Em Ester 4, quando o decreto da morte dos judeus é oficialmente publicado em todas as províncias, Mardoqueu é tomado por um lamento e tristeza profundos.
A atitude dele, deve ser a nossa em momentos de caos na nossa nação, comunidade, povo. Precisamos amar nosso povo e nação.
Somos vozes proféticas levantadas para ser sal e luz. Se não resplandecermos tudo ao nosso redor será dominado por trevas e nós mesmo seremos tragados por ela.
Quando soube da tristeza de Mardoqueu, a rainha Ester ficou muito aflita, mas não sabia o motivo, e então mandou perguntar o que estava acontecendo.
O mensageiro foi até Mardoqueu e voltou a rainha com as respostas. Ele contou sobre o decreto da morte dos judeus e com instruções de seu pai adotivo, para que ela intercedesse junto ao rei.
Mas não era tão simples, havia um decreto que proibia a qualquer um ir a presença do rei sem ser chamado, e a pena podia ser a morte, a não ser que o Xerxes estendesse o cetro a Ester, simbolizando sua permissão a ela.
Quando soube das palavras da rainha, Mardoqueu disse:
“Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, você será a única entre os judeus que escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”
Deus trabalha em nossa vida com o propósito de nos usar para o crescimento do seu Reino. Nossos dons, talentos, posição social, enfim, fomos geográfica e estrategicamente colocados por Deus em posições nas quais sejamos uma influência do Reino de Deus.
Quando nos omitimos a esse chamado, pecamos. A omissão é sinônimo de incredulidade e pecado.
As palavras de Mardoqueu à Ester são profundas. Ele cria que socorro viria de Deus para os judeus, e talvez ele quisesse usá-la. Mas caso ela se recusasse o Senhor levantaria outra pessoa, mas qual seria o seu futuro?
Devemos pensar sobre isso quando fomos tentados à covardia. O que será de nós?
A partir disso, Ester se posiciona e pede a ele e todos os judeus que permaneçam em jejum e oração por três dias, ela fará o mesmo. O objetivo é que o Deus eterno se compadeça.
Em momentos de crise, o desespero não é a solução. Devemos orar e jejuar profundamente diante do Senhor, com o objetivo de que Ele interceda e mude o decreto do mal.
Esboço de Ester 4:
4.1 – 5: Mardoqueu chora amargamente
4.6 – 14: A responsabilidade de Ester
4.15 – 17: As instruções de Ester
Ester 4.1 – 5: Mardoqueu chora amargamente
- A atitude de Mardoqueu foi de lamento e humilhação. Ele se vestiu de pano de saco e cinza, chorando muito por toda a cidade e parou na porta do palácio;
- Quando as cartas chegaram as províncias, uma grande tristeza se apoderou dos judeus;
- Saiba viver cada uma das fases da vida, sem pular etapas, chore quando for para chorar e sorria com o máximo que puder, tendo a consciência de que a vida é constituída de momentos, bons e ruins.
- Quando soube do que Mardoqueu estava aflito, Ester rapidamente quis saber o motivo e providenciou o meios para isso;
- Ore a Deus, pedindo que coloque ao seu redor, pessoas que te amem sinceramente, tanto na alegria, quanto na tristeza;
- Que te apoiam enquanto você sonha e te oferecem o ombro enquanto você chora.
Ester 4.6 – 14: A responsabilidade de Ester
- Mardoqueu relata ao mensageiro de Ester, tudo o que estava para acontecer com os judeus e pediu que ela intercedesse junto ao rei;
- Ester diz a Mardoqueu que quem entrar na presença do rei, sem ser convidado está correndo risco de morte, e que ela não tinha agenda para estar diante dele;
- Mardoqueu, que era um homem temente a Deus e de uma visão espiritual extraordinária, disse que Ester não estava imune a tudo que estava prestes a acontecer;
- Caso ela não se posicionasse, Deus livraria seu povo, como havia feito em diversas outras ocasiões, mas o que aconteceria a ela?;
- Ele questiona, se não foi para esse momento que Deus a colocou ali?;
- Todo o lugar geográfico que ocupamos está cercado pelo proposito de Deus;
- Cedo ou tarde o propósito se revelará, e devemos nos posicionar de maneira que Deus seja glorificado e as pessoas sejam edificadas.
Ester 4.15 – 17: As instruções de Ester
- Tendo ouvido as palavras de Mardoqueu, Ester mudou sua atitude;
- Pediu que ele e todos os judeus se colocassem em intercessão por sua vida, em jejum e oração, o que ela também faria, porque ela estava disposta a falar com o rei;
- A partir de agora, sua vida não é mais preciosa para si mesma, Ester está mais preocupada com o propósito;
- Mardoqueu fez conforme Ester pediu.
Palavra abençoada.
muito bom Deus continue abencoando vcs
Meu Deus como Deus falo com migo nessa palavra meu Deus obrigada por essa manhã entendendo um pouco a mas da sua palavra.
Amei muito
Obrigada!
Deus abençoe
Muito obrigada meu irmão em Cristo, seu site tem sido um canal de aprendizado e bênção do SENHOR em minha vida.