Provérbios - Bíblia de Estudo Online

Em Eclesiastes 12 Salomão já idoso, encerra suas conclusões sobre a vida de maneira magistral. Nos capítulos anteriores vemos alguém experiente falando sobre tudo o que a sua alma pode perceber, mas ele não conclui com o desânimo provocado por tais impressões.

Ele nos aconselha a buscar a Deus enquanto ainda podemos. Antes que as possibilidades de desenvolver um relacionamento profundo e empolgante com o Senhor, nos sejam tiradas.

Antes que a morte feche os nossos olhos e não tenhamos a oportunidade.

Ele conclui dizendo que não há limites para o conhecimento. Para aprender, pesquisar, enfim. Vamos nos cansar buscando todas as respostas e no fim não encontraremos.

Porém, para simplificar e nos ajudar a otimizar e muito o nosso resultado, ele nos dá um conselho: “Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem” (v.13).

Temer a Deus, isto é, guardar Sua Palavra e estar em constante relacionamento com Ele, é tudo o que precisamos para ter uma vida plena, da qual não vamos nos arrepender de ter vivido.

Esboço Eclesiastes 12:

12.1 – 7: Relacionamento com Deus na juventude

12.8 – 12: Cuidado com o excesso

12.13,14: Tema a Deus 

 

Eclesiastes 12.1 – 7: Relacionamento com Deus na juventude

1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

2 antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva;

3 quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados; quando pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;

4 quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco;

5 quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas.

6 Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço,

7 o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Eclesiastes 12.8 – 12: Cuidado com o excesso

8 “Tudo sem sentido! Sem sentido!”, diz o mestre. “Nada faz sentido! Nada faz sentido!”

9 Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.

10 Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro.

11 As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.

12 Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.

Eclesiastes 12.13,14: Tema a Deus

13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.

14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here