Paulo escreveu a carta aos Efésios quando estava prisioneiro por amor a Jesus Cristo ( 3.1; 4.1;6.1), provavelmente em Roma. A carta aos Efésios é muito próxima da carta aos Colossenses, e talvez tenha sido escrita logo após esta.

Efésios: Propósito

O propósito imediato de Paulo ao escrever a carta aos Efésios está revelado no Capítulo 1.15 – 17. Em oração, ele anseia que seus leitores cresçam na fé, no amor e na revelação do Pai da glória.

Almeja profundamente que vivam uma vida digna do Senhor Jesus Cristo (4.1 – 3; 5.1,2). Paulo, portanto, procura fortalecer-lhes a fé e os alicerces espirituais ao revelar a plenitude do propósito eterno de Deus na redenção em Jesus Cristo à igreja e a cada crente.

Efésios: O Que Matthew Henry Pensa?

Algumas pessoas acreditam que essa epístola aos Efésios foi uma carta circular enviada a diversas igrejas, e que a cópia dirigida aos efésios acabou fazendo parte do cânon, recebendo esse título específico.

E elas têm sido levadas a pensar dessa forma porque essa é a única epístola de Paulo que não apresenta algo específico acerca do estado ou circunstância dessa igreja.

Mas essa epístola tem muito a dizer a todos os cristãos, especialmente a todos que eram gentios no passado e foram convertidos ao cristianismo.

Por outro lado, pode ser observado que a epístola é expressamente endereçada “…aos santos que estão em Éfeso”. No final ele diz ter enviado Tíquico ao encontro deles, e em 2 Timóteo 4.12, ele diz tê-lo enviado a Éfeso.

Tudo indica que essa epístola foi escrita da prisão, e alguns comentaram que aquilo que esse apóstolo escreveu quando foi prisioneiro tem um gosto e aroma especial das coisas de Deus.

Crescendo no Sofrimento

Quando as suas tribulações aumentavam, suas consolações e experiências eram ainda maiores; por isso podemos notar que as práticas angustiosas do povo de Deus, e especialmente dos seus ministros, com frequência, tendem a ser vantajosas para eles.

O intento do apóstolo é firmar os efésios na verdade e inteirá-los dos mistérios do evangelho. Na primeira parte, ele descreve o grande privilégio dos efésios, que, tendo sido pagãos idólatras no passado, tinham sido convertidos ao cristianismo e acolhidos no pacto com Deus.

O apóstolo ilustra isso a partir do estado deplorável deles antes da sua conversão (caps. 1-3). Na última parte (caps. 4-6), ele instrui os efésios nos deveres principais da religião e os exorta e estimula a cumprir esses deveres com fidelidade.

Zanchy comenta que a epístola aos Efésios pode ser entendida como um resumo da doutrina cristã e de quase todos os tópicos principais da Teologia. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Efésios: Esboço

  1. Saudação e louvores ao Senhor pelo plano da redenção (1.3 – 14)
  2. Oração para que os cristãos tenham uma vida santa (1.15 – 23)
  3. Em Jesus Cristo, todos os crentes do mundo são um só Corpo (2.1 – 3.21)
  4. Encorajamento para que os crentes andem com Jesus Cristo (4.1 – 6.9)
  5. Encorajamento para que os crentes sejam fortes (6.10 – 17)
  6. A oração é nossa arma mais poderosa (6.18 – 20)

Capítulos:

Capítulo 1: O Sangue de Jesus e o Perdão

Capítulo 2: A Grande Família de Deus

Capítulo 3: Revelação do Mistério de Deus

Capítulo 4: Unidade e Atuação do Espírito

Capítulo 5: A Santificação e a Vontade de Deus

Capítulo 6: Batalha Espiritual e a Armadura do Espírito

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

Estudos Relacionados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here