Em Ezequiel 8, O Senhor revela ao profeta as abominações que estavam sendo praticadas dentro do Templo em Jerusalém.
Em visão, Ezequiel vê:
1. A imagem dos ciúmes colocada à porta do altar;
2. Os anciãos de Israel adorando todos os tipos de imagens em uma câmara secreta;
3. As mulheres chorando por Tamuz;
4. Os homens adorando o sol;
Deus mostra ao profeta que sua indignação não é sem sentido. A atitude idólatra e desrespeitosa do povo com Deus e Sua casa são evidentes. o Senhor em seu zelo não tolera práticas desta natureza. Sua glória não pode ser manchada pelo pecado, profanação ou idolatria. Dessa forma, devemos ter o cuidado de cultivar nossa vida em consagração ao Senhor.
Esboço de Ezequiel 8:
8.1 – 6: O ídolo no santuário
8.7 – 18: Profanando o Templo do Senhor
Ezequiel 8.1 – 6: O ídolo no santuário
1 No quinto dia do sexto mês do sexto ano do exílio, eu e as autoridades de Judá estávamos sentados em minha casa quando a mão do Soberano, o Senhor, veio sobre mim.
2 Olhei e vi uma figura como a de um homem. Do que parecia ser a sua cintura para baixo, ele era como fogo, e dali para cima sua aparência era tão brilhante como metal reluzente.
3 Ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espírito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém, à entrada da porta norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que provoca o ciúme de Deus.
4 E ali, diante de mim, estava a glória do Deus de Israel, como na visão que eu havia tido na planície.
5 Então ele me disse: “Filho do homem, olhe para o norte”. Olhei para o lado norte, e vi, junto à porta do altar, o ídolo que provoca o ciúme de Deus.
6 E ele me disse: “Filho do homem, você vê o que estão fazendo? As práticas repugnantes da nação de Israel, coisas que me levarão para longe do meu santuário? Mas você verá práticas ainda piores que estas”.
É muito importante ter a sensibilidade para perceber o que em nossas vidas desagrada a Deus. Quando o Espírito Santo ministrar aos nossos corações sobre qualquer coisa que fere a santidade do Senhor, mesmo coisas que todo mundo faz, devemos rejeitá-las.
Ezequiel 8.7 – 18: Profanando o Templo do Senhor
7 Em seguida me levou para a entrada do pátio. Olhei e vi um buraco no muro.
8 Ele me disse: “Filho do homem, agora escave o muro”. Escavei o muro e vi ali a abertura de uma porta.
9 Ele me disse: “Entre e veja as coisas repugnantes e más que estão fazendo”.
10 Eu entrei e olhei. Lá, desenhadas por todas as paredes, vi todo tipo de criaturas rastejantes e animais impuros e todos os ídolos da nação de Israel.
11 Na frente deles estavam setenta autoridades da nação de Israel, e Jazanias, filho de Safã, estava no meio deles. Do incensário que cada um tinha em suas mãos, elevava-se uma nuvem aromática.
12 Ele me disse: “Filho do homem, você viu o que as autoridades da nação de Israel estão fazendo nas trevas, cada uma no santuário de sua própria imagem esculpida? Elas dizem: “O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou o país””.
13 E de novo disse: “Você os verá cometerem práticas ainda mais repugnantes”.
14 Então ele me levou para a entrada da porta norte da casa do Senhor. Lá eu vi mulheres sentadas, chorando por Tamuz.
15 Ele me disse: “Você vê isso, filho do homem? Você verá práticas ainda mais repugnantes do que esta”.
16 Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o oriente, estavam se prostrando na direção do sol.
17 Ele me disse: Você viu isso, filho do homem? Será que essas práticas repugnantes são corriqueiras para a nação de Judá? Deverão também encher a terra de violência e continuamente me provocar a ira? Veja! Eles estão pondo o ramo perto do nariz!
18 Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei.
Uma das coisas mais tristes na Casa de Deus, é quando pessoas que se dizem ser seus ministros tem uma vida de amor ao pecado, profanando o Templo de Deus e a confiança das pessoas que lheseguem Líderes que recomendam santidade, mas que vivem em prostituição.
Uso os estudos sempre para meditar na Palavra. Ajudaram-me a ter uma relação cada vez mais intensa com o Todo-Poderoso, muito obrigada! Deus continue te usando e abençoando sua vida.
Esse é o meu objetivo Anna!
Deus a abençoe!
Ritual maçonico dentro do templo.
Não é por acaso que os maçons usam o templo de Salomão.
boa tarde gostei esboço ezequiel 8 tem como ganhar mais estudo asim meu zap
Não, mas voê pode acessar o site a hora que quiser e estudar.
Assim estamos nos dias de hoje ! ue Deus tenha misericordia de todos nos !