Êxodo - Bíblia de Estudo Online

O primeiro elemento que os israelitas deveriam ver quando entrassem no pátio do Tabernáculo deveria ser o altar do holocausto (Êxodo 27:1). O objetivo era trazer a memória do povo a necessidade de se oferecer sacrifício constantemente para que a comunhão com Deus fosse mantida.

Somente os sacrifícios apagariam os pecados dos transgressores e eles seriam novamente aceitos.

Em Hebreus 10:1-18, vemos o autor nos apresentar com riqueza de detalhes a superioridade do sacrifício de Jesus.

Vivemos hoje em uma nova e superior aliança. Não há mais mediadores, o sumo sacerdote Jesus mantém o caminho aberto para Deus de maneira constante.

O medo que os israelitas tiveram de se aproximar do monte Sinai fumegando, não precisamos ter. Podemos nos aproximar com confiança, pois temos um Deus bondoso e ainda mais próximo.

Não permita que o medo de desenvolver intimidade com o Senhor lhe domine. Não se deixe levar pela incredulidade que nos cerca, onde as pessoas dizem que Deus não se importa, que “não está nem aí” para nossa vida.

Ele nos ama e quer estar perto de nós de maneira que possamos perceber Seu agir nas mais diversas situações do dia-a-dia.

Tabernaculo de Êxodo

Esboço de Êxodo 27:

27.1 – 8: O altar de madeira

27.9 – 18: O pátio do Tabernáculo

27.19 – 21: A Tenda do Encontro 

 

Êxodo 27.1 – 8: O altar de madeira

1 Faça um altar de madeira de acácia. Será quadrado, com dois metros e vinte e cinco centímetros de largura e um metro e trinta e cinco centímetros de altura.

2 Faça uma ponta em forma de chifre em cada um dos quatro cantos, formando uma só peça com o altar, que será revestido de bronze.

3 Faça de bronze todos os seus utensílios: os recipientes para recolher cinzas, as pás, as bacias de aspersão, os garfos para carne e os braseiros.

4 Faça também para ele uma grelha de bronze em forma de rede e uma argola de bronze em cada um dos quatro cantos da grelha.

5 Coloque-a abaixo da beirada do altar, de maneira que fique a meia altura do altar.

6 Faça varas de madeira de acácia para o altar e revista-as de bronze.

7 Estas varas serão colocadas nas argolas, dos dois lados do altar, quando este for carregado.

8 Faça o altar oco e de tábuas, conforme lhe foi mostrado no monte.

Êxodo 27.9 – 18: O pátio do Tabernáculo

9 Faça um pátio para o tabernáculo. O lado sul terá quarenta e cinco metros de comprimento, e cortinas externas de linho fino trançado,

10 com vinte colunas e vinte bases de bronze, com ganchos e ligaduras de prata nas colunas.

11 O lado norte também terá quarenta e cinco metros de comprimento e cortinas externas, com vinte colunas e vinte bases de bronze, com ganchos e ligaduras de prata nas colunas.

12 O lado ocidental, com as suas cortinas externas, terá vinte e dois metros e meio de largura, com dez colunas e dez bases.

13 O lado oriental, que dá para o nascente, também terá vinte e dois metros e meio de largura.

14 Haverá cortinas de seis metros e setenta e cinco centímetros de comprimento num dos lados da entrada, com três colunas e três bases,

15 e cortinas externas de seis metros e setenta e cinco centímetros de comprimento no outro lado, também com três colunas e três bases.

16 À entrada do pátio, haverá uma cortina de nove metros de comprimento, de linho fino trançado e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, obra de bordador, com quatro colunas e quatro bases.

17 Todas as colunas ao redor do pátio terão ligaduras, ganchos de prata e bases de bronze.

18 O pátio terá quarenta e cinco metros de comprimento e vinte e dois metros e meio de largura, com cortinas de linho fino trançado de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura e bases de bronze.

Êxodo 27.19 – 21: A Tenda do Encontro

19 Todos os utensílios para o serviço do tabernáculo, inclusive todas as estacas da tenda e as do pátio, serão feitos de bronze.

20 Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de olivas batidas para a iluminação, para que as lâmpadas fiquem sempre acesas.

21 Na Tenda do Encontro, do lado de fora do véu que se encontra diante das tábuas da aliança, Arão e seus filhos manterão acesas as lâmpadas diante do Senhor, do entardecer até de manhã. Este será um decreto perpétuo entre os israelitas, geração após geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here