Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Gênesis 17 Estudo: Deus Muda o Nome de Abrão

Gênesis 17 contém artigos do concerto celebrado e concluído entre o grande Jeová, o Pai das misericórdias, por um lado, e o piedoso Abrão, o pai dos fiéis, por outro.

Abrão é, portanto, chamado de “amigo de Deus”, não somente porque foi o homem do seu conselho, mas porque foi o homem do seu concerto. Estes dois segredos estavam com ele.

Foi feita menção a este concerto (capítulo 15.18), mas aqui ele é particularmente redigido e colocado sob a forma de um concerto, para que Abrão pudesse ter uma firme consolação.

Aqui estão as circunstâncias em que se celebrou este concerto, a ocasião e a forma (v. 1), e a posição em que estava Abrão, v. 3. O concerto propriamente dito. No seu escopo geral, v. 1.

E, posteriormente, nos seus detalhes particulares. Que ele seria o pai de uma multidão de nações (v.v. 4,6) e, como símbolo disto, seu nome foi alterado, v. 5.

Que Deus seria Deus para ele e para a sua semente, e lhes daria a terra de Canaã, v.v. 7,8. E o selo desta parte do concerto foi a circuncisão, v.v. 9-14.

Que ele teria um filho com Sarai, e, como símbolo disto, o nome dela foi alterado, v.v. 15,16. Esta promessa Abrão recebeu, v. 17. E o seu pedido sobre Ismael (v. 18) foi atendido, para sua abundante satisfação, v.v. 19-22.

A circuncisão de Abrão e de sua família, de acordo com a recomendação de Deus, v. 23ss. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Gênesis 17:

Gênesis 17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

Gênesis 17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

Gênesis 17.10 – 14: Instituição da circuncisão

Gênesis 17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

Gênesis 17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

Gênesis 17.23 – 27: Todos são circuncidados

 

Gênesis 17.1 – 5: Deus muda o nome de Abrão

1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência.

3 Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse:

4 De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

5 Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

Gênesis 17.6 – 9: Promessas de Deus a Abraão

6 Eu o tornarei extremamente prolífero; de você farei nações e de você procederão reis.

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.

Gênesis 17.10 – 14: Instituição da circuncisão

10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.

12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.

13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua.

14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança.

Gênesis 17.15,16: Deus muda o nome de Sarai

15 Disse também Deus a Abraão: De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

16 Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos.

Gênesis 17.17 – 22: Deus anuncia o nascimento de Isaque

17 Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”

18 E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro! ”

19 Então Deus respondeu: Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

20 E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

21 Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época.

22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

Gênesis 17.23 – 27: Todos são circuncidados

23 Naquele mesmo dia Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,

25 e seu filho Ismael tinha treze;

26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

27 E com Abraão foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.