Em Daniel 12, vemos o fim do período das revelações feitas a Daniel. Agora ele já previu o tempo do cativeiro na Babilônia, o futuro dos principais impérios da Terra em sua época, o surgimento de Antíoco Epifânio e a profanação do Templo em Jerusalém, a Segunda vinda de Jesus e o Julgamento final.

A grandeza das revelações deixa Daniel curioso sobre seu cumprimento. O anjo Gabriel lhe aponta que em alguns anos, algumas delas se cumprirão. Outras não!

Então o anjo ordena que ele siga a vida, descanse e depois ele tomará conhecimento de tudo.

É muito importante ter em mente que não saberemos de tudo, em um único momento. Paciência, perseverança e fé são fundamentais para uma vida cristã equilibrada e sadia.

Aquilo que Daniel podia saber naquele momento, lhe foi revelado. O que não podia, foi guardado. Assim é conosco.

Há muitas coisas na vida que precisam de resposta de Deus. Ele as dará, no tempo determinado. Enquanto isso, siga sua vida e descanse.

Esboço de Daniel 12:

Daniel 12.1 – 3: Miguel o Príncipe do povo

Daniel 12.4 – 8: Em quanto tempo?

Daniel 12.9 – 13: O tempo do fim

 

Daniel 12.1 – 3: Miguel o Príncipe do povo

1 Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.

2 Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

3 Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Daniel 12.4 – 8: Em quanto tempo?

4 Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento.

5 Então eu, Daniel, olhei, e diante de mim estavam dois outros anjos, um na margem de cá do rio e outro na margem de lá.

6 Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio: “Quanto tempo decorrerá antes que se cumpram essas coisas extraordinárias?”

7 O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por aquele que vive para sempre, dizendo: “Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas coisas se cumprirão”.

8 Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: “Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?”

Daniel 12.9 – 13: O tempo do fim

9 Ele respondeu: Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.

10 Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.

11 Depois de abolido o sacrifício diário e colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias.

12 Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias.

13 “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”.

1 COMENTÁRIO

  1. Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.
    gostei bastante do estudo. Sou da Primeira Igreja Batista de Nova Olinda Pb.Deus te abençõe sempre. ????

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here