Filipenses - Bíblia de Estudo Online

Quando os crentes filipenses ouviram falar da prisão de Paulo em Roma, eles enviaram Epafrodito, que pode ter sido seu pastor, para ministrar a ele.

Epafrodito pessoalmente confortou Paulo, expressando a ele o carinho dos santos em Filipos. E trouxe uma contribuição financeira para Paulo, de forma que o seu confinamento fosse mais confortável (4:18).

Três vezes antes – duas vezes quando Paulo estava em Tessalônica, e uma vez quando ele estava em Corinto (Filipenses 4:15-16; cf. 2 Coríntios 11: 9) – os santos cuidavam de suas necessidades.

O livro de Filipenses pode ser chamado de uma nota de agradecimento aos santos em Filipos por seus generosos presentes.

Enquanto Epafrodito estava em Roma, ficou tão doente que quase morreu (Filipenses 2:27). Depois que ele se recuperou, ele levou a carta de Paulo aos cristãos filipenses.

Filipos era uma colônia romana (Atos 16:12). Após a Batalha de Filipos em 42 a.C. alguns soldados romanos foram ordenados para morar lá.

Então, em 30 a.C. Otaviano forçou algumas pessoas na Itália a desistir de suas casas e se estabelecer em Filipos e em outros lugares. Esses residentes filipenses receberam privilégios especiais, incluindo o “direito itálico”.

Isso significava que os colonos, em troca de seu deslocamento, eram tratados como se suas terras fizessem parte do solo italiano. Assim, os moradores eram cidadãos de Roma, sua “cidade mãe”, e desfrutavam dos plenos direitos da cidadania romana, incluindo a isenção de impostos.

Assim, as palavras de Paulo (Filipenses 1:27) “conduzam-se” (lit., “viva como cidadãos”) e “nossa cidadania está no céu” (3:20) teve um significado especial para os cristãos em Filipos.

Capítulos de Filipenses:

Capítulo 1: Alegria pelos Irmãos e o Sofrimento

Capítulo 2: O exemplo de Jesus Cristo

Capítulo 3: Vale a pena Perder Tudo por Jesus Cristo

Capítulo 4: É Possível Vencer Qualquer Dificuldade em Jesus Cristo

 

Referências:

Lightner, R. P. (1985). Philippians. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 646–648). Wheaton, IL: Victor Books.

5 COMENTÁRIOS

  1. Meu irmão, continue compartilhando os igredientes do pão espiritual, ainda que uma pessoa seja alcançada, tenha por certo que Jesus Cristo, não terá em vão a sua constância na propagação das boas novas de salvação. A paz de Cristo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here