Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Ester 7 Estudo: O Pedido de Ester

Ester 7 Estudo: O Pedido de Ester

Em Ester 7 vemos que o dia do banquete entre o rei, Ester e Hamã é chegado. E estando todos à mesa, o rei se apressa em perguntar a rainha qual é o seu desejo, e manteve a promessa de que a metade do reino lhe seria dada, caso ela quisesse.

Vendo que o momento era chegado, Ester pede ao rei que seu povo está condenado a morte, incluindo ela. Quando finalmente fica sabendo do que está acontecendo, o rei fica muito irritado com Hamã e se levanta da mesa.

Desesperado, Hamã implora a Ester que interceda em seu favor e em sua angústia acaba caindo sobre ela, quando Assuero volta, vê a cena e entende que Hamã está tentando ataca-la.

Vendo o que estava acontecendo, um dos servos de Assuero revela que há uma forca de mais de vinte metros de altura, na qual Hamã planejava enforcar a Mardoqueu. Tendo ouvido isso, o rei ordena que Hamã seja enforcado nela.

Vemos que uma reviravolta aconteceu no reino e na sorte dos judeus. O opressor foi derrotado e o oprimido, finalmente honrado. Ester cumpriu parte de seu proposito e Mardoqueu foi usado como peça fundamental no plano de Deus.

É maravilhoso perceber que da mesma forma o Senhor continua agindo na história. Por mais que pareça estar tudo perdido, o fato é que o cuidado e a misericórdia de Deus continua interferindo para que o Seu Reino cresça, Sua glória seja notada e os santos triunfem, mesmo em meio à dores.

Esboço de Ester 7:

7.1 – 4: O pedido de Ester

7.5 – 8: A fúria de Xerxes

7.9,10: Hamã é enforcado

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

 

Ester 7.1 – 4: O pedido de Ester

  • Durante o banquete o rei perguntou a Ester qual era o seu real desejo, e reiterou que caso ela quisesse a metade do reino, que não era pouca coisa, lhe seria dado;
  • Ester então revelou o plano maligno que estava em vigor e com data marcada, para que todos os judeus inclusive ela, fossem executados e pediu que eles fossem poupados;
  • A sabedoria e o comportamento de Ester, são fenomenais;
  • Ele diz ao rei, que caso o decreto fosse para a escravidão, ela não o incomodaria, só o fez, porque era decreto de morte;
  • Precisamos orar a Deus que nos dê esse tipo de discernimento, nas mais diversas situações da vida e isso acontecerá, se formos sensíveis a voz do Espírito.

Ester 7.5 – 8: A fúria de Xerxes

  • Xerxes perguntou a Ester quem estava por trás disso tudo? – Ela respondeu que era Hamã.
  • Irado, Xerxes levantou e saiu sem dar resposta, neste ínterim, Hamã, percebendo sua condenação por parte do rei, implorou a Ester por sua vida;
  • Quando voltou, Xerxes viu Hamã, caído sobre Ester, e pensou que ele estava tentando violentá-la, e ele foi imediatamente levado;
  • Como servos de Deus, seremos atacados pelo Diabo das mais diversas maneiras, em nossa vida, a certeza que precisamos ter, é a de que Deus é soberano e cuida de nós.

Ester 7.9,10: Hamã é enforcado

  • Hamã acabou sendo enforcado na forca que construiu para Mardoqueu, o servo de Deus.
  • Perceba que em todo este tempo, Mardoqueu nunca o xingou, amaldiçoou ou lhe faltou com devido respeito;
  • O ódio de Hamã era fundamentado em seu ego;
  • O próprio Deus se encarregou de cuidar de Hamã, nos mostrando que não precisamos lutar contra pessoas, mas contra os demônios que as influenciam.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});