Em Esdras 7, conhecemos mais de perto a história, procedimento e importância da vida de Esdras, o escriba – no contexto da reconstrução de Israel. Aqui, provavelmente os sacerdotes Zorobabel e Jesua, dois personagens importantíssimos nessa época, estavam com idade avançada, e haviam cumprido seu ministério.
Além disso, Os profetas Ageu e Zacarias não são mencionados, é possível que eles também tivessem concluído a carreira do ministério. Contudo, Deus que é o Senhor da história, está neste momento levando Esdras a Jerusalém, e lá Neemias já foi despertado para a boa obra.
Com isso, aprendemos que em todo tempo, Deus levanta servos e servas para dar continuidade ao crescimento do seu Reino. Por duas vezes neste capítulo, vemos que a obra de Deus prospera nas mãos de Esdras, porque “a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele”.
Ele era um dos descendentes de Arão. Isso lhe dava o direito legítimo de sacerdócio e serviço no Templo. A postura de Esdras era de alguém profundamente dedicado e santo. Desde cedo ele decidiu “dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”.
Posso dizer que, quando li este versículo na minha adolescência fui profundamente influenciado por ele. Quando percebi que a dedicação de Esdras em aprender, viver e ensinar a Lei do Senhor, havia agradado a Deus, quis o mesmo para minha vida.
Ou seja, este homem de Deus continua sendo instrumento poderoso para que o Reino de Deus cresça e prospere.
Como fruto de sua intimidade com Deus, o novo rei, Artexerxes, sucessor de Dario, o medo. Manteve a ordem para reconstrução do Templo. Reforçou a ordem para sustento da obra e manteve o apoio dado por seu sucessor.
Dessa forma, a obra de reconstrução em Jerusalém continuava com a aprovação de Deus. Ao ler a carta, Esdras demonstra sua gratidão, louva a Deus e reúne pessoas para o ajudar.
Esboço de Esdras 7:
7.1 – 8: Esdras, o escriba
7.9,10: A dedicação de Esdras
7.11 – 26: O decreto de Artaxerxes
7.27,28: A gratidão de Esdras
Estudo de Esdras 7 em vídeo
Esdras 7.1 – 8: Esdras, o escriba
- Surge a figura de um dos homens de Deus mais relevantes da história, Esdras;
- Em um tempo onde a Palavra de Deus era escassa, ele conhecia muito bem a mão do Senhor;
- Tudo quanto ele pediu ao rei, para reconstrução do Templo lhe foi dado, porque a boa mão de Deus estava sobre ele;
- Tudo o que precisamos em nossa vida, é da boa mão do Senhor sobre nós, para isso, precisamos amar sua palavra e nos dedicarmos a ela.
Esdras 7.9,10: A dedicação de Esdras
- Esdras foi bem-sucedido na viagem Babilônia-Jerusalém, porque a mão de Deus era sobre ele;
- A mão de Deus estava sobre ele, porque em sua vida, Esdras tomou três decisões: estudar, praticar e ensinar a Palavra de Deus aos israelitas;
- Ainda na minha adolescência, quando li esse texto pela primeira vez, lembro que ele foi uma inspiração para mim;
- Desde lá, tenho procurado seguir o exemplo de Esdras.
Esdras 7.11 – 26: O decreto de Artaxerxes
- O rei deu a Esdras uma carta com autorização para viajar, supervisionar a reconstrução do Templo, lhe deu muita provisão em ouro e prata, e autorização para pegar mais se fosse necessário;
- O rei estava disposto a ser instrumento de benção, decretando que tudo quando foi dito pelo Senhor por meio dos seus profetas, fosse cumprido;
- Como é bom ter autoridades que se submetem ao desejo do Senhor;
- O rei reconhecia que Esdras era um homem de Deus e que sua sabedoria era fruto da inspiração celestial;
- Devemos ser um reflexo da glória de Deus;
- Ao olhar para nós, as pessoas devem perceber o agir do Senhor em nossas vidas.
Esdras 7.27,28: A gratidão de Esdras
- Esdras louva a Deus pela bondade do rei;
- Ele reconhece que aquilo era obra de Deus;
- Esdras reconhece que a boa mão do Senhor está sobre ele, e se sente encorajado para reunir líderes judeus para esta grande obra;
- Deve haver em nós a sensibilidade para perceber quando o fluxo do poder de Deus está ativo;
- Quando isso acontece, normalmente a bênção de Deus acelera o desenvolvimento do projeto.
a paz do Senhor jesus meu irmao gostei quando Deus levantou esdras para tirar as mistura do meio de seu povo mais ater os tempo de hoje o pvovo nao aprendeu se livrar da mistura