Depois que Moisés relembrou, no capítulo anterior, ao povo os seus pecados, como uma razão pela qual eles não deviam confiar na sua própria justiça, em Deuteronômio 10, ele apresenta, diante deles, a grande misericórdia de Deus para com eles, apesar das suas provocações, como uma razão pela qual eles deviam ser mais obedientes no futuro.

Ele menciona diversos sinais do favor de Deus, e da sua reconciliação com eles, sinais que jamais deveriam ser esquecidos. A renovação das tábuas do concerto, v.v. 1-5.

As ordens dadas para a sua marcha em direção a Canaã, v.v. 6,7. A escolha da tribo de Levi como sua, v.v. 8,9. E a continuidade do sacerdócio, depois da morte de Arão, v. 6.

O reconhecimento e a aceitação da intercessão de Moisés por eles, v.v. 10,11. Com base nisto, Moisés expressa as obrigações que tinham: temer, amar, e servir a Deus.

Moisés insiste neste assunto com eles, apresentando vários motivos, v. 12ss. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Deuteronômio 10:

Deuteronômio 10.1 – 11: A bondade de Deus para Israel

Deuteronômio 10.12 – 22: Exortação à obediência 

 

Deuteronômio 10.1 – 11: A bondade de Deus para Israel

1 Naquela ocasião o Senhor me ordenou: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira.

2 Eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas primeiras, que você quebrou, e você as colocará na arca”.

3 Então fiz a arca de madeira de acácia, cortei duas tábuas de pedra como as primeiras e subi o monte com as duas tábuas nas mãos.

4 O Senhor escreveu nelas o que tinha escrito anteriormente, os Dez Mandamentos que havia proclamado a vocês no monte, do meio do fogo, no dia em que estavam todos reunidos. O Senhor as entregou a mim,

5 e eu voltei, desci do monte e coloquei as tábuas na arca que eu tinha feito. E lá ficaram, conforme o Senhor tinha ordenado.

6 (Os israelitas partiram dos poços dos jaacanitas e foram até Moserá. Ali Arão morreu e foi sepultado, e o seu filho Eleazar foi o seu sucessor como sacerdote.

7 Dali foram para Gudgodá e de lá para Jotbatá, terra de riachos.

8 Naquela ocasião o Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome, como se faz ainda hoje.

9 É por isso que os levitas não têm nenhuma porção de terra ou herança entre os seus irmãos; o Senhor é a sua herança, conforme o Senhor, o seu Deus, lhes prometeu. )

10 Assim eu fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites, como da primeira vez; e também desta vez o Senhor me atendeu e não quis destruí-los.

11 “Vá”, o Senhor me disse. “Conduza o povo em seu caminho, para que tome posse da terra que jurei aos seus antepassados dar a você.”

Deuteronômio 10.12 – 22: Exortação à obediência

12 E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

13 e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem?

14 Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.

15 No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

16 Sejam fiéis, de coração, à sua aliança; e deixem de ser obstinados.

17 Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.

18 Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.

19 Amem os estrangeiros, pois vocês mesmos foram estrangeiros no Egito.

20 Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele.

21 Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos.

22 Os seus antepassados que desceram ao Egito eram setenta ao todo, mas agora o Senhor, o seu Deus, os tornou tão numerosos quanto as estrelas do céu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here