Gênesis 11 Estudo: A Torre de Babel

O desejo da humanidade de aumentar sua unidade e força tinha inclinação para o mal, de acordo com a avaliação do Senhor (Gênesis 11:5–9). Sem dúvida, Sinear (v. 2) refere-se à área de Babilônia, porque a passagem culmina (v. 9) em uma peça de nome: Babel (bāḇel) soa semelhante ao verbo confuso (bālal).

Escavações babilônicas da construção da cidade da Babilônia referem-se à sua construção no céu pelos deuses como uma cidade celestial, como uma expressão de orgulho (Enuma Elish VI, linhas 55-64).

Esses relatos dizem que foi feito pelo mesmo processo de fabricação de tijolos descrito no versículo 3, com cada tijolo inscrito com o nome do deus babilônico Marduk.

Também se dizia que o zigurate, a torre em forma de degraus que se acreditava ter sido erguida em primeiro lugar na Babilônia, tinha o seu topo nos céus (cf. verso 4). Esta montanha artificial tornou-se o centro de adoração na cidade, estando um templo em miniatura no topo da torre.

Os babilônios se orgulhavam de sua construção; eles se gabavam de sua cidade não apenas como inexpugnável, mas também como a cidade celestial, bāb-ili (“a porta de Deus”).

O relato em Gênesis 11, vê essa cidade como a força predominante no mundo, o símbolo dos poderes ímpios, em uma palavra, o “anti-reino”. Assim, o registro nos versículos 1–9 é polêmico na medida em que mostra o poder absoluto de Deus

O Julgamento

O que o povo considerava sua maior força – unidade – Ele rapidamente destruiu confundindo sua língua (v.7; cf. v. 9). O que eles consideravam seu maior medo – espalhar (v.4) – veio naturalmente sobre eles (o SENHOR os espalhou … por toda a terra, v. 8; cf. v. 9).

O que eles mais desejavam – fazer um nome para si mesmos (v.4) – irônico aconteceu, pois eles ficaram conhecidos como “Babel”. Então eles pararam de construir a cidade e foram dispersos.

Esta narrativa fornece uma conclusão apropriada para os eventos primitivos. Descreve as famílias da terra irremediavelmente espalhadas pelo mundo então conhecido.

Não havia, então, registro de marca para o fugitivo (ver 4:15), nem arco-íris nas nuvens (9:13), nenhum raio de esperança ou sinal de graça. Isso deixa o leitor procurando uma solução.

Depois de uma genealogia de conexão (Gênesis 11:10-26), essa solução é fornecida: das nações dispersas, Deus formou uma nação que se tornou Seu canal de bênção. Então Deus não foi feito com a raça humana. 

O propósito de Deus em Israel

Certamente há muito mais aqui do que um relato do que aconteceu para explicar a genealogia das nações (cap. 10). Se Moisés simplesmente quisesse traçar o desenvolvimento do programa de Deus, ele poderia ter feito isso diretamente. Mas suas palavras, repetições, caracterizações e moralizações – todas com a tôrâh (“lei”), o padrão ético, em mente – ensinam uma lição.

Israel foi chamado do Egito para ser a teocracia de Deus. Israel deveria ser estabelecido como o povo unificado de Deus, conhecido em todo o mundo. A única exigência simples deles era que eles obedecessem.

Se eles fizessem isso, Deus os estabeleceria com firmeza. Mas se levantassem a cabeça em orgulho e se rebelassem contra Deus, também eles seriam espalhados pela face da terra. Como se viu, Israel seguiu o mesmo curso desastroso que os babilônios.

O tema do orgulho aqui, então, é importante. Deus derruba aqueles que se exaltam em orgulho. Espalhar (com suas guerras e conflitos) é melhor que a apostasia unificada. O plano de Deus será realizado, se não com a obediência do homem, a despeito da desobediência do homem.

A ruína de Babel foi habilmente explicada por Sofonias, cujos termos certamente refizeram esse evento, antecipando a grande unificação no reino milenar, quando todos falarão uma linguagem pura e adoração no santo monte de Deus, sendo recolhidos das nações em que foram dispersa (Sf 3: 9-11).

O milagre no Pentecostes (Atos 2: 6–11) foi um prenúncio desse evento ainda futuro.

Esboço de Gênesis 11:

11.1 – 4: Um só idioma

11.5 – 9: A torre de Babel

11.10 – 26: A descendência de Sem

11.27 – 32: De Terá a Abrão 

 

Gênesis 11.1 – 4: Um só idioma

1 No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.

2 Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.

3 Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.

4 Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.

Gênesis 11.5 – 9: A torre de Babel

5 O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.

6 E disse o Senhor: Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.

7 Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros.

8 Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade.

9 Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.

Gênesis 11.10 – 26: A descendência de Sem

10 Este é o registro da descendência de Sem: Dois anos depois do Dilúvio, aos 100 anos de idade, Sem gerou Arfaxade.

11 E depois de ter gerado Arfaxade, Sem viveu 500 anos e gerou outros filhos e filhas.

12 Aos 35 anos, Arfaxade gerou Salá.

13 Depois que gerou Salá, Arfaxade viveu 403 anos e gerou outros filhos e filhas.

14 Aos 30 anos, Salá gerou Héber.

15 Depois que gerou Héber, Salá viveu 403 anos e gerou outros filhos e filhas.

16 Aos 34 anos, Héber gerou Pelegue.

17 Depois que gerou Pelegue, Héber viveu 430 anos e gerou outros filhos e filhas.

18 Aos 30 anos, Pelegue gerou Reú.

19 Depois que gerou Reú, Pelegue viveu 209 anos e gerou outros filhos e filhas.

20 Aos 32 anos, Reú gerou Serugue.

21 Depois que gerou Serugue, Reú viveu 207 anos e gerou outros filhos e filhas.

22 Aos 30 anos, Serugue gerou Naor.

23 Depois que gerou Naor, Serugue viveu 200 anos e gerou outros filhos e filhas.

24 Aos 29 anos, Naor gerou Terá.

25 Depois que gerou Terá, Naor viveu 119 anos e gerou outros filhos e filhas.

26 Aos 70 anos, Terá havia gerado Abrão, Naor e Harã.

Gênesis 11.27 – 32: De Terá a Abrão

27 Esta é a história da família de Terá: Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló.

28 Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai.

29 Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá.

30 Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos.

31 Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali.

32 Terá viveu 205 anos e morreu em Harã.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 44–45). Wheaton, IL: Victor Books.

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