Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Em Gênesis 1 temos o relato da Criação e a origem da vida na Terra. A afirmação de Gênesis 1:1 é irrefutável – diz o Professor Adauto Lourenço em seu livro Gênesis 1 e 2.

Ao longo da história muitas teorias surgiram, sendo a mais famosa delas o BigBang e a Teoria da Evolução. Mas a Bíblia afirma que Deus é a origem da vida e o criador de todas as coisas.

De acordo com a própria Bíblia, isso é um fato. Em Salmos 8:3, o autor diz que a Criação anuncia a glória de Deus. Romanos 1:20 diz que Deus se revela por meio daquilo que criou e o autor aos Hebreus diz que isso só pode ser entendido pela fé (Hebreus 11:3,6).

Ou seja, a Bíblia não se propõe a provar que isso aconteceu, ela afirma que isso é um fato. Contudo, ao longo do tempo diversas autoridades no assunto atestam que a Bíblia está certa e que todas as suas afirmações científicas são válidas.

Para um aprofundamento maior no tema, eu sugiro a leitura dos livros: Como Tudo Começou e Gênesis 1 e 2 (Adauto Lourenço).

Caso queira, pode assistir também a palestra: Como Tudo Começou.

De toda forma, a Gênesis 1 nos apresenta as fases da Criação que pode ser dividida da seguinte forma:

Etapa 1

Dia 1 – Criação da Luz (v. 3)

Dia 2 – Firmamento, céu, mares (v. 6–8)

Dia 3 – Terra seca (1.9,10) e vegetação (1.11–13)

Etapa 2

Dia 4 – Luzeiros (v.14 – 19)

Dia 5 – Habitantes, aves e peixes (v. 20 – 23)

Dia 6 –  Animais terrestres (v. 24,25) e seres humanos (v. 26–31)

A principal diferença entre essas duas fases, é que na primeira Deus criou a “matéria-prima” de tudo o que Ele do primeiro ao terceiro dia a partir do nada. Do quarto dia em diante Ele utilizou como base para finalizar Sua obra, o que fez nos primeiros três dias.

Esboço de Gênesis 1:

1.1,2: O princípio

1.3 – 5: Criação da luz

1.6 – 10: Separação do firmamento

1.11 – 13: Criação da vegetação

1.14 – 19: Criação dos luminares

1.20 – 25: Criação dos animais

1.26 – 28: Criação do homem e da mulher

1.29,30: Deus dá autoridade ao homem

Gênesis 1.31: A satisfação de Deus 

 

Gênesis 1.1,2: O princípio

No princípio da criação o poder criador do Senhor Deus fica evidente em todas as coisas. A terra estava completamente sem forma, vazia, não havia absolutamente nada.

E foi a partir disso   que Deus começou tudo o que existe tanto na terra como no universo de maneira geral. Do nada, Ele criou todas as coisas e isso é algo realmente impressionante, maravilhoso.

Não é nenhum exagero dizer que o mesmo Ele pode fazer em nossas vidas. A partir do nada Ele pode dar a nossa vida um aspecto completamente lindo e maravilhoso.

Por mais que o caos esteja nos cercando, por mais que as dificuldades estejam dizendo o contrário, uma palavra de Deus pode mudar toda a situação da nossa vida, pode libertar o viciado, pode restaurar a honra do adúltero, pode restaurar a família daquele que trai, restaurar o mentiroso.

Deus é poderoso para através da Sua Palavra restaurar a vida de qualquer pecador.

Gênesis 1.3 – 5: Criação da luz

Quando o Senhor Deus criou a luz Ele viu que ela era muito boa. Ele a separou das trevas, da escuridão. O mesmo acontece em nossas vidas.

Quando o Senhor fala, quando Deus dá ordem ao caos que existe em nossa vida, a luz começa raiar, a luz começa a brilhar e isso é algo agradável.

A presença de Deus em nossas em nossa vida dá um outro aspecto, um aspecto bonito e reluzente.

Gênesis 1.6 – 10: Separação do firmamento

Dos versículos 6 a 10 do capitulo de Gênesis 1, nós vemos que o Senhor Deus faz separação no firmamento, separação entre as várias porções de água que existe sobre a terra, separação entre oceanos, entre mares, entre praias, e isso é algo muito bom.

Da mesma forma na nossa vida o Senhor separa as coisas dando a elas o lugar que precisam.

Precisamos entender que Deus não nos vê como seres espirituais apenas, somos seres humanos e Ele deseja que todas as áreas da nossa vida estejam organizadas, estejam funcionando bem, da maneira correta, cada uma no seu devido lugar.

Gênesis 1.11 – 13: Criação da vegetação

Nos versículos de 11 a 13 o Senhor Deus ele cria toda a vegetação. Plantas que deem sementes, árvores que deem frutos, Deus cria uma natureza frutífera e produtiva.

