Gênesis 17 Estudo: Deus Muda o Nome de Abrão

As promessas de Deus para Abrão tornaram-se mais e mais magníficas. Como Deus Todo-Poderoso, Ele foi plenamente capaz de cumprir todas as Suas promessas (Gênesis 17:1–8).

Esta é a primeira ocorrência do título “Deus Todo Poderoso” [ēl šadday], que é usado várias vezes em Gênesis [17: 1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; 49:25]. Alguns estudiosos sugerem que o adday está relacionado com a Akk, palavra šadû que significa mama, montanha ou ambos.

Algumas palavras descrevendo partes do corpo também foram usadas para descrições geográficas, por exemplo, “boca” de um rio. , “Pé” de uma montanha.

Assim, “quando usado por Deus, refere-se a Sua capacidade de suprir abundantemente [o Abundante] ou a Sua majestosa força [o Todo Poderoso].) Agora, Deus disse: “Você será o pai de muitas nações” (Gênesis 17:4; ver “uma grande nação”, 12:2), e reis, seus descendentes (17:6; ver v.16).

E, Deus disse, a aliança será eterna (v.7). Também a terra de Canaã, que Abrão possuiria (15:7), seria uma posse eterna dos descendentes de Abrão.

A mudança de nome do patriarca foi crucial. O nome Abrão (17:5), que significa “pai exaltado”, remetia a Terá (11:27) e sugeria que Abrão vinha da linhagem real. Mas em hebraico o nome Abraão (‘aḇrāhâm) soa semelhante a “pai de uma multidão” (‘ aḇ hãmôn) das nações (17: 4–5). Seu novo nome implicava um olhar à frente de seus descendentes.

Pode-se bem imaginar que Abrão foi ferido pelos sorrisos reprimidos nos rostos de seus homens quando ele lhes disse para chamá-lo de Abraão, significando o pai de uma multidão de nações – quando ele tinha 99 anos de idade (vv. 1,24).

No entanto, Abraão sabia que Deus não o havia enganado. Seu novo nome e o novo nome de sua esposa eram lembretes perpétuos da palavra certa de Deus. Toda vez que alguém se dirigia a ele, a lembrança da promessa de Deus vinha a sua mente, até que finalmente Isaaque, o filho da promessa, o chamaria de “abba” (pai).

Esboço de Gênesis 17:

17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

17.10 – 14: Instituição da circuncisão

17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

17.23 – 27: Todos são circuncidados

 

Gênesis 17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência.

3 Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse:

4 De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

5 Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

Gênesis 17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

6 Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.

Gênesis 17.10 – 14: Instituição da circuncisão

10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.

13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança.

Gênesis 17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

15 Disse também Deus a Abraão: De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

16 Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos.

Gênesis 17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

17 Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”

18 E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro! ”

19 Então Deus respondeu: Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

20 E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

21 Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época.

22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

Gênesis 17.23 – 27: Todos são circuncidados

23 Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,

25 e seu filho Ismael tinha treze;

26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

27 E com Abraão foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 58). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here