Ester - Bíblia de Estudo Online

Em Ester 7 vemos que o dia do banquete entre o rei, Ester e Hamã é chegado. E estando todos à mesa, o rei se apressa em perguntar a rainha qual é o seu desejo, e manteve a promessa de que a metade do reino lhe seria dada, caso ela quisesse.

Vendo que o momento era chegado, Ester pede ao rei que seu povo está condenado a morte, incluindo ela. Quando finalmente fica sabendo do que está acontecendo, o rei fica muito irritado com Hamã e se levanta da mesa.

Desesperado, Hamã implora a Ester que interceda em seu favor e em sua angústia acaba caindo sobre ela, quando Assuero volta, vê a cena e entende que Hamã está tentando ataca-la.

Vendo o que estava acontecendo, um dos servos de Assuero revela que há uma forca de mais de vinte metros de altura, na qual Hamã planejava enforcar a Mardoqueu. Tendo ouvido isso, o rei ordena que Hamã seja enforcado nela.

Vemos que uma reviravolta aconteceu no reino e na sorte dos judeus. O opressor foi derrotado e o oprimido, finalmente honrado. Ester cumpriu parte de seu proposito e Mardoqueu foi usado como peça fundamental no plano de Deus.

É maravilhoso perceber que da mesma forma o Senhor continua agindo na história. Por mais que pareça estar tudo perdido, o fato é que o cuidado e a misericórdia de Deus continua interferindo para que o Seu Reino cresça, Sua glória seja notada e os santos triunfem, mesmo em meio à dores.

Esboço de Ester 7:

7.1 – 4: O pedido de Ester

7.5 – 8: A fúria de Xerxes

7.9,10: Hamã é enforcado

 

Ester 7.1 – 4: O pedido de Ester

  • Durante o banquete o rei perguntou a Ester qual era o seu real desejo, e reiterou que caso ela quisesse a metade do reino, que não era pouca coisa, lhe seria dado;
  • Ester então revelou o plano maligno que estava em vigor e com data marcada, para que todos os judeus inclusive ela, fossem executados e pediu que eles fossem poupados;
  • A sabedoria e o comportamento de Ester, são fenomenais;
  • Ele diz ao rei, que caso o decreto fosse para a escravidão, ela não o incomodaria, só o fez, porque era decreto de morte;
  • Precisamos orar a Deus que nos dê esse tipo de discernimento, nas mais diversas situações da vida e isso acontecerá, se formos sensíveis a voz do Espírito.

Ester 7.5 – 8: A fúria de Xerxes

  • Xerxes perguntou a Ester quem estava por trás disso tudo? – Ela respondeu que era Hamã.
  • Irado, Xerxes levantou e saiu sem dar resposta, neste ínterim, Hamã, percebendo sua condenação por parte do rei, implorou a Ester por sua vida;
  • Quando voltou, Xerxes viu Hamã, caído sobre Ester, e pensou que ele estava tentando violentá-la, e ele foi imediatamente levado;
  • Como servos de Deus, seremos atacados pelo Diabo das mais diversas maneiras, em nossa vida, a certeza que precisamos ter, é a de que Deus é soberano e cuida de nós.

Ester 7.9,10: Hamã é enforcado

  • Hamã acabou sendo enforcado na forca que construiu para Mardoqueu, o servo de Deus.
  • Perceba que em todo este tempo, Mardoqueu nunca o xingou, amaldiçoou ou lhe faltou com devido respeito;
  • O ódio de Hamã era fundamentado em seu ego;
  • O próprio Deus se encarregou de cuidar de Hamã, nos mostrando que não precisamos lutar contra pessoas, mas contra os demônios que as influenciam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here