Gênesis 13 Estudo: Deus Confirma a Promessa a Abrão

Esta terceira seção de Gênesis 13 fornece o consolo a Abrão: Javé confirma sua promessa (13:14-18). A forte ruptura na narrativa é marcada por (lit.) “Agora Yahweh …” Os versículos 14–17 explicam por que Abrão poderia dar a Ló a escolha de toda a terra — Abrão tinha a promessa certa de Deus.

Ele tinha a sensação de que em Deus ele tinha posse abundante. Sabendo que a promessa de Deus era genuína, Abrão era indiferente ao que Ló escolheria. Uma pessoa que tem a promessa da provisão de Deus não precisa se apegar às coisas.

Nos versículos 14–17, Abrão é comparado a Ló. Ló estava determinado em escolher o que achava a melhor direção. Agora Yahweh reformulou as idéias, instruindo Abrão com vários comandos. A Abrão foi dito para levantar (nāśā ‘) seus olhos e olhar (rā’âh, v. 14; cf. v. 10), algo que Ló fez sem a direção de Deus.

Seguindo a direção de Deus

Abrão estava esperando que Deus lhe desse a terra; Ló só pegou. Deus reafirmou que Ele daria a terra a Abrão como possessão. Melhor que Deus dê do que alguém tome. Deus também disse a Abrão que seus descendentes seriam tão numerosos quanto o pó da terra (ver 22:17; 28:14).

Ele então foi convidado por Deus para percorrer a terra e ver sua posse. Gênesis 13 termina da maneira que começou, com Abrão se estabelecendo (desta vez perto das grandes árvores de Mamre; cf. 14:13, em Hebrom, 35 quilômetros ao sul de Jerusalém) e fazendo um altar a Yahweh.

Dificilmente qualquer outro capítulo da Bíblia descreve a fé tão maravilhosamente. Ali estava o patriarca como genuíno crente e adorador de Yahweh – cuja fé funcionava mesmo diante de um conflito.

Ló, sendo guiado por sua humanidade, escolheu com base no que lhe atraía. Sua escolha foi egoísta e autogratificante. Mas tal escolha tornou-se perigosa e de curta duração, pois nem tudo era como parecia estar na superfície.

Abrão, por outro lado, andando pela fé, generosamente deixou Ló escolher primeiro. Abrão foi altruísta, confiando em Deus. Ele tinha aprendido que não era por seu próprio plano que ele iria para a posse, ou por zelosamente guardando o que era dele.

Ele agiu com justiça e generosidade. Aquele que acredita que Deus está comprometido a provê-lo não é ganancioso, ansioso ou ambicioso.

Esboço de Gênesis 13:

13.1 – 4: Abrão volta para Canaã

13.5 – 9: Ló e Abrão separam-se

13.10 – 13: Ló vai para Sodoma

13.14 – 18: Deus confirma a promessa a Abrão 

 

Gênesis 13.1 – 4: Abrão volta para Canaã

1 Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele.

2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro.

3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente

4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13.5 – 9: Ló e Abrão separam-se

5 Ló, que acompanhava Abrão, também possuía rebanhos e tendas.

6 E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los.

7 Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra.

8 Então Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!

9 Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda.

Gênesis 13.10 – 13: Ló vai para Sodoma

10 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra.

11 Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram:

12 Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale.

13 Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

Gênesis 13.14 – 18: Deus confirma a promessa a Abrão

14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste:

15 toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

16 Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.

17 Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você.

18 Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.

 

Referências:
Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 52). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here