Em Ester 8, o escritor registra a conclusão da reviravolta no caso Hamã, Ester e Mardoqueu. Agora que Hamã foi enforcado, quem seria seu homem de confiança? Pois bem, para este posto o rei escolhe Mardoqueu.
Como bônus, eles se tornaram administrador de todo o fundo que Hamã levantou contra os judeus. Eles deveriam investir o valor para o bem dos judeus.
As lágrimas de Ester continuam sendo derramadas, pois ela precisa que o rei emita a ordem por todas as províncias, anulando a ordem de morte contra os judeus. Xerxes concede o desejo da rainha e inclui muitos benefícios no novo edito.
Quando o documento chegou as províncias houve grande alegria e júbilo por parte de todos os judeus. A tristeza deu lugar a felicidade, alegria, júbilo e honra.
Servimos a um Deus de Amor e todo-poderoso. Ele interfere nas mais diversas situações para abençoar seu povo e decretar nossa vitória.
Esboço de Ester 8:
8.1,2: Mardoqueu no lugar de Hamã
8.3 – 8: As lágrimas de Ester
8.9 – 11: Um novo decreto
8.15 – 17: Felicidade, alegria, júbilo e honra
Ester 8.1,2: Mardoqueu no lugar de Hamã
- Após a morte de Hamã, Mardoqueu foi chamado a presença do rei, e finalmente Ester revelou quem ele era e qual a ligação que havia entre eles;
- Em seguida, toda a autoridade de Hamã, foi repassada a Mardoqueu;
- O tempo é um grande servo de Deus, se soubermos nos sujeitar ao tempo de Deus, viveremos grandes e maravilhosas experiências em nossas vidas.
Ester 8.3 – 8: As lágrimas de Ester
- Embora estivessem vivendo um grande momento, o plano principal era que o decreto de morte fosse revogado;
- Quando ouviu a súplica de Ester, o rei foi favorável ao seu pedido e emitiu um decreto que foi enviado a todas as províncias, com o objetivo de anular o decreto de morte.
Ester 8.9 – 14: Um novo decreto
- O decreto foi emitido, e além de emitir a ordem de cancelamento do decreto de morte para os judeus, ele ainda os autorizava a se defender em caso de ataque;
- Todo o esforço necessário foi feito para que a ordem do rei fosse repassada por todo o reino;
- Ao longo da vida, Deus levantará pessoas para nos ajudar. Não conseguiremos desenvolver nosso propósito ou coisas relevantes na vida, sozinhos.
Ester 8.15 – 17: Felicidade, alegria, júbilo e honra.
- Mardoqueu, que antes estava vestido de panos de saco e cinzas, sai da presença do rei, vestido de vestes reais;
- A humildade antecede a honra, disse o sábio em Provérbios 15:33;
- Se não soubermos nos humilhar, jamais seremos exaltados;
- Todos os judeus da cidade se alegraram com sua promoção;
- O propósito de Deus para nossa vida se cumpre visando a edificação do próximo. As pessoas se alegraram com a promoção de Mardoqueu, por quem ele era e pelo que faria por elas;
- A expectativa das pessoas com relação a nós, é que sejamos benção na vida delas.
Só uma correção no texto: No capítulo 8 de Ester, vemos que o decreto do rei não é anulado, pelo contrário. O rei diz a Ester que depois que um decreto é selado com o anel do rei, ele não pode ser revogado.
O que acontece é que um novo decreto é criado, com as instruções de Mardoquel, autorizando os judeus a se defenderem dos seus opressores. E assim, no capítulo 9 de Ester, Deus demonstra o seu amor, cuidado e carinho pois os judeus derrotaram todos os que procuram matar.
“8 Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos e em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar. 11 Nelas, o rei concedia aos judeus que havia em cada cidade que se reunissem, e se dispusessem para defenderem as suas vidas, e para destruírem, e matarem, e assolarem a todas as forças do povo e província que com eles apertassem, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus despojos,
Ester 8″
‘1 E, no mês duodécimo, que é o mês de adar, no dia treze do mesmo mês em que chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus esperavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, porque os judeus foram os que se assenhorearam dos seus aborrecedores.
Ester 9:1”
Depois que conheci esta página só faço meu ano bíblico usando este material, uma benção.
Que Deus abençoe.
Muito edificante o estudo e fácil de entender!!!muito obrigada!
Deus abençoe!
Deus falou comigo em uma madrugada e quando eu abri a Bíblia saio este versículo Ester 8,14 e espero no senhor na sua palavra…
Esses estudos tem sido uma benção gostaria de continuar recebendo eles obrigado paz seja contigo
Muito bom, claro e objetivo na explicação!
Concordo com o Pedro ,está sendo uma benção pra mim cada mensagem que recebo.Obrigada pastor, que Deus use o cada dia mais.boa noite Deus Abençoe.
A paz querido vc tem algum estudo sobre RESTITUIÇÃO.
Gostaria que soubesse que esses estudos tem sido muito proveitoso para a minha vida. Muito obrigado.
Obrigado Pedro!
Deus continue lhe abençoando.