O livro de Esdras é um dos que compõem os escritos sequenciais dos judeus, após o cativeiro na Babilônia. A coletânea completa é: 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias.
O nome de Esdras, significa: auxilio, ajuda ou socorro, o que de fato ele foi para o seu povo. Embora não seja citado em nenhum livro da Bíblia, como autor, a maioria dos eruditos do passado e do presente acreditam firmemente que ele escreveu toda esta coleção pós-exílio.
De acordo com a tradição, foi ele que reuniu todos os livros do Antigo Testamento em uma só obra com 39 livros, estabeleceu a liturgia do culto na sinagoga e fundou a sinagoga de Jerusalém, onde o cânon do Antigo Testamento foi fixado. Fica muito claro em seu procedimento, que ele amava profundamente às Sagradas Escrituras.
O livro de Esdras – o sacerdote e escriba – descreve o cumprimento da promessa de restauração feita por Deus em Jeremias 29.10 – 14, no que se refere ao retorno do povo depois de longos 70 anos no cativeiro.
Introdução ao livro de Esdras em vídeo
A ida dos judeus ao cativeiro ocorreu em três levas:
1. Em 605 a.C: os jovens nobres de Judá, incluindo Daniel e seus amigos;
2. Em 597 a.C: mais de 11.000 pessoas, entre eles o profeta Ezequiel;
3. Em 586 a.C: todo o restante de Judá, menos Jeremias e os mais pobres.
De maneira bastante semelhante, ocorreu a restauração deles à sua terra natal. Também foram em três levas:
1. Em 538 a.C: 50.000 exilados retornaram sob a liderança de Zorobabel e Jesua;
2. Em 457 a.C: cerca de mais de 17.000 exilados retornaram sob a liderança de Esdras;
3. Em 444 a.C: sob a liderança de Neemias e seus auxiliares, o restante do povo foi conduzido de volta.
Aproximadamente dois anos após a derrota de Nabucodonosor para o império persa em 539 a.C, o retorno dos cativos judeus, começou. O livro de Esdras nos apresenta o registro da primeira e da segunda levas, destes exilados.
Neste período três reis persas estiveram sob o governo do império: Ciro, Dario e Artaxerxes.
Além deles, cinco homens de Deus se destacam na reforma espiritual e estrutural:
1. Zorobabel, responsável pela condução dos primeiros exilados;
2. Jesua, sumo sacerdote dedicado que auxiliou Zorobabel;
3. O profeta Ageu;
4. E o profeta Zacarias, ambos encorajavam o povo a concluir a reconstrução do Templo;
5. Esdras, que conduziu o segundo grupo de exilados em seu retorno a Jerusalém, e a quem o Senhor Deus levantou para restaurar o povo, tanto moral como espiritualmente.
Para escrever este livro, Esdras contou sobretudo, com a inspiração do Espírito Santo, que sussurrou a palavras em seu espírito e a consulta de genealogias, arquivos oficiais e suas próprias lembranças dos episódios.
O livro foi escrito em hebraico, na sua grande maioria. Apenas alguns trechos foram escritos em aramaico, que era a língua oficial dos judeus da época.
Objetivo
O livro de Esdras tem o objetivo de evidenciar a providência e a fidelidade de Deus na restauração do seu povo, Israel e Judá, e seu retorno do exílio babilônico a Jerusalém.
É possível observar nitidamente a interferência e soberania de Deus na história do seu povo. Ele influenciou o coração de três reis persas para ajudar no regresso dos exilados e financiar as obras de reconstrução das cidades e do Templo.
E levantou lideranças espirituais, capazes, para conduzir os exilados de volta a adoração e conhecimento de Deus, de maneira que um avivamento pode ser visto entre eles .
Dentre tantas lições preciosas, aprendemos com o livro de Esdras que Deus está sempre a procura de restaurar o ser humano caído e fragilizado, pelo pecado. Fica claro que Ele utiliza tanto o castigo, quanto a esperança e a restauração.
Ou seja, é algo que está bastante evidente e claro na pessoa e ensinamentos de Jesus Cristo. O furor, a graça, a repreensão e o amor, são elementos que fazem parte de nosso relacionamento com Deus.
Capítulos de Esdras:
Capítulo 2: Cativos que Retornaram a Judá
Capítulo 3: Tempo de Recomeçar
Capítulo 4: A Reconstrução é Interrompida
Capítulo 5: Recomeça as Obras no Templo
Capítulo 6: Encorajados Pela Pregação
Capítulo 7: A Dedicação do Escriba
Capítulo 8: A Viagem do Escriba a Jerusalém
Capítulo 9: O Problema dos Casamentos Mistos
Amado Nascimento, muito grato por ter criado a melhor forma de sanar as minhas inquietaçoes!! Que Deus possa abençoar vocês ricamente e poderosamente!!
Sempre que eu quero tirar alguma dúvida recorro a Jesuseabiblia, tenho aprendido muito.
Deus continue abençoando vocês e dando cada vez mais entendimento, sem contar que são muito anteciosos com os seguidores ?
Que belas palavras Lucivânia!
Muito obrigado por expressar seu amor em palavras.
Fico muito feliz em ser útil para edificação de sua vida.
Deus a abençoe!
Esta sendo de muito importância para mim estudar com jesuseabiblia. sinto a presença toda vez que tenho a oportunidade de estudar com vocês. Que deus continue lhe capacitando a cada dia. Só tenho a agradecer.
Amém Sandra!
Deus te abençoe minha irmã!
Amo utilizar sua página nos meus estudos bíblicos. Tenho obtido muito resultado. Que Deus continue abençoando.
Obrigado Verônica!
Deus abençoe.
Gosto muito !! Minhas dúvidas e dificuldade eu esclareço aqui , obrigado que Deus continua abençoado vocês com todo este entendimento
Amém!
Feliz em ter encontrado jesuseabiblia.com, é diferenciado e percebo realmente que existe amor e cuidado com a palavra de Deus, excelente para quem quer aprender.
Muito obrigada!
Obrigado Arinéia!
fico muito feliz que tenha gostado.
Gosto muito doa seus estudos, sempre q preciso recorro a página para esclarecer sobre algo da palavra q Deus me dá. Obrigada!