Bíblia de Estudo Online

Colossenses 2 Estudo: A Fé e o Sacrifício de Jesus Cristo

Em colossenses 2, Paulo continua a advertir os irmãos para que não caiam na tentação dos falsos ensinos. Eles devem crescer no conhecimento de Deus, no relacionamento com ele.

Além disso, precisam permanecer em Jesus Cristo, devem ser envolvidos por seu poder. Isto porque Jesus é o cabeça da Igreja e por ele a dívida do pecado foi cancelada.

Por fim, Paulo os adverte a não cair na cilada do legalismo. A religiosidade aparente, é uma erva daninha contra a graça de Deus. (Ver Colossenses 1).

Colossenses 2.1 – 6: A dedicação de Paulo e o conhecimento de Deus

1 Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodiceia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

3 Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes.

5 Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.

Colossenses 2.6 – 12: O dever de permanecer em Jesus Cristo

6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Colossenses 2.13 – 15: A dívida do pecado foi cancelada na cruz

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Colossenses 2.16 – 23: Cuidado com o engano do legalismo

16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

18 Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

19 Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

20 Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras:

21 “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”?

22 Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

23 Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.