Em Êxodo 13, após a décima praga ser derramada e todos os primogênitos do Egito estarem mortos, Faraó deixou o povo de Deus partir para o deserto (v.17).
O Senhor os guiou pelo caminho mais longo, para que ao ver os inimigos filisteus, eles não desistissem da viagem e voltassem ao Egito.
Saindo do Egito, o maravilhoso cuidado de Deus os cercou ainda mais, pois de dia havia uma coluna de nuvem, para que eles não fossem consumidos pelo calor, e a noite havia uma coluna de fogo, para iluminá-los e aquece-los do frio.
Sob nenhuma circunstância esta nuvem se afastou deles, durante todo o tempo em que estiveram no deserto.
Uma Nova Etapa
Uma nova fase na vida dos israelitas estava começando. Aquela geração não sabia o que era viver fora do Egito, muito menos na dependência de Deus.
Eles só conheciam a escravidão, a vida difícil, o julgo. Mas o Senhor quebrou todas as suas correntes e os presenteou com a liberdade.
Ele faz o mesmo conosco. Ao nos libertar, Ele nos mostra novas oportunidades e perspectivas de vida. Precisamos orar para que a mente de Cristo se desenvolva em nós, e não sejamos livres-escravos, vivendo a graça de Deus com os mesmos medos e prisões do Egito.
Esboço de Êxodo 13:
13.1 – 10: Consagração dos primogênitos
13.11 – 16: O primeiro é para Deus
13.17 – 22: Coluna de nuvem e de fogo
Êxodo 13.1 – 10: Consagração dos primogênitos
1 E disse o Senhor a Moisés:
2 “Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”.
3 Então disse Moisés ao povo: Comemorem esse dia em que vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. Não comam nada fermentado.
4 Neste dia do mês de abibe vocês estão saindo.
5 Quando o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus — terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês, terra onde há leite e mel com fartura — vocês deverão celebrar esta cerimônia neste mesmo mês.
6 Durante sete dias comam pão sem fermento e, no sétimo dia, façam uma festa dedicada ao Senhor.
7 Comam pão sem fermento durante os sete dias; não haja nada fermentado entre vocês, nem fermento algum dentro do seu território.
8 Nesse dia cada um dirá a seu filho: Assim faço pelo que o Senhor fez por mim quando saí do Egito.
9 Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa.
10 Cumpra esta determinação na época certa, de ano em ano.
Êxodo 13.11 – 16: O primeiro é para Deus
11 Depois que o Senhor os fizer entrar na terra dos cananeus e entregá-la a vocês, como jurou a vocês e aos seus antepassados,
12 separem para o Senhor o primeiro nascido de todo ventre. Todos os primeiros machos dos seus rebanhos pertencem ao Senhor.
13 Resgatem com um cordeiro toda primeira cria dos jumentos, mas se não quiserem resgatá-la, quebrem-lhe o pescoço. Resgatem também todo primogênito entre os seus filhos.
14 No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: “Que significa isto?”, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.
15 Quando o faraó resistiu e recusou deixar-nos sair, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, tanto os de homens como os de animais. Por isso sacrificamos ao Senhor os primeiros machos de todo ventre e resgatamos os nossos primogênitos.
16 “Isto será como sinal em sua mão e símbolo em sua testa de que o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa”.
Êxodo 13.17 – 22: Coluna de nuvem e de fogo
17 Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.
18 Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.
19 Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: “Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui”.
20 Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto.
21 Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
22 A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Estudo muito interessante,precisava de mais entendimento e ao encontrar essas explicações senti Deus no negócio.
Que o amor do Senhor encha seu coração ao ponto de transbordar