Bíblia de Estudo Online

Ezequiel 9 Estudo: A Glória de Deus se Retira

Em Ezequiel 9, o profeta vê a glória de Deus se retirar da parte interior do Templo e dirigir-se para fora. É com certeza a parte mais triste deste capítulo.

Não podemos fazer a obra de Deus sem Deus. Ele é o nosso maior bem. Nossa provisão. Redenção. Ajuda.

Se por algum momento você perceber que o Senhor se retirou de algo em sua vida não prossiga. Retire-se também. Siga o Espírito de Deus.

Logo a após a saída da glória de Deus de dentro do Templo, a ordem de execução é iniciada. A ordem é que ninguém seja poupado, além daqueles que possuem a “marca”.

Os que possuem a “marca” são aqueles que não se conformaram com as práticas idólatras e pecaminosas de Israel.

Ezequiel ao contemplar o juízo de Deus sobre a nação de Israel suplica o favor e a misericórdia do Senhor, mas não há tempo. A execução já começou. (Ver Ezequiel 8 Estudo)

Em Ezequiel 9 veremos:

Ezequiel 9.1 – 3: A glória de Deus se retira

Ezequiel 9.4 – 7: Execução da sentença

Ezequiel 9.8 – 11: A intercessão de Ezequiel

 

Ezequiel 9.1 – 3: A glória de Deus se retira

1 Então o ouvi clamar em alta voz: “Tragam aqui os guardas da cidade, cada um com uma arma na mão”.

2 E vi seis homens que vinham da porta superior, que está voltada para o norte, cada um com uma arma mortal na mão. Com eles estava um homem vestido de linho que tinha um estojo de escrevente à cintura. Eles entraram e se puseram ao lado do altar de bronze.

3 E a glória do Deus de Israel levantou-se de cima do querubim, onde havia estado, e se moveu para a entrada do templo. E o Senhor chamou o homem vestido de linho e que tinha o estojo de escrevente à cintura

Ezequiel 9.4 – 7: Execução da sentença

4 e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

5 Enquanto eu escutava, ele disse aos outros: Sigam-no por toda a cidade e matem, sem piedade ou compaixão,

6 velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem pelo meu santuário. Então eles começaram com as autoridades que estavam na frente do templo.

7 E ele lhes disse: “Contaminem o templo e encham de mortos os pátios. Podem ir!” Eles saíram e começaram a matança na cidade toda.

Ezequiel 9.8 – 11: A intercessão de Ezequiel

8 Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me com o rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel, lançando a tua ira sobre Jerusalém?”

9 Ele me respondeu: A iniquidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: “O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê”.

10 Então eu, de minha parte, não olharei para eles com piedade nem os pouparei, mas farei cair sobre a sua cabeça o que eles têm feito.

11 Então o homem de linho com o estojo de escrevente à cintura voltou trazendo um relatório, e disse: “Fiz o que me ordenaste”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Cristina disse:

    Gloria a Deus ela sua vida . Tem sido uma bencao na minha vida esses estudos Muito obg ,Deus te Abencoe .

  2. Tem me edificado bastante seus artigos, continue, Deus é contigo!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.