Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Em Gênesis 20 vemos Abraão e Sara cometendo o mesmo erro que cometeram no Egito. Mais uma vez Abraão dá a sua esposa a ideia de mentir sobre seu relacionamento, pedindo que ela dissesse que era apenas sua irmã.

Eles partem para as terras de Neguebe e se estabelecem em Gerar, um região localizada entre Cades e Sur.

Foi em Gerar que Abraão, mais uma vez pediu que Sara omitisse que era sua esposa. O motivo? Ele estava com medo que Abimeleque o matasse para ficar com Sara, com objetivos um pouco diferentes do rei egípcio que ficou encantado com a beleza dela, este segundo foi provavelmente atraído pela riqueza dela.

A incidência do erro de Abraão em não confiar no Senhor, junto com Sara nos mostra que sempre há áreas da nossa vida que precisam ser aperfeiçoadas. Mesmo sendo o pai da fé, ele continuava um ser humano que confiava em Deus para as grandes promessas, mas era vacilante quando se tratava de cuidado pessoal.

Não precisamos agir assim, o Senhor Jesus garantiu que Deus quer cuidar de nós de maneira integral, nas pequenas e grandes coisas (Mateus 7:7-11).

Antes que Abimeleque cometesse um grande erro, o bondoso Deus agiu e o impediu, aparecendo a Ele em sonho e contando a verdade sobre quem era Sara. Isso nos mostra que mesmo em meio aos nossos erros, o Senhor em Sua graça, age em nosso favor.

Esboço de Gênesis 20:

20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

20.8 – 13: A atitude Abimeleque

20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque 

 

Gênesis 20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

1 Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar.

2 Ele dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si.

Gênesis 20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

3 Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”.

4 Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: Senhor, destruirias um povo inocente?

5 Não foi ele que me disse: “Ela é minha irmã”? E ela também não disse: “Ele é meu irmão”? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas.

6 Então Deus lhe respondeu no sonho: Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la.

7 Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão.

Gênesis 20.8 – 13: A atitude Abimeleque

8 Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo.

9 Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém!”

10 E perguntou Abimeleque a Abraão: “O que te levou a fazer isso?”

11 Abraão respondeu: Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

12 Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher.

13 E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão.

Gênesis 20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque

14 Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher.

15 E disse Abimeleque: “Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres”.

16 A Sara ele disse: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente”.

17 A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,

18 porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here