Bíblia de Estudo Online

Ezequiel 16 Estudo: Jerusalém se Prostituí

Ezequiel 16 Estudo: Jerusalém se Prostituí

Em Ezequiel 16, o Senhor Deus apresenta os motivos do Seu julgamento sobre Jerusalém. Ele declara como a acolheu e cuidou dela quando ninguém a desejava ou reconhecia.

Embora tenha sido alvo do grande amor de Deus, Jerusalém o rejeitou e buscou aliança com ímpios, idolatria, impiedade, bajulação e esqueceu de ter intimidade com Deus.

Precisamos tomar cuidado para não cometer o mesmo erro. Somos restaurados, santificados, fortalecidos, confirmados e cuidados pelo grande amor de Deus.

E ema algum momento, muitas vezes, tentados a querer deixá-lo e viver a vida como bem entendemos. Ao fazer isso, podemos atrair sobre nós o juízo de Deus, assim como Jerusalém.              

Esboço de Ezequiel 16:

16.1 – 14: Deus cuida de Jerusalém

16.15 – 34: Jerusalém se prostituí

16.35 – 45: Juízo contra Jerusalém

16.46 – 58: Os pecados de Samaria e Sodoma

16.59 – 63: Promessa de restauração

 

Deus Cuida de Jerusalém – Ezequiel 16:1-5

Ezequiel 16

Jerusalém não foi escolhida pelo Senhor Deus, como a cidade que representa sua Santidade com base em seus méritos, em sua origem.

Como Ezequiel nos diz, Jerusalém nasceu da relação de povos pagãos que desagradavam ao Senhor. Como diz o v.v 5, ninguém achava que ela se tornaria coisa alguma ou chegaria a lugar algum.

O mesmo acontece conosco.

Muitas pessoas olham para nossa origem, recursos e relacionamentos para determinar se temos bom futuro ou não, mas a verdade é que o nosso futuro deve ser confiado ao Senhor.

Palavra de Vida – v.v 6-8

Expor o texto bíblico

Por mais injustiças e dificuldades que estejam a nossa volta, temos um Deus bondoso que olha para nós, e se compadece. A parábola de Ezequiel 16 nos mostra exatamente isso, Deus observa o abandono de Jerusalém e declara sobre ela uma palavra de vida!

E não apenas isso, enquanto ela cresce, o Senhor derrama Seu amor sobre a cidade e cuida dela, garantindo que esteja bem.

Muitas vezes as situações da vida tendem a nos fazer pensar que estamos sozinhos, que fomos abandonados. Mas o fato, é que temos um Deus bondoso que está disposto a nos ajudar na jornada.

O Erro de Muitos – Ezequiel 16:13-15

Expor o texto bíblico

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Depois que provou o favor do Senhor e o Seu cuidado, depois de ter saído do abandono para a prosperidade, Jerusalém esqueceu a Deus e passou a usar sua riqueza e beleza para impressionar as cidades e povos que não amavam ao Senhor.

Passou a “comprar” popularidade com alianças que não agradavam a Deus e se tornou hipócrita e esqueceu da Aliança em meio aos seus prazeres.

O mais triste é que esse quadro, muitas vezes nos representa. 

Quando não temos a quem recorrer e recebemos o favor de Deus, somos sarados, crescemos e prosperamos. E é neste ponto, que muitos de nós esquece a Aliança com Deus.

Não Vai Ficar Assim – v.v 35-37

Ezequiel 16

A traição de Jerusalém provocou a ira do Senhor Deus e em seu zelo de justiça Ele a chama de prostituta e promete que sua traição terá graves consequências.

Ela será castigada através de seus próprios amantes, isto é, as alianças iníquas que fez se tornariam em grande armadilha contra ela.

Nos nossos dias não é incomum ver pessoas passando por isso. Abrem mão da aliança com o Senhor Jesus para manter o status que a sociedade exige.

Omite sua fé e abre mão de valores por causa de pessoas e relacionamentos que mal se desenvolveram.

Devemos lembrar que quem semeia injustiça, colherá injustiça.

Ele Não Esquece –  Ezequiel 16:59,60

Ezequiel 16

Apesar das inquidades de Jerusalém e do seu desprezo pela Aliança, o Senhor promete que mesmo com enviando o juízo, Ele permanecia fiel.

Isso garantia que a cidade não seria destituída do pacto.

A misericórdia do Senhor, sem dúvida enche a Terra. Não há amor que supere ao que Deus sente por nós e isso fica extremamente claro, na morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});