Em Ester 6, algo que pode ser considerado um milagre. Antes do banquete da rainha Ester, o rei perde o sono. Com isso, ele ordena que lhe tragam as crônicas do seu reinado, isto é, o registro de tudo o que havia acontecido até ali.
Na leitura é mencionado o episódio em que Mardoqueu denuncia a conspiração que estava formada contra o rei, mas não registra nenhum benefício feito a ele.
Então o “rei perguntou: “Quem está no pátio?” Ora, Hamã havia acabado de entrar no pátio externo do palácio para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu na forca que ele lhe havia preparado”.
Xerxes mandou chamá-lo e pediu sugestão para honrar alguém a quem ele tinha estima. Hamã que estava cego pelo seu ego, acreditou que a honra era para ele. Pois pensava: ““A quem o rei teria prazer de honrar, senão a mim?”
Devemos orar a Deus, rogando que ele não permita que nos tornemos pessoas soberbas, vaidosas e arrogantes. Hamã estava tão cego por estas coisas que não foi capaz de ser prudente e imaginar que talvez o rei estivesse pensando em outra pessoa.
Quando descobriu que toda a sua sugestão de honra deveria ser aplicada a Mardoqueu, Hamã ficou possesso de vergonha e raiva.
Seus amigos que tanto o incitaram contra Mardoqueu que confiou em Deus, quando souberam do episódio, mudaram o discurso.
Assim, acontece com quem é sábio aos seus próprios olhos. Sua ruína chega de repente, sem que ele perceba.
Esboço de Ester 6:
6.1 – 3: O rei perde o sono
6.4 – 9: O que fazer a quem o rei quer honrar?
6.10 – 14: Hamã honra Mardoqueu
Ester 6.1 – 3: O rei perde o sono
- Exatamente na noite anterior ao jantar Xerxes perdeu o sono e mandou que fossem lidos as crônicas com o registro dos acontecimentos do reino;
- Quando os oficiais leram que Mardoqueu havia denunciado o plano de assassinato do rei, ele perguntou o que havia sido dado a Mardoqueu, como forma de agradecimento?;
- Os oficiais relataram que nada havia sido feito.
Ester 6.4 – 9: O que fazer a quem o rei quer honrar?
- O rei perguntou quem estava no pátio do palácio, no exato momento em que Hama estava entrando para pedir que Mardoqueu fosse enforcado;
- Os oficiais, viram a Hamã e disseram ao rei, que mandou chamá-lo;
- O rei pergunta a Hamã o que deve ser feito ao homem que ele deseja honrar. Pensando que se tratava dele mesmo, sugeriu que fosse trazido o manto do rei, o seu cavalo e o brasão real, e fossem colocados sobre a pessoa que Xerxes desejava honrar;
- Após isso, ele deveria ser levado pela cidade sobre o cavalo do rei, seguido pela seguinte proclamação: “Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!”
- Deus continua agindo por detrás das cortinas, para que no tempo determinado cheguemos ao lugar do nosso propósito.
Ester 6.10 – 14: Hamã honra Mardoqueu
- O rei gostou muito da sugestão de Hamã e ordenou que ele mesmo fizesse tudo que havia proposto, a Mardoqueu;
- Vontade de dá uma grande risada, não é mesmo;
- Depois que honrou a Mardoqueu, Hamã voltou para casa extremamente frustado, e contou a sua mulher e amigos o que havia acontecido;
- Dessa vez as palavras deles mudaram bruscamente, pois já reconheciam que a queda de Hamã diante de Mardoqueu era inevitável, porque ele era judeu;
- Em outras palavras, eles reconheciam que os judeus eram um povo vencedor, pois tinham aliança com Deus;
que estudo maravilhoso, que Deus continue te usando pra nos ajudar.
Meu amado pastor Shalon, sou grato a Deus por tua vida e os estudos aqui postados e saiba como tem me ajudado muito em algumas mensagem em que ministro.
Amém Silvio!
Deus o abençoe.
Tenho cido ricamente abençoado os estudos sao uma bença que Deus em cristo abençoe.
Muito bom ?