Efésios - Bíblia de Estudo Online

Paulo estava preso na época em que escreveu esta carta (Efésios 3:1; 4:1; 6:20). Estudiosos divergem sobre se Paulo escreveu esta carta enquanto ele estava preso em Cesaréia (Atos 24:27) em 57-59 d.C., ou em Roma (28:30) em 60–62 d.C.

Tudo considerado, o aprisionamento romano parece mais provável. Junto com Efésios, acredita-se que os livros de Filipenses, Colossenses e Filemom foram escritos durante o mesmo período de tempo e, portanto, são chamados de “Epístolas da Prisão” (cf. Fl 1: 7; Col. 4:10).

Como Efésios não dá indícios de sua libertação da prisão, assim como Filipenses (1: 19-26) e Filemon (v. 22), é razoável pensar que ele escreveu no início de sua estada, ou cerca de 60 d.C.

Isso teria sido quando Paulo foi mantido sob guarda nos alojamentos de aluguel (Atos 28:30). Após sua libertação, ele viajou, escreveu 1 Timóteo e Tito, foi preso novamente, escreveu 2 Timóteo e foi martirizado em Roma.

Capítulos de Efésios

Capítulo 1: O Sangue de Jesus e o Perdão

Capítulo 2: A Grande Família de Deus

Capítulo 3: Revelação do Mistério de Deus

Capítulo 4: Unidade e Atuação do Espírito

Capítulo 5: A Santificação e a Vontade de Deus

Capítulo 6: Batalha Espiritual e a Armadura do Espírito

 

Propósito

Embora nenhum problema particular seja levantado no livro, a razão para escrever esta epístola se torna clara quando se considera os contatos que o apóstolo tinha com os efésios.

No retorno de sua terceira viagem missionária, ele disse aos líderes de efésios em Mileto (57) que se afastasse dos maus mestres de fora e de crentes professos que ensinassem coisas perversas (Atos 20: 29-30).

De Apocalipse, pode-se ver que a igreja de Éfeso havia conseguido manter fora os falsos mestres (Apocalipse 2: 2), mas falhou em manter a vibração de seu primeiro amor por Cristo (Ap 2: 4).

Isto é substanciado em 1 Timóteo 1:5, quando Paulo escreveu da Macedônia para Timóteo em Éfeso (ca. 62) que o objetivo de sua instrução era “amor que vem de um coração puro e uma boa consciência e uma fé sincera”. o tema do amor precisava ser enfatizado pelos santos em Éfeso.

Isto está em harmonia com o conteúdo de Efésios, pois a forma verbal de “amor” (agapaō) é usada 9 vezes em Efésios, enquanto Paulo usou apenas 23 vezes em todas as suas outras letras. Paulo usou o substantivo (agapē, “amor”) 10 vezes em Efésios, comparado com 65 vezes em suas outras epístolas. Portanto, das 107 vezes que Paulo usou o verbo ou substantivo “amor”, 19 estão em Efésios.

Assim, mais de um sexto de suas referências ao “amor” aparecem nesta pequena epístola aos Efésios. Esta carta começa com amor (Efésios 1:4, 6) e termina com amor (Efésios 6:23-24).

Também Efésios ensina que os crentes judeus e gentios são um em Cristo, o que é demonstrado pelo seu amor um pelo outro. Esse amor pode vir somente de Deus.

Possivelmente, Paulo, percebendo que eles estavam começando a abandonar seu primeiro amor, escreveu esta epístola para encorajá-los a amar tanto a Deus quanto a seus companheiros santos.

 

Referências:

Hoehner, H. W. (1985). Ephesians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 614). Wheaton, IL: Victor Books.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here