Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Esdras 5 Estudo: Recomeça as Obras no Templo

Em Esdras 5, o escritor nos mostra que sob a influência das profecias de Ageu e Zacarias, os sacerdotes Zorobabel e Jesua deram reinício a obra de reconstrução do Templo de Deus.

Acontece o rei Xerxes, que determinou a interrupção da obra, não estava mais no governo. Agora o poder estava com Dario, o medo.

Provavelmente a obra permaneceu parada por cerca de 9 a 15 anos, quando o Espírito de Deus libertou os seus servos do temor humano e eles recomeçaram a obra de Deus.

Interessante notar, que desta vez seus inimigos não puderam impedi-los, porque: “os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto”.    

O governador daquela região, Tatenai, enviou uma carta ao rei, informando sobre a reconstrução e o propósito dela. Contudo, sua carta foi mais coerente e isonômica.

Ele teve o cuidado fazer perguntas ao povo que foram fundamentais para a decisão da questão. Além disso, ele pediu que fosse verificado se as palavras deles eram coerentes com os registros dos reis anteriores.

Sobretudo, a verdade é que o crescimento do Reino de Deus não pode ser impedido. Não importa a época ou governo, Deus continua soberano.

Esboço de Esdras 5:

Esdras 5.1 – 5: Recomeça as obras no Templo

Esdras 5.6 – 17: Carta enviada ao rei Dario

 

O Valor da Profecia

“Ora, os profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e de Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles. Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam”. (Esdras 5:1,2)

Eles tinham dois bons ministros, que, em nome de Deus, os persuadiram seriamente a colocar a roda em movimento. Os dois ministros eram os profetas Ageu e Zacarias, que começaram a profetizar no segundo ano de Dario (Ag 1.1; Zacarias 1.1).

O templo de Deus entre os homens deve ser edificado pela profecia, não pela força secular (que, com frequência atrapalha, em vez de ajudar), e pela palavra de Deus.

Como as armas da nossa milícia, assim os instrumentos da nossa edificação não são carnais (veja 2 Coríntios. 10.4), e elas são os ministros do evangelho que são os edificadores principais.

É dever dos profetas de Deus incentivar o povo de Deus naquilo que é bom, e ajudá-lo nisso a fortalecer suas mãos e, pelas considerações adequadas extraídas da palavra de Deus, estimulá-lo em seu dever e encorajá-lo nisso.

É um sinal que Deus tem misericórdia guardada para um povo quando Ele levanta profetas entre eles para se tornarem seus ajudadores no caminho e obra de Deus, como seus guias, superintendentes e magistrados. A quem foram enviados.

Eles profetizaram aos judeus (pois, a eles dizia respeito a lei, como também o dom da profecia e, portanto, todos eles são chamados de filhos dos profetas; Atos 3.25), porque eram educados de acordo com a sua instrução.

A eles, sobre eles (de acordo com o texto original), ou como em Ezequiel, sobre os ossos secos, para que vivam (Ezequiel 37.4). Eles profetizaram contra eles (de acordo com o bispo Patriek), porque os reprovavam pelo fato de não estarem construindo o templo.

Quem os Enviou?

A palavra de Deus, se não for recebida agora como testemunho para nós, será recebida em outro dia como testemunho contra nós, e vai nos julgar.

Eles profetizavam no nome, ou (como alguns interpretam) na causa, ou por causa, do Deus de Israel, eles falavam como porta-vozes dele, e argumentavam a partir da autoridade dele sobre eles, seu interesse neles e a presença de sua glória entre eles. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.