Em Gênesis 13 vemos a continuação da viagem de Abrão e sua família, em busca da promessa de Deus. Ele é o primeiro patriarca da nação de Israel, através de quem o Deus Eterno, dois mil anos depois, traria o Redentor definitivo ao mundo: Jesus cristo. Ele se tornou o único e definitivo mediador no relacionamento de Deus com os homens.
Depois que mentiu sobre seu relacionamento com Sarai, por medo, Abrão busca novamente o favor e a graça de Deus. E o Senhor o recebe.
Como consequência da benção de Deus, Abrão e Ló enriqueceram muito, em gado e bens. Contudo, os problemas vieram junto. Os pastores que cuidavam de seus rebanhos passaram a se desentender porque o mantimento não era suficiente para as duas famílias e seus rebanhos.
Com sua atitude, esses dois homens que temiam a Deus começaram a se tornar mal exemplo para os cananeus e ferezeus, que já habitavam a região.
Perceba que antes de partir para o Egito, Abrão havia erguido um altar nesta mesma área e invocado o nome do Deus verdadeiro, algo que ficou conhecido de seus moradores.
Mas agora, para que a Glória de Deus e o testemunho deles fosse preservado, algo tinha de ser feito. Abrão propõe que eles se separem, dando a primazia a Ló que escolheu as campinas verdes de Sodoma e Gomorra, lhe restando o deserto, onde o Senhor Deus lhe prometeu que ele e seus filhos prosperariam.
Aqui vemos o claro exemplo daqueles que vivem pelo que veem e dos que vivem segundo a direção de Deus. Ló, acabou em uma região ímpia que posteriormente seria julgada por Deus e se tornou símbolo das cidades que amam o pecado.
Já o crente Abrão, cofiando no Senhor, teve a certeza de que este era fiel e lhe guiaria, conforme prometeu, para algo superior em sentido e relevância (Hebreus 11:10).
Esboço de Gênesis 13:
13.1 – 4: Abrão volta para Canaã
13.5 – 9: Ló e Abrão separam-se
13.10 – 13: Ló vai para Sodoma
13.14 – 18: Deus confirma a promessa a Abrão
Gênesis 13.1 – 4: Abrão volta para Canaã
1 Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele.
2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro.
3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente
4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.
Gênesis 13.5 – 9: Ló e Abrão separam-se
5 Ló, que acompanhava Abrão, também possuía rebanhos e tendas.
6 E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los.
7 Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra.
8 Então Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!
9 Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda.
Gênesis 13.10 – 13: Ló vai para Sodoma
10 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra.
11 Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram:
12 Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale.
13 Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.
Gênesis 13.14 – 18: Deus confirma a promessa a Abrão
14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste:
15 toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.
16 Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.
17 Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você.
18 Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.
Sejamos como Abrão.
MUITO BOM, DEUS TE ILUMINE CADA VEZ MAIS VOCÊ E TODA FAMÍLIA.
Muito bom .