Em Cânticos de Salomão ou Cantares, vemos a poesia que conta a história de uma história de amor que á alvo de muitas interpretações e figuras, mas aqui, consideramos que o amado é Salomão, que celebra o casamento com a sua amada.
Vemos que eles celebram o dia do casamento, no capítulo 1, e seguem o relacionamento com muita paixão, afeto, cumplicidade e desejo, um pelo outro.
Eles seguem nos mostrando memórias dos dias de namoro, do noivado e como o amor cresceu entre eles, como eles se satisfazem um no outro, vencendo as inseguranças e dificuldades que lhes sobrevêm.
Uma das características mais belas de Cânticos é a troca de elogios entre o amado e a amada. Um declara seu amor e admiração pelo outro. Declaram como se satisfazem nesse amor.
O livro fecha com a declaração do poder do amor, que é “forte como a morte”. Que mesmo sob a pressão das muitas águas, permanece aceso.
É um livro que nos estimula a refletir sobre nossas atitudes dentro do casamento e a importância dos pequenos gestos, das carícias, das palavras de amor e generosidade para a pessoa amada.
Capítulos de Cânticos:
Capítulo 1: O Amor do Amado Pela Noiva
Capítulo 2: Amor e Reciprocidade
Capítulo 3: A Noite Toda Te Procurei
Capítulo 6: Eu Sou do Meu Amado
Capítulo 7: O Desejo do Amado Pela Noiva
Capítulo 8: As Muitas Águas Não Apagam Esse Amor