Deuteronômio - Bíblia de Estudo Online

O início de Deuteronômio 30 nos lembra da bondade e misericórdia do Senhor Deus. Ao longo de vários capítulos, ele vem advertindo Seu povo com relação a desobediência e sua muitas consequências.

Contudo, em Seu maravilhoso amor e generosidade, o Senhor Deus conforta com misericórdia. Caso eles pequem, e todas as adversidades da desobediência venham sobre eles, se houver arrependimento a misericórdia se manifestará em suas vidas e eles serão trazidos de volta.

Glória a Deus!

Temos um Deus bondoso misericordioso, santo e fiel. Por mais severo que Ele pareça, o que mais transborda é o Seu amor.

Os Dois Caminhos

A parte final do capítulo pode ser resumida na diretiva do versículo 19,20: “pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida” (Deuteronômio 30:19,20).

Há dois caminhos muito definidos diante de cada um de nós, a vida e a morte, a benção e a maldição. A escolha sobre qual deles iremos trilhar é nossa, não de Deus.

Há um bom e maravilhoso projeto de Deus para nossa vida, mas a escolha de vive-lo ou não, está em nossas mãos.

Escolha a vida e a benção, pra que tudo vá bem em sua vida.

Esboço de Deuteronômio 30:

30.1 – 10:Promessas aos arrependidos

30.11 – 14: Vantagens da revelação

30.15 – 20: Vida, prosperidade, morte e destruição 

 

Deuteronômio 30.1 – 10:Promessas aos arrependidos

1 Quando todas essas bênçãos e mal­dições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

2 e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno,

3 então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração, terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado.

4 Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta.

5 Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados.

6 O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descen­dentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

7 O Senhor, o seu Deus, enviará então todas essas maldições sobre os inimigos que os odeiam e os perseguem.

8 Vocês obedecerão de novo ao Senhor e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje.

9 Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados,

10 se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se vocês se voltarem para o Senhor, o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.

Deuteronômio 30.11 – 14: Vantagens da revelação

11 O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.

12 Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para trazê-lo e proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?”

13 Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem atravessará o mar para trazê-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?”

14 Nada disso! A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.

Deuteronômio 30.15 – 20: Vida, prosperidade, morte e destruição

15 Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.

16 Po­is hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

17 Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los,

18 eu hoje lhes declaro que, sem dúvida, vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.

19 Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,

20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here