Deuteronômio - Bíblia de Estudo Online

Moisés nunca ensinou aos israelitas que eles eram justificados pela obediência à lei. No início de seu primeiro livro, ele afirmou que Abraão foi justificado pela fé no Senhor (Gn 15: 6). Contudo, em Deuteronômio 30:15–20, Moisés estava falando a um povo crente sobre comunhão, não justificação.

Seu argumento era simplesmente que a felicidade da vida, dependeria da obediência à Palavra de Deus. Se um israelita crente quisesse sinceramente agradar ao SENHOR – e era normal que tal pessoa o ame e andasse em seus caminhos – ele viveria sob a bênção de Deus.

Assim, embora ninguém pudesse ser justificado pela lei, um crente poderia ser abençoado sob a lei.

Mas se um crente começasse a embarcar num padrão de desconsideração da Lei, ele poderia facilmente ser atraído para se curvar a outros deuses (cf. 29:18), o que traria um julgamento catastrófico em sua vida. Ele seria destruído (morto) e / ou retirado da terra por morte ou cativeiro.

Então a vida da nação consistia em ela obedecer ao Senhor. Essa obediência pode ser transmitida de uma geração para outra, já que os pais piedosos geralmente produzem filhos piedosos.

Assim, os pais que escolheram obedecer ao Senhor também estavam fazendo uma escolha significativa para sua posteridade. Visto que o Senhor é a sua vida, não é de admirar que Moisés tenha concluído esta mensagem pedindo mais uma vez ao povo que ame ao Senhor (cf. vv. 6,16), que ouça (ou seja, obedeça) e se apegue a Ele ( cf. 10:20, 11:22, 13: 4). (1)

Esboço de Deuteronômio 30:

30.1 – 10:Promessas aos arrependidos

30.11 – 14: Vantagens da revelação

30.15 – 20: Vida, prosperidade, morte e destruição 

 

Deuteronômio 30.1 – 10:Promessas aos arrependidos

1 Quando todas essas bênçãos e mal­dições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

2 e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno,

3 então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração, terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado.

4 Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta.

5 Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados.

6 O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descen­dentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

7 O Senhor, o seu Deus, enviará então todas essas maldições sobre os inimigos que os odeiam e os perseguem.

8 Vocês obedecerão de novo ao Senhor e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje.

9 Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados,

10 se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se vocês se voltarem para o Senhor, o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.

Deuteronômio 30.11 – 14: Vantagens da revelação

11 O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.

12 Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para trazê-lo e proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?”

13 Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem atravessará o mar para trazê-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?”

14 Nada disso! A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.

Deuteronômio 30.15 – 20: Vida, prosperidade, morte e destruição

15 Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.

16 Po­is hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

17 Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los,

18 eu hoje lhes declaro que, sem dúvida, vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.

19 Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,

20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

 

Referências:

Deere, J. S. (1985). Deuteronomy. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 316). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here