Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Êxodo 6 Estudo: Promessa de Libertação

Em Êxodo 6, vemos que houve muita dificuldade para trazer Moisés ao seu trabalho, e depois de rompido o gelo, tendo havido alguma dificuldade na realização da tarefa, não houve menos dificuldades para fazê-lo prosseguir.

Examine este capítulo, no qual Deus satisfaz pessoalmente a Moisés, com uma resposta às suas queixas, apresentadas no final do capítulo anterior, v. 1.

Ele lhe dá instruções mais completas do que já lhe tinham sido dadas, sobre o que dizer aos filhos de Israel, para sua satisfação (v.v. 2-8), mas com poucos resultados, v. 9.

Ele envia Moisés novamente para falar com Faraó, v.v. 10,11. Mas Moisés objeta (v. 12), e como resultado uma ordem muito rígida é dada, a ele e a seu irmão, para que executem a sua comissão com vigor, v.13.

Aqui está um resumo da árvore genealógica das tribos de Rúben e Simeão, com a finalidade de apresentar a de Levi, para que a linhagem de Moisés e Arão ficasse esclarecida (v.v. 14-25).

E então o capítulo termina, com uma repetição de uma parte da história anterior, na medida necessária para dar início ao próximo capítulo. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Êxodo 6:

Êxodo 6.1 – 9: Promessa de libertação

Êxodo 6.10 – 13: Uma nova ordem

Êxodo 6.14 – 25: Genealogia de Rúben, Simeão e Levi

Êxodo 6.26 – 30: A importância de Arão 

 

Êxodo 6.1 – 9: Promessa de libertação

1 Então o Senhor disse a Moisés: “Agora você verá o que farei ao faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; por minha mão poderosa, ele os expulsará do seu país”.

2 Disse Deus ainda a Moisés: Eu sou o Senhor.

3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles.

4 Depois estabeleci com eles a minha aliança para dar-lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros.

5 E agora ouvi o lamento dos israelitas, a quem os egípcios mantêm escravos, e lembrei-me da minha aliança.

6 Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

7 Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.

8 E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor.

9 Moisés declarou isso aos israelitas, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam.

Êxodo 6.10 – 13: Uma nova ordem

10 Então o Senhor ordenou a Moisés:

11 “Vá dizer ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do país”.

12 Moisés, porém, disse na presença do Senhor: “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o faraó? Ainda mais que não tenho facilidade para falar!”

13 Mas o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que dissessem aos israelitas e ao faraó, rei do Egito, que tinham ordem para tirar do Egito os israelitas.

Êxodo 6.14 – 25: Genealogia de Rúben, Simeão e Levi

14 Estes foram os chefes das famílias israelitas: Os filhos de Rúben, filho mais velho de Israel, foram: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. Esses foram os clãs de Rúben.

15 Os filhos de Simeão foram: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia. Esses foram os clãs de Simeão.

16 Estes são os nomes dos filhos de Levi, por ordem de nascimento: Gérson, Coate e Merari. Levi viveu cento e trinta e sete anos.

17 Os filhos de Gérson, conforme seus clãs, foram Libni e Simei.

18 Os filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. Coate viveu cento e trinta e três anos.

19 Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Esses foram os clãs de Levi, por ordem de nascimento.

20 Anrão tomou por mulher sua tia Joquebede, que lhe deu à luz Arão e Moisés. Anrão viveu cento e trinta e sete anos.

21 Os filhos de Isar foram Corá, Nefegue e Zicri.

22 Os filhos de Uziel foram Misael, Elzafã e Sitri.

23 Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom, e ela lhe deu à luz Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

24 Os filhos de Corá foram Assir, Elcana e Abiasafe. Esses foram os clãs dos coraítas.

25 Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Futiel, e ela lhe deu à luz Finéias. Esses foram os chefes das famílias dos levitas, conforme seus clãs.

Êxodo 6.26 – 30: A importância de Arão

26 Foi a este Arão e a este Moisés que o Senhor disse: “Tirem os israelitas do Egito, organizados segundo as suas divisões”.

27 Foram eles, Moisés e Arão, que falaram ao faraó, rei do Egito, a fim de tirarem os israelitas do Egito.

28 Ora, quando o Senhor falou com Moisés no Egito,

29 disse-lhe: “Eu sou o Senhor. Diga ao faraó, rei do Egito, tudo o que eu lhe disser”.

30 Moisés, porém, perguntou ao Senhor: “Como o faraó me dará ouvidos, se não tenho facilidade para falar?”

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});