Gênesis 15 apresenta a seguinte estrutura: Deus encoraja Abrão e lhe promete um filho (v.1-11). O Senhor renova a aliança com Abrão (v.12-21).
Por mais determinado que fosse em confiar nas promessas de Deus, Abrão assim como todos nós, foi tentado a desistir. Aqui vemos o Senhor cuidando de sua alma e intervindo para que isso não aconteça.
Ele foi testado em sua maior vulnerabilidade, ele queria um filho que desse continuidade a sua linhagem e provavelmente sentia a pressão de não alcançar sucesso nessa área, que era tão valorizada em seus dias.
Na estrutura inicial do capítulo, dos versículos 1 a 6, Deus o encoraja e dentre algumas coisas lhe diz: “Não temas”.
Provavelmente Abrão estava entristecido. Mesmo após a vitória sobre os reis, o resgate de Ló e a benção de Melquisedeque, ele não parecia estar pleno em seu coração. Por mais que fosse bem-sucedido em todas as áreas, não ter filhos era frustrante.
Aqui Abrão nos dá um grande lição!
Ele abre seu coração diante de Deus e diz como se sente. O Senhor o encoraja, conforta e renova a aliança, prometendo que seu filho virá e seus descendentes serão uma grande nação.
Podemos fazer o mesmo com a nossa vida. Abrir o coração diante do bondoso Deus e dizer-lhe que não estamos satisfeitos com “pedras”, queremos pães (Mateus 7:9). Abrão não estava satisfeito que um servo fosse seu herdeiro, ele queria um filho e o Senhor lhe deu.
Esboço de Gênesis 15:
15.1 – 7: O concerto de Deus com Abrão
15.8 – 12: O sacrifício de Abrão
15.13 – 16: 400 anos de sofrimento
15.17 – 21: Aliança entre Deus e Abrão
Gênesis 15.1 – 7: O concerto de Deus com Abrão
1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”
2 Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?”
3 E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”
4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.
5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.
6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
7 Disse-lhe ainda: “Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança”.
Gênesis 15.8 – 12: O sacrifício de Abrão
8 Perguntou-lhe Abrão: “Ó Soberano Senhor, como posso saber que tomarei posse dela?”
9 Respondeu-lhe o Senhor: “Traga-me uma novilha, uma cabra e um carneiro, todos com três anos de vida, e também uma rolinha e um pombinho”.
10 Abrão trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra; as aves, porém, ele não cortou.
11 Nisso, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.
12 Ao pôr-do-sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes.
Gênesis 15.13 – 16: 400 anos de sofrimento
13 Então o Senhor lhe disse: Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.
14 Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.
15 Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice.
16 Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa.
Gênesis 15.17 – 21: Aliança entre Deus e Abrão
17 Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.
18 Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:
19 a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus,
20 dos hititas, dos ferezeus, dos refains,
21 dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus.