Em Gênesis 20 estamos retornando à história de Abraão. Mas esta parte da história que está aqui registrada, não o é para sua honra.

Os mais belos mármores têm seus defeitos, e, enquanto há manchas no sol, não devemos esperar nada imaculado debaixo dele. As Escrituras, isto deve ser reafirmado, são imparciais ao relatar as manchas até mesmo dos seus personagens mais célebres.

Aqui temos o pecado de Abraão, ao negar que Sara era sua esposa, e o consequente pecado de Abimeleque, ao tomá-la, v.v. 1,2.

As palavras de Deus a Abimeleque, em um sonho, nesta ocasião, quando Ele lhe mostra o seu erro (v. 3), aceita a sua defesa (v.v. 4-6), e ordena que ele faça a restituição, v. 7.

A conversa de Abimeleque com Abraão, em que Abimeleque o repreende pela trapaça que lhe tinha feito (v.v. 8-10), e na qual Abraão procura se desculpar como pode, v.v. 11-18.

O bom resultado da história, na qual Abimeleque restitui Sara a Abraão (v.v. 14-16), e Abraão, pela oração, obtém de Deus a remoção do julgamento sob o qual se encontrava Abimeleque, v.v. 17,18. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Gênesis 20:

Gênesis 20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

Gênesis 20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

Gênesis 20.8 – 13: A atitude Abimeleque

Gênesis 20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque 

 

Gênesis 20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

1 Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar.

2 Ele dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si.

Gênesis 20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

3 Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”.

4 Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: Senhor, destruirias um povo inocente?

5 Não foi ele que me disse: “Ela é minha irmã”? E ela também não disse: “Ele é meu irmão”? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas.

6 Então Deus lhe respondeu no sonho: Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la.

7 Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão.

Gênesis 20.8 – 13: A atitude Abimeleque

8 Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo.

9 Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém!”

10 E perguntou Abimeleque a Abraão: “O que te levou a fazer isso?”

11 Abraão respondeu: Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

12 Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher.

13 E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão.

Gênesis 20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque

14 Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher.

15 E disse Abimeleque: “Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres”.

16 A Sara ele disse: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente”.

17 A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,

18 porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

Estudos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here