Esdras - Bíblia de Estudo Online

Em Esdras 7, conhecemos mais de perto a história, procedimento e importância da vida de Esdras, o escriba – no contexto de reconstrução de Israel. Aqui, provavelmente os sacerdotes Zorobabel e Jesua, dois personagens importantíssimos nessa época, estavam com idade avançada, e haviam cumprido seu ministério.

Além disso, Os profetas Ageu e Zacarias não são mencionados, é possível que eles também tivessem concluído a carreira do ministério. Contudo, Deus que é o Senhor da história, está neste momento levando Esdras a Jerusalém, e lá Neemias já foi despertado para a boa obra.

Com isso, aprendemos que em todo tempo, Deus levanta servos e servas para dar continuidade ao crescimento do seu Reino. Por duas vezes neste capítulo, vemos que a obra de Deus prospera nas mãos de Esdras, porque “a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele”.

Ele era um dos descendentes de Arão. Isso lhe dava o direito legítimo de sacerdócio e serviço no Templo. A postura de Esdras era de alguém profundamente dedicado e santo. Desde cedo ele decidiu “dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”.

Posso dizer que, quando li este versículo na minha adolescência fui profundamente influenciado por ele. Quando percebi que a dedicação de Esdras em aprender, viver e ensinar a Lei do Senhor, havia agradado a Deus, quis o mesmo para minha vida.

Ou seja, este homem de Deus continua sendo instrumento poderoso para que o Reino de Deus cresça e prospere.

Como fruto de sua intimidade com Deus, o novo rei, Artexerxes, sucessor de Dario, o medo. Manteve a ordem para reconstrução do Templo. Reforçou a ordem para sustento da obra e manteve o apoio dado por seu sucessor.

Dessa forma, a obra de reconstrução em Jerusalém continuava com a aprovação de Deus. Ao ler a carta, Esdras demonstra sua gratidão, louva a Deus e reúne pessoas para o ajudar.

Esboço de Esdras 7:

7.1 – 8: Esdras, o escriba

7.9,10: A dedicação de Esdras

7.11 – 26: O decreto de Artaxerxes

7.27,28: A gratidão de Esdras

 

Esdras 7.1 – 8: Esdras, o escriba

  1. Surge a figura de um dos homens de Deus mais relevantes da história, Esdras;
  2. Em um tempo onde a Palavra de Deus era escassa, ele conhecia muito bem a mão do Senhor;
  3. Tudo quanto ele pediu ao rei, para reconstrução do Templo lhe foi dado, porque a boa mão de Deus estava sobre ele;
  4. Tudo o que precisamos em nossa vida, é da boa mão do Senhor sobre nós, para isso, precisamos amar sua palavra e nos dedicarmos a ela.

Esdras 7.9,10: A dedicação de Esdras

  1. Esdras foi bem-sucedido na viagem Babilônia-Jerusalém, porque a mão de Deus era sobre ele;
  2. A mão de Deus estava sobre ele, porque em sua vida, Esdras tomou três decisões: estudar, praticar e ensinar a Palavra de Deus aos israelitas;
  3. Ainda na minha adolescência, quando li esse texto pela primeira vez, lembro que ele foi uma inspiração para mim;
  4. Desde lá, tenho procurado seguir o exemplo de Esdras.

Esdras 7.11 – 26: O decreto de Artaxerxes

  1. O rei deu a Esdras uma carta com autorização para viajar, supervisionar a reconstrução do Templo, lhe deu muita provisão em ouro e prata, e autorização para pegar mais se fosse necessário;
  2. O rei estava disposto a ser instrumento de benção, decretando que tudo quando foi dito pelo Senhor por meio dos seus profetas, fosse cumprido;
  3. Como é bom ter autoridades que se submetem ao desejo do Senhor;
  4. O rei reconhecia que Esdras era um homem de Deus e que sua sabedoria era fruto da inspiração celestial;
  5. Devemos ser um reflexo da glória de Deus;
  6. Ao olhar para nós, as pessoas devem perceber o agir do Senhor em nossas vidas.

Esdras 7.27,28: A gratidão de Esdras

  1. Esdras louva a Deus pela bondade do rei;
  2. Ele reconhece que aquilo era obra de Deus;
  3. Esdras reconhece que a boa mão do Senhor está sobre ele, e se sente encorajado para reunir líderes judeus para esta grande obra;
  4. Deve haver em nós a sensibilidade para perceber quando o fluxo do poder de Deus está ativo;
  5. Quando isso acontece, normalmente a bênção de Deus acelera o desenvolvimento do projeto.

1 COMENTÁRIO

  1. a paz do Senhor jesus meu irmao gostei quando Deus levantou esdras para tirar as mistura do meio de seu povo mais ater os tempo de hoje o pvovo nao aprendeu se livrar da mistura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here