Em Esdras 5, o escritor nos mostra que sob a influência das profecias de Ageu e Zacarias, os sacerdotes Zorobabel e Jesua deram início a obra de reconstrução do Templo de Deus.
Acontece que o rei Xerxes, que determinou a interrupção da obra, não estava mais no governo. Agora o poder estava com Dario, o medo.
Provavelmente a obra permaneceu parada por cerca de 9 a 15 anos, quando o Espírito de Deus libertou os seus servos do temor humano e eles recomeçaram a obra de Deus.
Interessante notar, que desta vez seus inimigos não puderam impedi-los, porque: “os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto”.
O governador daquela região, Tatenai, enviou uma carta ao rei, informando sobre a reconstrução e o propósito dela. Contudo, sua carta foi mais coerente e isonômica.
Ele teve o cuidado de fazer perguntas ao povo que foram fundamentais para a decisão da questão. Além disso, ele pediu que fosse verificado se as palavras deles eram coerentes com os registros dos reis anteriores.
Sobretudo, a verdade é que o crescimento do Reino de Deus não pode ser impedido. Não importa a época ou governo, Deus continua soberano.
Esboço de Esdras 5:
5.1 – 5: Recomeça as obras no Templo
5.6 – 17: Carta enviada ao rei Dario
Estudo de Esdras 5 em vídeo
Esdras 5.1 – 5: Recomeça as obras no Templo
- Sob o poder da profecia e da Palavra de Deus eles retomaram os trabalhos de reconstrução do Templo;
- A Palavra de Deus é o start que precisamos para começar e terminar qualquer projeto em nossas vidas, por mais difíceis e desafiadores que eles sejam;
- Se você quer ter sucesso nos seus projetos, mantenha-os sob a direção da Palavra de Deus;
- A oposição se levantou novamente, mas não pode pará-los desta vez;
- Seja resiliente, perseverante e corajoso;
- Sobre tudo, o que precisamos é da benção de Deus conosco, ela é a nossa maior necessidade.
Esdras 5.6 – 17: Carta enviada ao rei Dario
- Uma nova carta foi enviada, com informações diferentes;
- A resposta dos judeus sob a ordem para reconstrução é baseada na fé, na história e nos arquivos;
- Use tudo o que estiver à sua disposição para fazer a obra de Deus;
- Não se prenda a modelos, siga a direção de Deus, pois Ele é um Senhor de coisas novas.