Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Gênesis 17 assume papel determinante em importância, não apenas deste livro mas de toda a Palavra de Deus, pois aqui a um marco fundamental. Temos o nome de Abrão “o grande pai”, mudado para Abraão que significa “pai de multidões”.

Há também uma nova revelação de Deus ao patriarca, o Senhor se revela como El Shadai, que quer dizer “Deus Altíssimo”.

Além disso, o Senhor comunica a Abraão que a promessa não se cumpriria em Ismael, mas em um filho gerado no ventre de Sara, ou seja o fruto de sua esposa legítima é que seria considerado para essa aliança que é eterna. E confirma que sua descendência seria numerosa e encheria a terra.

Sendo assim, o que vemos é mais uma confirmação da promessa a Abraão. Contudo, aqui algumas coisas mudam, pois até agora o patriarca só precisava crer e confiar, mas isso muda em Gênesis 17 em dois aspectos.

Além de crer, o patriarca precisa se dedicar em obediência e ser uma referência para aqueles que ainda não conhecem a Deus, como vemos no versículo 1: “ande segundo a minha vontade e seja íntegro”.

Segundo, de agora em diante, o adoradores do Deus verdadeiro precisavam ter uma marca em seu corpo, aí foi instituída a circuncisão: “Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês” (v.10).

Ou seja, a cooperação humana aumentou tanto pessoal quanto coletivamente. Pois a fé é agora demostrada pelas marcas no corpo e a justificação ocorre por meio dessa fé que é seguida pela obediência.

Esboço de Gênesis 17:

17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

17.10 – 14: Instituição da circuncisão

17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

17.23 – 27: Todos são circuncidados

 

Gênesis 17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência.

3 Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse:

4 De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

5 Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

Gênesis 17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

6 Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.

Gênesis 17.10 – 14: Instituição da circuncisão

10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.

13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança.

Gênesis 17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

15 Disse também Deus a Abraão: De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

16 Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos.

Gênesis 17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

17 Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”

18 E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro! ”

19 Então Deus respondeu: Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

20 E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

21 Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época.

22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

Gênesis 17.23 – 27: Todos são circuncidados

23 Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,

25 e seu filho Ismael tinha treze;

26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

27 E com Abraão foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou gostando muito do estudo da Palavra.Espero ter sabedoria e ter entendimento para discernir o que Deus fala através da Sua Palavra.Amém.Boa tarde na paz de Cristo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here