Colossenses - Bíblia de Estudo Online

Em Colossenses 2, Paulo continua a advertir os irmãos para que não caiam na tentação dos falsos ensinos. Eles devem crescer no conhecimento de Deus e no relacionamento com ele. Além disso, precisam permanecer em Cristo, devem ser envolvidos por seu poder. Isto porque Jesus é o cabeça da Igreja e por ele a dívida do pecado foi cancelada.

Por fim, Paulo os adverte a não cair na cilada do legalismo. A religiosidade aparente, é uma erva daninha contra a graça de Deus.

Esboço de Colossenses 2:

2.1 – 6: A dedicação de Paulo e o conhecimento de Deus

2.6 – 12: O dever de permanecer em Jesus Cristo

2.13 – 15: A dívida do pecado foi cancelada na cruz

2.16 – 23: Cuidado com o engano do legalismo

 

Colossenses 2.1 – 6: A dedicação de Paulo e o conhecimento de Deus

1 Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes.

5 Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.

Colossenses 2.6 – 12: O dever de permanecer em Jesus Cristo

6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Colossenses 2.13 – 15: A dívida do pecado foi cancelada na cruz

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Colossenses 2.16 – 23: Cuidado com o engano do legalismo

16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

18 Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

19 Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

20 Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras:

21 “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”?

22 Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

23 Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

2 COMENTÁRIOS

  1. A Paz do Senhor Irmão Diego Nascimento,

    Sou paraibana e moro no Amazonas numa cidade indígena à 20 anos, aqui fui conduzida pelo Espírito Santo de Deus a me transformar e hoje fazer parte da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Estava procurando um resumo sobre Colossenses para ministrar aos jovens da igreja e encontrei seu material, está bem acessível a linguagem, bem direcionado e creio que será uma benção para os que irão receber. Quero parabenizá-lo, que Deus continue te capacitando abundantemente pois é pela graça que ele nos dá força, coragem e sensibilidade para continuar ajudando uns aos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here