incluindo Hipólito, Orígenes, Jerônimo, Atanásio, Agostinho e Bernardo de Claraval, viram o livro como uma alegoria do amor de Cristo por Sua noiva, a igreja.

Orígenes, por exemplo, escreveu que a referência da amada a ela ser sombria (Ct 1: 5–6) significa que a igreja é feia com o pecado, mas que sua beleza (1:5) refere-se à beleza espiritual após a conversão.

Outros disseram que o arrulhar dos pombos (2:12) fala da pregação dos apóstolos, e alguns sugeriram que 5:1 se refere à Ceia do Senhor. Esses exemplos mostram que a abordagem alegórica é subjetiva, sem nenhuma maneira de verificar se alguma das interpretações está correta.

O Cântico dos Cânticos em nenhum lugar dá a um intérprete a sugestão de que deve ser entendido como uma alegoria. (1)

Capítulos de Cânticos:

Capítulo 1: O Amor do Amado Pela Noiva

Capítulo 2: Amor e Reciprocidade

Capítulo 3: A Noite Toda Te Procurei

Capítulo 4: A Beleza da Noiva

Capítulo 5: O Amado Se Foi

Capítulo 6: Eu Sou do Meu Amado

Capítulo 7: O Desejo do Amado Pela Noiva

Capítulo 8: As Muitas Águas Não Apagam Esse Amor

 

Referências:

Deere, J. S. (1985). Song of Songs. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 1008–1009). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here