Esdras - Bíblia de Estudo Online

Em Esdras 4, o escritor relata o empenho dos inimigos de Israel, principalmente os samaritanos, em parar a obra de reconstrução do Templo. A princípio eles ofereceram ajuda, mas sua intenção era retardar a obra. Quando a ajuda foi rejeitada, deram início a um novo plano.

Com palavras, começaram a provocar desânimo nos trabalhadores. Vendo que este teve pouco ou nenhum efeito, aproveitaram a instalação de um novo rei sobre o império, Xerxes, e lhe enviaram uma carta.

O conteúdo da mensagem tinha o objetivo de difamar Jerusalém e o povo. Além de inflamar a ira do rei sobre a nação de Israel.

Há lições espirituais muito profundas aqui. Quando Deus começa a agir em nossa vida, para edificar, reconstruir, prosperar; precisamos estar muito atentos à oração e a vigilância (Ver Estudo Bíblico Sobre a Oração).

O Diabo é extremamente astuto e possui muitos servos e servas ao seu dispor. Não preciso mencionar que ele odeia o povo de Deus está a todo tempo procurando oportunidades para nos prejudicar.

Com isso, a nossa atitude de intimidade com Deus é fundamental. Dessa forma, o Senhor nos manterá seguros e seu projeto em nossas vidas não vai parar. Os judeus não fizeram isso. Embora estivessem dedicados e motivados, baixaram a vigilância espiritual.

O Diabo usou os samaritanos para influenciar negativamente o novo rei, que aparentemente não conhecia o decreto de Ciro, e a obra de reconstrução do Templo foi interrompida.

O grande objetivo do Diabo é parar toda forma e manifestação da obra de Deus. Para isso ele utiliza todos os meios possíveis. Precisamos orar. Estar atentos ao mundo espiritual é de fundamental importância para o nosso triunfo nesta Terra.

Esboço de Esdras 4:

 4.1 – 3: Os inimigos oferecem ajuda;

4.4,5: Semeando o desânimo;

4.6 – 16: Carta dos inimigos ao rei;

4.17 – 24: A reconstrução do Templo é interrompida.

 

Esdras 4.1 – 3: Os inimigos oferecem ajuda

  1. Não aceite ajuda de quem não lhe apoia, você não precisa de oposição para as etapas de construção da sua vida;
  2. Os opositores devem ser mantidos fora do projeto;
  3. Não acolha quem deve ser mantido longe.

Esdras 4.4,5: Semeando o desânimo

  1. Não seja ingênuo, o Diabo fará muita oposição ao projeto de Deus para sua vida, através de pessoas, circunstâncias, organizações, autoridades e etc.;
  2. O Diabo não está nenhum pouco feliz com seu crescimento, o desejo dele é que vivamos sob jugo de escravidão e miséria;
  3. É nosso dever buscar a Deus e resistir as suas ministrações malignas e desanimadoras.

Esdras 4.6 – 16: Carta dos inimigos ao rei

  1. O Diabo contará histórias negativas a seu respeito, tentará manchar sua imagem e contará mentiras para enfraquecer sua reputação;
  2. Você terá de lidar com inveja, oposição e falsos testemunhos, sem perder a graça, a fé e a unção de Deus sobre sua vida;
  3. Muitas pessoas enxergam com aspecto negativo o que Deus está fazendo em você e através de você.

Esdras 4.17 – 24: A reconstrução do Templo e interrompida

  1. Deus permitirá que nossa fé seja testada através de perdas temporárias no processo;
  2. É preciso ter maturidade espiritual para saber lidar com elas;
  3. O caminho do crente é marcada por intensos processos de oração;
  4. Quando perdas como essas aconteceram a sua vida, não se desespere, aproveite o tempo para se fortalecer, fechar as brechas e ouvir qual será próxima direção do Senhor;
  5. Em tudo isso o que Deus deseja ver é a nossa atitude e disposição para continuar crendo, apesar das aflições.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oh Glóriaaaaaaaaa!!!
    Ótimo conteúdo, edificante assim é bem mas fácil entender à bíblia. Que o Senhor Jesus Cristo continue lhe dando sabedoria e entendimento!!!!
    Amém!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here