Como consequência da atitude idólatra do povo, Deus disse a Moisés que não mais iria acompanha-los pessoalmente. De agora em diante, um Anjo iria guia-los e conduzi-los até a Terra Prometida, livrando-os dos inimigos do caminho (Êxodo 33:1-3).
Quando Moisés comunicou isso ao povo, eles se entristeceram e tiraram os atavios, como sinal de humilhação.
Moisés voltou a tenda que ele montou fora do arraial, para ali orar. Quando entrou, a presença do Senhor cercou o lugar e ali Deus falava com Ele, “face a face”, como bons amigos conversando.
Moisés então, suplicou ao Senhor que não os deixasse. Que na verdade, não os mandasse ir embora, caso Deus não estivesse disposto a ir com eles.
Ali não era Moisés o servo, mas o amigo, pedindo.
Com atitude graciosa, o Senhor ouviu o pedido de seu amigo, e consentiu. Continuaria a viagem com o povo.
Empolgado com o SIM, Moisés se sentiu impelido a pedir uma nova revelação de Deus, e disse: “Rogo-te que me mostres a tua glória”.
E o Senhor, escondendo a face, passou com Sua bondade sobre Moisés. Uma experiência única, vivida por alguém que abriu mão de tudo para seguir o chamado do Senhor.
Esboço de Êxodo 33:
33.1 – 6: Os israelitas são reprovados
33.7 – 11: O Tabernáculo da Congregação
33.12 – 16: “Se não fores conosco, não nos envies”
33.17 – 23: Moisés pede para ver a glória de Deus
Êxodo 33.1 – 6: Os israelitas são reprovados
1 Depois ordenou o Senhor a Moisés: Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes.
2 Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3 Vão para a terra onde há leite e mel com fartura. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho.
4 Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum.
5 Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: “Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês”.
6 Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite.
Êxodo 33.7 – 11: O Tabernáculo da Congregação
7 Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar o Senhor ia à tenda, fora do acampamento.
8 Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava em pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda.
9 Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.
10 Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração em pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.
11 O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.
Êxodo 33.12 – 16: “Se não fores conosco, não nos envies”
12 Disse Moisés ao Senhor: Tu me ordenaste: “Conduza este povo”, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: “Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado”.
13 Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo.
14 Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.
15 Então Moisés lhe declarou: Se não fores conosco, não nos envies.
16 Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?
Êxodo 33.17 – 23: Moisés pede para ver a glória de Deus
17 O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.
18 Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.
19 E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.
20 E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.
21 E prosseguiu o Senhor: Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha.
22 Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar.
23 Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver.
Muito bom
Bom dia irmão!
A graça e a paz do Senhor !
Parabéns por esse conteúdo, de fácil compreensão…amei a leitura,que o Senhor continue te abençoando,para que vc traga estudos de Gênesis ao Apocalipse,e tenhamos como Devocionais sempre!
DEUS abençoe vc ,família e tds envolvidos nesse trabalho abençoado pelo nosso maravilhoso DEUS!