Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Bíblia de Estudo Online » Deuteronômio 18 Estudo: O Grande Profeta

Deuteronômio 18 Estudo: O Grande Profeta

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Bíblia de Estudo Online
1
FacebookTwitterWhatsappTelegram

Na primeira parte de Deuteronômio 18 vemos a expressão do cuidado de Deus com os sacerdotes e levitas que serviam no Tabernáculo, o Senhor ordenou que eles se alimentassem do que fosse apresentado como oferta queimada.

O motivo para isso, é que os Levitas não tinham direito a nenhuma porção de terra em Canaã, mas tudo quanto fosse consagrado ao Senhor, pertenceria a eles.

Como Deus é bom!

Ele cuida generosamente daqueles que dedicam sua vida para servir no santuário de maneira genuína e dedicada. Vemos aqui, que a vontade de Deus é que seus servos sejam bem cuidados pela Igreja e vivam de maneira digna, não miseravelmente.

O Grande Profeta

Na parte final do capítulo, temos uma das profecias mais contundentes do Antigo Testamento, referente a Jesus Cristo. Dos versículos 15 a 22, o Senhor diz que levantará entre eles um grande profeta, maior do que o próprio Moisés.

Em Jesus vemos esta profecia plenamente cumprida. O Senhor fez coisas maiores do que Moisés, ele venceu a tentação, o pecado, o Diabo e por fim, a morte. Ele é o princípio e o fim!

Esboço de Deuteronômio 18:

18.1 – 8: O sustento dos levitas

18.9 – 14: Os costumes idólatras dos cananeus

18.15 – 18: O Grande Profeta

18.19 – 22: Os falsos profetas 

 

Deuteronômio 18.1 – 8: O sustento dos levitas

1 Os sacerdotes levitas e todo o restante da tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o Senhor, preparadas no fogo, pois esta é a sua herança.

2 Não terão herança alguma entre os seus compatriotas; o Senhor é a sua herança, conforme lhes prometeu.

3 Quando o povo sacrificar um novilho ou uma ovelha, os sacerdotes receberão a porção devida: a espádua, a queixada e o estômago.

4 Vocês terão que dar-lhes as primícias do trigo, do vinho e do azeite, e a primeira lã da tosquia das ovelhas,

5 pois, de todas as tribos, o Senhor, o seu Deus, escolheu os levitas e os seus descendentes para estarem na presença do Senhor e para ministrarem sempre em seu nome.

6 Se um levita que estiver morando em qualquer cidade de Israel desejar ir ao local escolhido pelo Senhor,

7 poderá ministrar em nome do Senhor, o seu Deus, à semelhança de todos os outros levitas que ali servem na presença do Senhor.

8 Ele receberá uma porção de alimento igual à dos outros levitas; além disso, ficará com o que receber com a venda dos bens da sua família.

Deuteronômio 18.9 – 14: Os costumes idólatras dos cananeus

9 Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.

10 Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria

11 ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.

12 O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.

13 Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.

14 As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas.

Deuteronômio 18.15 – 18: O Grande Profeta

15 O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

16 Pois foi isso que pediram ao Senhor, o seu Deus, em Horebe, no dia em que se reuniram, quando disseram: “Não queremos ouvir a voz do Senhor, do nosso Deus, nem ver o seu grande fogo, senão morreremos!”

17 O Senhor me disse: “Eles têm razão!

18 Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

Deuteronômio 18.19 – 22: Os falsos profetas

19 Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.

20 Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”.

21 Mas talvez vocês perguntem a si mesmos: “Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?”

22 Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aque­le profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

Deuteronômio 17 Estudo: Punição a Idolatria

Próximo

Deuteronômio 19 Estudo: Refúgio Para Os Inocentes

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Plano de Deus ou o seu?

Você está VIVENDO o PLANO de Deus (Ou o seu)?

Antigo Testamento Comentado - Jesus e a Bíblia

Antigo Testamento Completo e Comentado

Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Novo Testamento Completo e Comentado

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 22 Estudo: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 21 Estudo: A Nova Jerusalém

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 20 Estudo: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Comentários 1

  1. Crismacleiton says:
    4 anos atrás

    Um ótimo estudo

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!