O mesmo acontece em nossas vidas. Deus deseja que nós sejamos frutíferos, produtivos, que nós sejamos criativos, que a partir de nós, coisas belas sejam criadas.

Percebeu que na criação Deus nos dá a matéria prima para tudo o que existe. Deus como disse T.D Jakes, que nunca criou uma mesa, nunca fez uma porta, mas o Senhor Deus nos deu a madeira, então isso é algo fenomenal.

O Senhor nos dá a matéria-prima para tudo que precisamos na nossa vida mas cabe a nós suplicar a Ele e pedir que o seu Espírito nos guie e dê criatividade, inspiração, para que possamos ser frutíferos nesta terra

Gênesis 1.14 – 19: Criação dos luminares

Nos versículos de 14 a 19, Deus cria os luminares, isto é os astros do céu. Ele criou o sol, e as estrelas, Ele cria a lua e é muito interessante que na 1ª parte da criação ele cria a matéria-prima de cada um dos elementos que vai criar agora.

Por exemplo, Ele criou primeiramente a luz e agora ele está criando os astros do céu, e isso é muito interessante, isso nos mostra que no projeto de Deus existem etapas que não podem ser puladas.

Nas nossas vidas acontece o mesmo.

Muitas vezes o Senhor Deus, nessas etapas, trabalha em nosso caráter, em nossos sentimentos, em nossa fé, para nos levar ao próximo nível, algo que seja agradável a Ele.

Se nós respeitarmos as etapas da criação de Deus em nossa vida, então, nós seremos extremamente bem-aventurados.

Gênesis 1.20 – 25: Criação dos animais

Nos versículos de 20 a 25, nós vemos a criação dos animais. É muito interessante perceber que nessa etapa o Senhor Deus abençoa esses seres dizendo que eles devem se multiplicar e que devem encher as águas, que devem se multiplicar sobre os céus, devem se multiplicar sobre a terra.

Sobre essa ordem, sobre essa declaração de bênçãos sobre os seus animais o Senhor Deus vê que isso é muito bom.

A natureza foi criada pelo Senhor com muito amor, com muito carinho. Nós devemos cuidar dela com muito amor, não devemos maltratar os animais não devemos maltratar a natureza, devemos cuidar dela, conservá-la.

Gênesis 1.26 – 28: Criação do homem e da mulher

Nos versículos de 26 a 28 vemos a declaração da criação do homem. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Nós somos os seres mais parecidos com o Senhor nosso Deus, na criação e isso é algo fantástico.

Essa semelhança está no sentimento, no pensamento, na decisão, na vontade. Somos semelhantes a Deus na alma, na pessoa.

Deus pessoa fez seres pessoais. Somos semelhantes a Deus como pessoa.

Todos os outros seres que Ele criou não raciocinam, agem por impulso, nós não, nós pensamos, nós sentimos, nós falamos, nós decidimos, enfim, nós criamos.

Gênesis 1.29,30: Deus dá autoridade ao homem

Vemos que após a criação do homem o Senhor Deus ordenou que ele se alimentasse de tudo o que a terra gerava. A promessa é a de que a terra nos alimentaria, o que de fato acontece.

Trazendo isso para a nossa vida particular, para o nosso dia a dia, nós precisamos ter a consciência de que o Senhor Deus criou a terra para que nós a governarmos e que a oportunidade, e lugares, e exposições, estão à disposição de todo aquele que crê, que batalhar, e que desejar, e buscar.

Muitas pessoas se acomodam a sua situação de vida e acabam vivendo uma muito abaixo daquilo que Deus planejou para elas.

Fomos criados à semelhança de Deus, precisamos tomar decisões importantes na nossa vida, o Senhor não fará tudo por nós

Gênesis 1.31: A satisfação de Deus

Na última parte do capitulo de Gênesis 1, no versículo 31, o Senhor Deus fica muito satisfeito com tudo o que havia criado. Ee viu e ficou muito muito feliz, viu que tudo havia ficado muito bom.

A criação foi para Deus algo prazeroso algo satisfatório, precisamos ter em mente que Deus não nos criou com ódio, mas com o amor e deseja se relacionar conosco em amor, com prazer.

Ele deseja passar tempo conosco, tempo com qualidade e que nós não somos um fardo para Ele, mas nós somos o Seu prazer. Ele viu que tudo o que havia feito tinha ficado muito bom

4 COMENTÁRIOS

  1. Deus continue abencoando o irmao e sua familia ,sempre que dar eu estudo com voces tem me ajudado muito. obrigada . sou da igreja Batista do Alto independencia Petropolis RJ Pastor Paulo Sergio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here