Deuteronômio - Bíblia de Estudo Online

Em Deuteronômio 20 vemos as leis dadas a Israel com relação a guerra. O Senhor estaria com eles, enquanto eles fossem obedientes ao Senhor e lhes daria vitória sobre seus inimigos. Além disso, havia alguns grupos que deveriam ser poupados em casos de guerra (v.4-8).  

Todos estamos em guerra todos os dias das nossas vidas, se não por questões externas, relacionadas a sobrevivência, pelas questões espirituais, onde o Diabo está a todo momento nos rodeando querendo nos tragar.

Por isso, é tão importante que como soldados de Cristo, nos revistamos da armadura de Deus e do Seu poder, para que no dia da batalha estejamos preparados e fortalecidos.

São vários os nossos adversários, que como gigantes se colocam diante de nós e declaram que não vamos conseguir, como: a incredulidade, perseguição, angústia, dor, tristeza, o desespero, muitas vezes.

Saber que o Senhor está conosco na batalha, é algo que deve nos animar, pois assim como ele deus estratégia e capacidade a Davi para derrubar Golias, ele dá aos seus filhos, ainda hoje.

Esboço de Deuteronômio 20:

20.1 – 9: Instruções a respeito da guerra

20.10 – 20: Proclamações de Guerra 

 

Deuteronômio 20.1 – 9: Instruções a respeito da guerra

1 Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.

2 Quando chegar a hora da batalha, o sacerdote virá à frente e dirá ao exército:

3 “Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os seus inimigos. Não desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles,

4 pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para lhes dar a vitória”.

5 Os oficiais dirão ao exército: “Há alguém que construiu uma casa e ainda não a dedicou? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro a dedique.

6 Há alguém que plantou uma vinha e ainda não desfrutou dela? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro desfrute da vinha.

7 Há alguém comprometido para casar-se que ainda não recebeu sua mulher? Volte ele para sua casa, para que não morra na guerra e outro se case com ela”.

8 Por fim os oficiais acrescentarão: “Alguém está com medo e não tem coragem? Volte ele para sua casa, para que os seus irmãos israelitas também não fiquem desanimados”.

9 Quando os oficiais terminarem de falar ao exército, designarão chefes para comandar as tropas.

Deuteronômio 20.10 – 20: Proclamações de Guerra

10 Quando vocês avançarem para atacar uma cidade, enviem-lhe primeiro uma proposta de paz.

11 Se os seus habitantes aceitarem e abrirem suas portas, serão seus escravos e se sujeitarão a trabalhos forçados.

12 Mas se eles recusarem a paz e entrarem em guerra contra vocês, sitiem a cidade.

13 Quando o Senhor, o seu Deus, entregá-la em suas mãos, matem ao fio da espada todos os homens que nela houver.

14 Mas as mulheres, as crianças, os rebanhos e tudo o que acharem na cidade, será de vocês; vocês poderão ficar com os despojos dos seus inimigos dados pelo Senhor, o seu Deus.

15 É assim que vocês tratarão todas as cidades distantes que não pertencem às nações vizinhas de vocês.

16 Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira.

17 Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

18 Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o Senhor, o seu Deus.

19 Quando sitiarem uma cidade por um longo período, lutando contra ela para conquistá-la, não destruam as árvores dessa cidade a golpes de machado, pois vocês poderão comer as suas frutas. Não as derrubem. Por acaso as árvores são gente, para que vocês as sitiem?

20 Entretanto, poderão derrubar as árvores que vocês sabem que não são frutíferas, para utilizá-las em obras que ajudem o cerco, até que caia a cidade que está em guerra contra vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here