Deuteronômio - Bíblia de Estudo Online

Em Deuteronômio 12 mais uma vez o Senhor adverte o Seu povo com relação a idolatria, ordenando que eles devem se manter longe de tais práticas e derrubar, destruir todos os altares idólatras que encontrassem em Canaã.

Nos nossos dias, devemos enxergar isso como uma ordem para eliminar de nossa vida toda forma de culto que não seja a Deus, ou a Sua Palavra.

Muitas pessoas hoje se adoram, nas redes sociais vemos muito disso. Querem estar em evidência, tudo o que fazem é com o único propósito de serem vistos e não para a glória de Deus.

Além disso, o povo não poderia oferecer culto onde bem entendesse, eles deveriam consagrar um local, único, para ali adorar ao Senhor.

Em nossos dias, visto que somos participantes de uma aliança superior, não temos esta restrição. Onde estiverem dois ou três, reunidos em Nome de Jesus, ali Ele estará.

Veja que grande privilégio!

Onde quer que estejamos, em qualquer hora, Deus pode ser engrandecido por intermédio de nossas vidas. Então vamos aproveitar esta grande oportunidade.

Esboço de Deuteronômio 12:

12.1 – 4: Relíquias da idolatria

12.5 – 21: Local dos sacrifícios

12.22 – 32: Cuidados alimentares 

 

Deuteronômio 12.1 – 4: Relíquias da idolatria

1 Estes são os decretos e ordenanças que vocês devem ter o cuidado de cumprir enquanto viverem na terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, deu a vocês como herança.

2 Destruam completamente todos os lugares nos quais as nações que vocês estão desalojando adoram os seus deuses, tanto nos altos montes como nas colinas e à sombra de toda árvore frondosa.

3 Derrubem os seus altares, esmigalhem as suas colunas sagradas e queimem os seus postes sagrados; despedacem os ídolos dos seus deuses e eliminem os nomes deles daqueles lugares.

4 Vocês, porém, não adorarão o Senhor, o seu Deus, como eles adoram os seus deuses.

Deuteronômio 12.5 – 21: Local dos sacrifícios

5 Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir

6 e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos.

7 Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.

8 Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada um fazendo o que bem entende,

9 pois ainda não chegaram ao lugar de descanso e à herança que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando.

10 Mas vocês atravessarão o Jordão e se estabelecerão na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá como herança, e ele lhes concederá descanso de todos os inimigos que os cercam, para que vocês vivam em segurança.

11 Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto ao Senhor.

12 E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu Deus, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas que vivem nas cidades de vocês por não terem recebido terras nem propriedades.

13 Tenham o cuidado de não sacrificar os seus holocaustos em qualquer lugar que lhes agrade.

14 Ofereçam-nos somente no local que o Senhor escolher numa das suas tribos, e ali ponham em prática tudo o que eu lhes ordenar.

15 No entanto, vocês poderão abater os seus animais em qualquer das suas cidades e comer quanta carne desejarem, como se fosse carne de gazela ou de veado, de acordo com a bênção que o Senhor, o seu Deus, lhes der. Tanto quem estiver cerimonialmente impuro quanto quem estiver puro poderá comê-la.

16 Mas não poderão comer o sangue; derramem-no no chão como se fosse água.

17 Vocês não poderão comer em suas próprias cidades o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, nem a primeira cria dos rebanhos, nem o que, em voto, tiverem prometido, nem as suas ofertas voluntárias ou dádivas especiais.

18 Ao invés disso, vocês os comerão na presença do Senhor, o seu Deus, no local que o Senhor, o seu Deus, escolher; vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas das suas cidades. Alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, em tudo o que fizerem.

19 Tenham o cuidado de não abandonar os levitas enquanto vocês viverem na sua própria terra.

20 Quando o Senhor, o seu Deus, tiver aumentado o seu território conforme lhes prometeu, e vocês desejarem comer carne e disserem: “Gostaríamos de um pouco de carne”, poderão comer o quanto quiserem.

21 Se o local que o Senhor, o seu Deus, escolher para pôr o seu Nome ficar longe demais, vocês poderão abater animais de todos os rebanhos que o Senhor lhes der, conforme lhes ordenei, e em suas próprias cidades poderão comer quanta carne desejarem.

Deuteronômio 12.22 – 32: Cuidados alimentares

22 Vo­cês a comerão como comeriam carne de gazela ou de veado. Tanto os cerimonialmente impuros quanto os puros poderão comer.

23 Mas não comam o sangue, porque o sangue é a vida, e vocês não poderão comer a vida com o sangue.

24 Vocês não comerão o sangue; derramem-no no chão como se fosse água.

25 Não o comam, para que tudo vá bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é justo perante o Senhor.

26 Todavia, apanhem os seus objetos consagrados e o que, em voto, tiverem prometido, e dirijam-se ao local que o Senhor escolher.

27 Apresentem os seus holocaustos colocando-os no altar do Senhor, o seu Deus, tanto a carne quanto o sangue. O sangue dos seus sacrifícios será derramado ao lado do altar do Senhor, o seu Deus, mas vocês poderão comer a carne.

28 Tenham o cuidado de obedecer a todos estes regulamentos que lhes estou dando, para que sempre vá tudo bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é bom e certo perante o Senhor, o seu Deus.

29 O Senhor, o seu Deus, eliminará da sua presença as nações que vocês estão a ponto de invadir e expulsar. Mas, quando vocês as tiverem expulsado e tiverem se estabelecido na terra delas,

30 e depois que elas forem destruídas, tenham cuidado para não serem enganados e para não se interessarem pelos deuses delas, dizendo: “Como essas nações servem aos seus deuses? Faremos o mesmo!”

31 Não adorem o Senhor, o seu Deus, da maneira como fazem essas nações, porque, ao adorarem os seus deuses, elas fazem todo tipo de coisas repugnantes que o Senhor odeia, como queimar seus filhos e filhas no fogo em sacrifícios aos seus deuses.

32 Apliquem-se a fazer tudo o que eu lhes ordeno; não acrescentem nem tirem coisa alguma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here