Em Êxodo 7, Deus diz a Moisés e a Arão que uma nova fase se inicia no projeto: eles falarão, mas Faraó não os ouvirá porque o Senhor endurecerá seu coração.
O objetivo?
Deus quer fazer com que não apenas Faraó, mas todo o Egito e as nações vizinhas, saibam quem é o Senhor.
Diante do aviso, eles foram falar com Faraó e para que acreditasse, Moisés utilizou os recursos sobrenaturais que Deus lhe havia dado em Horebe, mas os feiticeiros egípcios replicaram os sinais, em uma proporção muito menor, é claro, mas mesmo assim, Faraó não se rendeu.
Assim como Faraó, muitas vezes cometemos o erro de permanecer endurecidos diante dos fatos e agir de Deus, o que nos causa muitas dores e perdas desnecessárias.
O Início das Pragas: Sangue
A primeira praga que Deus fez cair sobre o Egito, atingiu o rio Nilo, o coração do Egito. O rio, além de ser considerado uma divindade, era fonte de água para consumo, irrigação e pesca.
Quando suas águas se tornaram sangue, seus peixes morreram e a água ficou podre, imprópria para consumo.
Por artimanha do Diabo, os feiticeiros de faraó, também transformaram água em sangue, mas não naquela proporção e tal como o Senhor advertiu, seu coração permaneceu endurecido.
Esboço de Êxodo 7:
7.1 – 7: Uma nova ordem
7.8 – 13: A vara de Moisés e as serpentes
7.14 – 23: Água em sangue
7.24,25: Nilo ferido
Êxodo 7.1 – 7: Uma nova ordem
1 O Senhor lhe respondeu: Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.
2 Você falará tudo o que eu lhe ordenar, e o seu irmão Arão dirá ao faraó que deixe os israelitas saírem do país.
3 Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,
4 ele não os ouvirá. Então porei a minha mão sobre o Egito, e com poderosos atos de juízo tirarei do Egito os meus exércitos, o meu povo, os israelitas.
5 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas.
6 Moisés e Arão fizeram como o Senhor lhes havia ordenado.
7 Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o faraó.
Êxodo 7.8 – 13: A vara de Moisés e as serpentes
8 Disse o Senhor a Moisés e a Arão:
9 “Quando o faraó lhes pedir que façam algum milagre, diga a Arão que tome a sua vara e jogue-a diante do faraó; e ela se transformará numa serpente”.
10 Moisés e Arão dirigiram-se ao faraó e fizeram como o Senhor tinha ordenado. Arão jogou a vara diante do faraó e seus conselheiros, e ela se transformou em serpente.
11 O faraó, porém, mandou chamar os sábios e feiticeiros; e também os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas.
12 Cada um deles jogou ao chão uma vara, e estas se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas deles.
13 Contudo, o coração do faraó se endureceu e ele não quis dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.
Êxodo 7.14 – 23: Água em sangue
14 Disse o Senhor a Moisés: O coração do faraó está obstinado; ele não quer deixar o povo ir.
15 Vá ao faraó de manhã, quando ele estiver indo às águas. Espere-o na margem do rio para encontrá-lo e leve também a vara que se transformou em serpente.
16 Diga-lhe: O Senhor, o Deus dos hebreus, mandou-me dizer-lhe: Deixe ir o meu povo, para prestar-me culto no deserto. Mas até agora você não me atendeu.
17 Assim diz o Senhor: Nisto você saberá que eu sou o Senhor: com a vara que trago na mão ferirei as águas do Nilo, e elas se transformarão em sangue.
18 Os peixes do Nilo morrerão, o rio ficará cheirando mal, e os egípcios não suportarão beber das suas águas.
19 Disse o Senhor a Moisés: “Diga a Arão que tome a sua vara e estenda a mão sobre as águas do Egito, dos rios, dos canais, dos açudes e de todos os reservatórios, e elas se transformarão em sangue. Haverá sangue por toda a terra do Egito, até nas vasilhas de madeira e nas vasilhas de pedra”.
20 Moisés e Arão fizeram como o Senhor tinha ordenado. Arão levantou a vara e feriu as águas do Nilo na presença do faraó e dos seus conselheiros; e toda a água do rio transformou-se em sangue.
21 Os peixes morreram e o rio cheirava tão mal que os egípcios não conseguiam beber das suas águas. Havia sangue por toda a terra do Egito.
22 Mas os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio de suas ciências ocultas. O coração do faraó se endureceu, e ele não deu ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.
23 Ao contrário, deu-lhes as costas e voltou para o seu palácio. Nem assim o faraó levou isso a sério.
Êxodo 7.24,25: Nilo ferido
24 Todos os egípcios cavaram buracos às margens do Nilo para encontrar água potável, pois da água do rio não podiam mais beber.
25 Passaram-se sete dias depois que o Senhor feriu o Nilo.