Bíblia de Estudo Online

Filipenses 3 Estudo: Vale Perder Tudo por Jesus Cristo

Em filipenses 3, Paulo fala sobre a superioridade da salvação em Jesus Cristo e sobre a alegria, como fruto do relacionamento sincero com Deus. Exorta os irmão a fugirem da aparência e compara os cristãos a atletas de alta performance.

Esboço de Filipenses 3:

3.1 – 11: Aceitar a Jesus Cristo é o maior ganho

3.12 – 21: Correndo em direção ao alvo

 

Comentário de Filipenses 3. 1- 11

“Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”. (Filipenses 3:8)

Os filipenses, assim como todo cristão devem ter em Jesus a sua fonte de alegria. Paulo não se cansa de repetir isso. Outro cuidado que eles deviam ter, era o de evitar os falsos mestres e a vaidade dos títulos e da aparência. Para isto, Paulo apresenta o seu próprio exemplo de judeu e fariseu.

O seu novo nascimento em Cristo, o fez perceber o quanto seu “passado glorioso” de nada valia. Esse entendimento era tão profundo para o apóstolo, que ele diz: “considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo”.

Comentário de Filipenses 3.12 – 21

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13,14)

A cultura grega da época, valorizava e muito o desempenho intelectual e físico. Para eles a manifestação da divindade se revelava no alto rendimento dessas áreas, daí serem o berço dos jogos olímpicos. Ao final de cada competição o vencedor recebia uma grinalda de folhas sobre a cabeça e um alto valor em dinheiro.

A partir disso, Paulo faz uma analogia. Ele compara o cristão a um atleta de alto nível, na mais acirrada competição. É uma batalha tão intensa, que olhar para trás pode fazê-lo perder segundos preciosos e consequentemente a corrida.

Ele finaliza filipenses 3 dizendo, que eles devem viver de maneira excelente em Jesus Cristo. De acordo com o padrão apresentado pelo apóstolo. No entanto, eles não deviam viver apenas à procura de mais conhecimento. Deviam praticar o que sabiam.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Fernando disse:

    Paz do Senhor do Senhor irmão muito bom o estudo. Um abraço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.