Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Deuteronômio 33 Estudo: Moisés Abençoa Israel

Em Deuteronômio 33, Moisés ainda não tinha terminado de falar com os filhos de Israel. Ele parecia ter dito as palavras finais da sua despedida no encerramento do capítulo anterior, mas ele ainda tinha alguma coisa a dizer.

Ele lhes tinha pregado um sermão de adeus, um discurso muito longo. Depois do sermão, ele tinha entregado um salmo, um longo salmo. E agora, nada mais resta a fazer, exceto despedir-se deles com uma bênção.

Neste capítulo ele pronuncia esta bênção, no nome do Senhor, e assim os deixa. Ele os abençoa naquilo que Deus já tinha feito por eles, especialmente ao dar-lhes a sua lei, v.v. 2-5.

Ele profere uma bênção sobre cada tribo, o que é ao mesmo tempo uma oração pela sua felicidade, e uma profecia de tal felicidade. Rúben, v. 6. Judá, v. 7. Levi, v.v. 8-11.

Benjamim, v. 42. José, v.v. 13-17. Zebulom e Issacar, v.v. 18,19. 7. Gade, v.v. 20,21. Dã, v. 22. Naftali, v. 23. Aser, v.v. 24,25.

Ele os abençoa, em geral, pelo que Deus desejava ser para eles, e fazer por eles, se fossem obedientes, v. 26ss. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Deuteronômio 33:

Deuteronômio 33.1 – 5: Moisés abençoa Israel

Deuteronômio 33.6,7: A benção de Rúben

Deuteronômio 33.8 – 11: A benção sobre Levi

Deuteronômio 33.12 – 17: A benção sobre Benjamim

Deuteronômio 33.18 – 21: A benção sobre Zebulom

Deuteronômio 33.22 – 25: A benção sobre Dã

Deuteronômio 33.26 – 29: As últimas palavras de Moisés 

 

Deuteronômio 33.1 – 5: Moisés abençoa Israel

1 Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

2 Ele disse: O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

3 Certamente és tu que amas o povo; todos os santos estão em tuas mãos. A teus pés todos eles se prostram e de ti recebem instrução,

4 a lei que Moisés nos deu, a herança da assembléia de Jacó.

5 Ele era rei sobre Jesurum, quando os chefes do povo se reuniam, juntamente com as tribos de Israel.

Deuteronômio 33.6,7: A benção de Rúben

6 “Que Rúben viva e não morra, mesmo sendo poucos os seus homens”.

7 E disse a respeito de Judá: “Ouve, ó Senhor, o grito de Judá; traze-o para o seu povo. Que as suas próprias mãossejam suficientes, e que haja auxíliocontra os seus adversários!”

Deuteronômio 33.8 – 11: A benção sobre Levi

8 A respeito de Levi disse: O teu Urim e o teu Tumim pertencem ao homem a quem favoreceste. Tu o provaste em Massá; disputaste com ele junto às águas de Meribá.

9 Levi disse do seu pai e da sua mãe: “Não tenho consideração por eles”. Não reconheceu os seus irmãos, nem conheceu os próprios filhos, apesar de que guardaram a tua palavra e observaram a tua aliança.

10 Ele ensina as tuas ordenanças a Jacó e a tua lei a Israel. Ele te oferece incenso e holocaustos completos no teu altar.

11 Abençoa todos os seus esforços, ó Senhor, e aprova a obra das suas mãos. Despedaça os lombos dos seus adversários, dos que o odeiam, sejam quem forem.

Deuteronômio 33.12 – 17: A benção sobre Benjamim

12 A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor descanse nele em segurança, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o Senhor ama descansa nos seus braços”.

13 A respeito de José disse: Que o Senhor abençoe a sua terra com o precioso orvalho que vem de cima, do céu, e com as águas das profundezas;

14 com o melhor que o sol amadurece e com o melhor que a lua possa dar;

15 com as dádivas mais bem escolhidasdos montes antigos e com a fertilidade das colinas eternas;

16 com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e com o favor da que leque apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido entre os seus irmãos.

17 É majestoso como a primeira cria de um touro; seus chifres são os chifres de um boi selvagem, com os quais ferirá as nações até os confins da terra. Assim são as dezenas de milhares de Efraim; assim são os milhares de Manassés.

Deuteronômio 33.18 – 21: A benção sobre Zebulom

18 A respeito de Zebulom disse: Alegre-se, Zebulom, em suas viagens, e você, Issacar, em suas tendas.

19 Eles convocarão povos para o monte e ali oferecerão sacrifícios de justiça; farão um banquete com a riqueza dos mares, com os tesouros ocultos das praias.

20 A respeito de Gade disse: Bendito é aquele que amplia os domínios de Gade! Gade fica à espreita como um leão; despedaça um braço e também a cabeça.

21 Escolheu para si o melhor; a porção do líder lhe foi reservada. Tornou-se o chefe do povoe executou a justa vontade do Senhor e os seus juízos sobre Israel.

Deuteronômio 33.22 – 25: A benção sobre Dã

22 A respeito de Dã disse: “Dã é um filhote de leão, que vem saltando desde Basã”.

23 A respeito de Naftali disse: “Naftali tem fartura do favor do Senhor e está repleto de suas bênçãos; suas posses estendem-se para o sul, em direção ao mar”.

24 A respeito de Aser disse: Bendito é Aser entre os filhos; seja ele favorecido por seus irmãos, e banhe os seus pés no azeite!

25 Sejam de ferro e bronze as trancas das suas portas, e dure a sua força como os seus dias.

Deuteronômio 33.26 – 29: As últimas palavras de Moisés

26 Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

27 O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: “Destrua-os!”

28 Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura numa terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.

29 Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará as suas colinas.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.