Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Quando vemos o relato da destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis 19, sendo Ló, o sobrinho de Abraão seus moradores, devemos lembrar que no capítulo 13 eles foram se aproximando cada vez mais dessas cidades.

Ignorando sua iniquidade e pecado contra Deus, Ló e sua família foi se achegando até que finalmente estava inseridos no contexto da perversidade. É possível que eles não soubessem quão grave era a situação de maldade.

De toda forma, mesmo depois que teve ciência disso, Ló e sua família permaneceram lá. Não tomaram a decisão de sair, isso aconteceu porque provavelmente os encantos das cidades os atraíram, e mesmo não tendo mergulhado profundo em suas práticas, eles estavam gostando de estar ali.

Quando os anjos do Senhor chegaram a Sodoma, encontraram Ló. Ao vê-los, Ló se prostrou e com muita insistência demonstrou seu desejo de hospedá-los em sua casa. Assim como Abraão, ele os recebeu com muita dedicação e os alimentou.

Mas antes que pudessem dormir, os habitantes de Sodoma foram até a casa de Ló, exigindo que os homens saíssem pois era seu desejo ter relações sexuais com eles (v.5). Em desespero, Ló ofereceu suas filhas em lugar dos anjos do Senhor (v. 7,8).

Por mais difícil que seja confessar, o fato é que Lós estava colhendo o fruto de sua conivência com a maldade das cidades. Ele já os conhecia bem e sabia quais eram suas práticas e mesmo assim não se retirou de seu meio para viver segundo a vontade de Deus.

Os homens começaram a acusar Ló de intransigência no versículo 9. Ele era um estrangeiro e não tinha autoridade para decidir nada ali, disseram eles. Irados com a atitude de Ló, eles tentaram arrombara porta.

A verdade é que a vida de Ló não inspirou mudança, santificação. Embora ele não compactuasse totalmente com a atitude daqueles perversos, ele havia vivido entre eles de maneira muita tímida.

A atitude perversa dos homens de Sodoma contra os anjos do Senhor, deixa muito claro que Deus estava certo em sua decisão de destruir as cidades. A maldade deles havia atingido níveis da maldade e do pecado de antes do dilúvio.

Em nossos dias devemos estar atentos a nossa forma de viver, pois, por mais gracioso que seja o nosso Deus, Ele permanece dedicado em santidade. Jesus disse os que não se arrependessem pereceriam da mesma maneira (Lucas 13:5).

Esboço de Gênesis 19:

19.1 – 4: Ameaça a casa de Ló

19.5 – 9: A perversão dos moradores

19.10 – 15: Os Anjos advertem a Ló

19.16 – 22: O pedido de Ló

19.23 – 25: A destruição de Sodoma e Gomorra

19.26: Estátua de sal

19.27 – 30: Densa fumaça

19.31 – 36: A astúcia das filhas de Ló

Gênesis 19.37,38: Moabe e Bem-Ami 

 

Gênesis 19.1 – 4: Ameaça a casa de Ló

1 Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se com o rosto em terra,

2 e disse: “Meus senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho”. “Não, passaremos a noite na praça”, responderam.

3 Mas ele insistiu tanto com eles que, finalmente, o acompanharam e entraram em sua ca­sa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram.

4 Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.

Gênesis 19.5 – 9: A perversão dos moradores

5 Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.

6 Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si

7 e lhes disse: Não, meus amigos! Não façam essa perversidade!

8 Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto.

9 “Saia da frente!”, gritaram. E disseram: “Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles”. Então empurraram Ló com violência e avançaram para arrombar a porta.

Gênesis 19.10 – 15: Os Anjos advertem a Ló

10 Nisso, os dois visitantes agarraram Ló, puxaram-no para dentro e fecharam a porta.

11 Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

12 Os dois homens perguntaram a Ló: Você tem mais alguém na cidade — genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui,

13 porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que ele nos enviou para destruir a cidade.

14 Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: “Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade!” Mas eles pensaram que ele estava brincando.

15 Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada”.

Gênesis 19.16 – 22: O pedido de Ló

16 Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.

17 Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: “Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!”

18 Ló, porém, lhes disse: Não, meu senhor!

19 Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, senão esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei.

20 Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo.

21 “Está bem”, respondeu ele. “Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala.

22 Fuja depressa, porque nada poderei fazer enquanto você não chegar lá. Por isso a cidade foi chamada Zoar.

Gênesis 19.23 – 25: A destruição de Sodoma e Gomorra

23 Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra.

24 Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.

25 Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.

Gênesis 19.26: Estátua de sal

26 Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.

Gênesis 19.27 – 30: Densa fumaça

27 Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor.

28 E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.

29 Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia.

30 Ló partiu de Zoar com suas duas filhas e passou a viver nas montanhas, porque tinha medo de permanecer em Zoar. Ele e suas duas filhas ficaram morando numa caverna.

Gênesis 19.31 – 36: A astúcia das filhas de Ló

31 Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem: Nosso pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda a terra.

32 Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a sua linhagem.

33 Naquela noite deram vinho ao pai, e a filha mais velha entrou e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou.

34 No dia seguinte a filha mais velha disse à mais nova: “Ontem à noite deitei-me com meu pai. Vamos dar-lhe vinho também esta noite, e você se deitará com ele, para que preservemos a linhagem de nosso pai”.

35 Então, outra vez deram vinho ao pai naquela noite, e a mais nova foi e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou.

36 Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai.

Gênesis 19.37,38: Moabe e Bem-Ami

37 A mais velha teve um filho, e deu-lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje.

38 A mais nova também teve um filho, e deu-lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here