Em Deuteronômio 23 eu destaco o cuidado com a higiene sanitária do arraial. Ao fazer suas necessidades, os israelitas deveriam ter uma pá, com a qual enterrariam e cobririam os excrementos, o motivo? Deus estava passeando no arraial e não queria ver as sujeiras do povo.
Que instrução poderosa!
Estava muito à frente de sua época com certeza, e faria de Israel, já naqueles dias uma nação com avançados conceitos sanitários que manteriam a saúde e a limpeza de todo o povo.
Muitas dessas instruções poderiam soar estranhas, a tudo o que eles já conheciam ou viviam, mas mesmo sem entender, obedecê-las era garantia de prosperidade e vitória.
Ainda hoje acontece o mesmo, o Espírito Santo por vezes nos dá direções que não entendemos, mas quando as seguimos, somos bem-sucedidos.
Por mais simples, ou mesmo complexa que pareça ser a instrução do Senhor, devemos segui-la, sem medo, dúvidas ou insegurança. Tal como Abraão, devemos seguir o rumo de Deus, ainda que não esteja claro.
Esboço de Deuteronômio 23:
23.1 – 8: As leis da separação
23.9 – 14: Pureza moral e cerimonial
23.15 – 25: Proteção dos fugitivos e usura
Deuteronômio 23.1 – 8: As leis da separação
1 Qualquer que tenha os testículos esmagados ou tenha amputado o membro viril, não poderá entrar na assembléia do Senhor.
2 Quem nasceu de união ilícita não poderá entrar na assembléia do Senhor, como também os seus descendentes, até a décima geração.
3 Nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes, até a décima geração, poderá entrar na assembléia do Senhor.
4 Pois eles não vieram encontrar-se com vocês com pão e água no caminho, quando vocês saíram do Egito; além disso convocaram Balaão, filho de Beor, para vir de Petor, na Mesopotâmia[28], para pronunciar maldição contra vocês.
5 No entanto, o Senhor, o seu Deus, não atendeu Balaão, e transformou a maldição em bênção para vocês, pois o Senhor, o seu Deus, os ama.
6 Não façam um tratado de amizade com eles enquanto vocês viverem.
7 Não rejeitem o edomita, pois ele é seu irmão. Também não rejeitem o egípcio, pois vocês viveram como estrangeiros na terra deles.
8 A terceira geração dos filhos deles poderá entrar na assembléia do Senhor.
Deuteronômio 23.9 – 14; Pureza moral e cerimonial
9 Quando estiverem acampados, em guerra contra os seus inimigos, mantenham-se afastados de todas as coisas impuras.
10 Se um de seus homens estiver impuro devido à polução noturna, ele terá que sair do acampamento.
11 Mas ao entardecer ele se lavará, e ao pôr-do-sol poderá voltar ao acampamento.
12 Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar.
13 Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar, e quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes.
14 Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês.
Deuteronômio 23.15 – 25: Proteção dos fugitivos e usura
15 Se um escravo refugiar-se entre vocês, não o entreguem nas mãos do seu senhor.
16 Deixem-no viver no meio de vocês pelo tempo que ele desejar e em qualquer cidade que ele escolher. Não o oprimam.
17 Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual.
18 Não tragam ao santuário do Senhor, o seu Deus, os ganhos de uma prostituta ou de um prostituto[29], a fim de pagar algum voto, pois o Senhor, o seu Deus, por ambos tem repugnância.
19 Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros.
20 Vocês poderão cobrar juros do estrangeiro, mas não do seu irmão israelita, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em tudo o que vocês fizerem na terra em que estão entrando para dela tomar posse.
21 Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir.
22 Mas se você não fizer o voto, de nada será culpado.
23 Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, o seu Deus.
24 Se vocês entrarem na vinha do seu próximo, poderão comer as uvas que desejarem, mas nada poderão levar em sua cesta.
25 Se entrarem na plantação de trigo do seu próximo, poderão apanhar espigas com as mãos, mas nunca usem foice para ceifar o trigo do seu próximo.