Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Ezequiel 9 Estudo: A Glória de Deus se Retira

Ezequiel 9 Estudo: A Glória de Deus se Retira

Em Ezequiel 9, o profeta vê a glória de Deus se retirar da parte interior do Templo e dirigir-se para fora. É com certeza a parte mais triste deste capítulo. Não podemos fazer a obra de Deus sem Deus. Ele é o nosso maior bem. Nossa provisão. Redenção. Ajuda.

Se por algum momento você perceber que o Senhor se retirou de algo em sua vida não prossiga. Retire-se também. Siga o Espírito de Deus.

Logo a após a saída da glória de Deus de dentro do Templo, a ordem de execução é iniciada. A ordem é que ninguém seja poupado, além daqueles que possuem a “marca”.

Os que possuem a “marca” são aqueles que não se conformaram com as práticas idólatras e pecaminosas de Israel. Ezequiel ao contemplar o juízo de Deus sobre a nação de Israel suplica o favor e a misericórdia do Senhor, mas não há tempo. A execução já começou.

Esboço de Ezequiel 9:

9.1 – 3: A glória de Deus se retira

9.4 – 7: Execução da sentença

9.8 – 11: A intercessão de Ezequiel

 

Ezequiel 9.1 – 3: A glória de Deus se retira

1 Então o ouvi clamar em alta voz: “Tragam aqui os guardas da cidade, cada um com uma arma na mão”.

2 E vi seis homens que vinham da porta superior, que está voltada para o norte, cada um com uma arma mortal na mão. Com eles estava um homem vestido de linho que tinha um estojo de escrevente à cintura. Eles entraram e se puseram ao lado do altar de bronze.

3 E a glória do Deus de Israel levantou-se de cima do querubim, onde havia estado, e se moveu para a entrada do templo. E o Senhor chamou o homem vestido de linho e que tinha o estojo de escrevente à cintura

Deus intervém na história da humanidade no momento em que julga necessário. Na verdade, é muito bom que tenhamos em mente que nada foge ao seu controle. Mesmo no invisível, ou principalmete nele, Deus age.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Ezequiel 9.4 – 7: Execução da sentença

4 e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

5 Enquanto eu escutava, ele disse aos outros: Sigam-no por toda a cidade e matem, sem piedade ou compaixão,

6 velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem pelo meu santuário. Então eles começaram com as autoridades que estavam na frente do templo.

7 E ele lhes disse: “Contaminem o templo e encham de mortos os pátios. Podem ir!” Eles saíram e começaram a matança na cidade toda.

O Senhor está atento aos nossos sofrimentos e aflições de todos os aspacetos. Aqueles de nós que sofre por causa da injustiça, são vistos pelos olhos de Deus. Não devemos nos enxergar como abandonados, somos cuidados pelo Senhor.

Ezequiel 9.8 – 11: A intercessão de Ezequiel

8 Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me com o rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel, lançando a tua ira sobre Jerusalém?”

9 Ele me respondeu: A iniquidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: “O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê”.

10 Então eu, de minha parte, não olharei para eles com piedade nem os pouparei, mas farei cair sobre a sua cabeça o que eles têm feito.

11 Então o homem de linho com o estojo de escrevente à cintura voltou trazendo um relatório, e disse: “Fiz o que me ordenaste”.

Precisamos estar cientes de que nossas escolhas trazem consequências consigo. A rebelião e desobediência a Deus e Sua Palavra, resultarão em muitas dores e aflições em nossas vidas. Por um tempo, até pode parecer que vamos conseguir viver sem eles, mas em algum momento isso nos será cobrado.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Leda souza disse:

    Muito bom, que Deus continue lhe dando sabedoria. Para que possa ser sempre um luzeiro em meio ao mundo de densas trevas.

  2. Crismacleiton disse:

    Foi o julgamento de Deus sobre a nação de Israel

  3. Cristina disse:

    Gloria a Deus ela sua vida . Tem sido uma bencao na minha vida esses estudos Muito obg ,Deus te Abencoe .

  4. Tem me edificado bastante seus artigos, continue, Deus é contigo!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});