marca_final-01

Ezequiel 2 Estudo: O Chamado de Ezequiel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Ezequiel 2, o profeta Ezequiel ouve a voz de Deus. O Senhor fala com o profeta e ordena que ele profetiza à nação de Israel. Ezequiel relata que enquanto ouve a voz de Deus o Espírito do Senhor se apodera dele.

O Espírito Santo é aquele que nos capacita a fazer a obra de Deus. Sem ele não somos eficientes, a obra não cresce e não somos capazes de ouvir a direção de Deus. A presença do Espírito Santo é fundamental na missão.

Observe que Ezequiel é enviado a um povo rebelde e obstinado. Em virtude disto, ele enfrentaria muita resistência, perseguição e desgaste. Contudo, o Senhor Deus o adverte sobre isso para que ele não desista.

Portanto, antes de fazer a obra de Deus é imprescindível que você busque ajuda do Espírito Santo, do contrário haverá muitos danos.

Esboço de Ezequiel 2:

2.1 – 3: O chamado de Ezequiel

2.4 – 7: O povo é obstinado

2.8 – 10: O rolo de lamento, pranto e ais

 

Ezequiel 2.1 – 3: O chamado de Ezequiel

1 Ele me disse: “Filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você”.

2 Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e ouvi aquele que me falava.

  • É importante lembrar que o Espírito Santo não habitava nos servos de Deus no Antigo Testamento, mas haviam algumas exceções, como vemos em Êxodo 31:1-11; 1 Samuel 10:9-11; Salmos 51:11 e Ezequiel 3:24, e Ezequiel foi uma delas.
  • Muitas vezes o caos da nossa vida, gera o ambiente ideal para a revelação do próposito de Deus para nós. Quando perdemos o que amamos, ou quando os nossos fundamentos são abalados e nossa vida colocada de cabeça para baixo, aí Deus fala.

Ezequiel 2.3 – 7: O povo é obstinado

3 Ele disse: Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim.

4 O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor.

5 E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela.

6 E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde.

7 Você lhes falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

  • Ezequiel deveria falar as palavras que recebia de Deus, e assim eles fez. As revelações são divididas em duas partes do Capítulo 1:4 ao 2:7 e do Capítulo 2:8 ao 3:11.
  • Deus nos chama a ser uma voz profética em meio a uma geração pervertida, mas que se julga justa, louca, mas que se imagina sábia. Somos chamados para ser o agente confrontador da verdade, por meio de nosso estilo de vida e palavras.

Ezequiel 2.8 – 10: O rolo de lamento, pranto e ais

8 Mas você, filho do homem, ouça o que lhe digo. Não seja rebelde como aquela nação; abra a boca e coma o que vou lhe dar.

9 Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro,

10 que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados do rolo estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais.

  • Deus tem um propósito e intruções especifícas para cada um de nós. Não viva pelo que os outros pensam a seu respeito, mas pelo que o Espírito Santo e a Palavra de Deus lhe dizem, se fizer 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});