Gênesis 20 Estudo: A Oração de Abraão por Abimeleque

Embora Deus não repreendesse Abimeleque, Abimeleque repreendeu Abraão (Gênesis 20:8–18). O rei falou da grande culpa que a ação de Abraão trouxe sobre ele (v.9) e ele falou com Sara sobre sua ofensa (de Abimeleque) contra ela (v. 16). Ele sentiu que seu plano para levá-la ao harém estava errado.

Então, ele fez as pazes dando ao patriarca gado (ovelhas e gado; ver 21:27) e escravos (20:14), permitindo que ele vivesse em sua terra (v.15) e dando a Abraão (a quem ele chamava de irmão de Sara) mil siclos de prata (v.16).

Deus impedindo a destruição do casamento de Abraão por adultério reforçou o fato de que os israelitas não deveriam destruir seus casamentos por adultério. Aqui, o estresse também estava na proteção contra casamentos com pagãos. Tomar a esposa de outro homem é uma questão de vida ou morte. Deus castiga esse pecado.

Então a mensagem era clara: Deus não queria que Israel se casasse com os pagãos – especialmente quando o adultério ou o divórcio estava envolvido. Israel raramente se lembrava disso (Ml 2: 10-17).

Esboço de Gênesis 20:

20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

20.8 – 13: A atitude Abimeleque

20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque 

 

Gênesis 20.1,2: Abraão omite que Sara é sua esposa

1 Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar.

2 Ele dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si.

Gênesis 20.3 – 7: Deus ameaça Abimeleque

3 Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”.

4 Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: Senhor, destruirias um povo inocente?

5 Não foi ele que me disse: “Ela é minha irmã”? E ela também não disse: “Ele é meu irmão”? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas.

6 Então Deus lhe respondeu no sonho: Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la.

7 Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão.

Gênesis 20.8 – 13: A atitude Abimeleque

8 Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo.

9 Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém!”

10 E perguntou Abimeleque a Abraão: “O que te levou a fazer isso?”

11 Abraão respondeu: Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

12 Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher.

13 E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão.

Gênesis 20.14 – 18: A oração de Abraão por Abimeleque

14 Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher.

15 E disse Abimeleque: “Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres”.

16 A Sara ele disse: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente”.

17 A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,

18 porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 62). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here