Gênesis 21 Estudo: O Nascimento de Isaque

Deus providenciou o filho da promessa a Abraão e a Sara no exato momento em que Deus havia prometido (Gênesis 21:1-7). Eles responderam em nomeando-o Isaque (21.3), circuncidando-o de acordo com a aliança (v. 4; cf. 17.9-14, e louvando a Deus por essa satisfação incrível ( 21: 6-7).

O nome Isaque (“ele ri”) é habilmente explicado nesta passagem. Sara disse que Deus lhe deu riso (v.6), isto é, alegria. Seu riso de incredulidade (18:12) foi agora alterado para regozijar-se através da provisão de seu filho.

Todo mundo que ouvisse isso riria, isso é alegria, com ela. Mas Ismael transformou sua risada em uma zombaria ridícula (ver comentário em 21: 9) da obra de Deus.

Deus usou este incidente de Isaque zombeteiro de Ismael para expulsar o filho Ismael e Agar (v. 10), pois eles seriam uma ameaça para a semente prometida. A palavra “zombaria” é meṣaḥēq (“rir ou gracejar”), da qual vem “Isaque” (yiṣḥāq).

Mais cedo Sara tinha maltratado Hagar (16:6); agora o filho de Agar estava maltratando o filho de Sara. Mais cedo Sara maltratou Hagar grávida, para que ela fugisse (16: 6); agora ela fez com que Hagar e seu filho de 16 ou 17 anos fugissem.

Abraão manda Hagar e Ismael ir embora

Abraão tinha 86 anos quando Ismael nasceu (16:16) e 100 quando Isaque nasceu (21:5), e Isaque provavelmente foi desmamado (v.8) aos 2 ou 3 anos de idade.

Quando Abraão ficou angustiado por causa do pedido de Sara para expulsar Hagar e Ismael, Deus assegurou a Abraão que Ismael teria um futuro, porque ele também era filho de Abraão (Gênesis 21:11-13).

As duas ênfases (vv.1-13) são estas: o nascimento de Isaque (no qual a nomeação comemorou o cumprimento e a circuncisão confirmou o pacto), e a expulsão de Ismael como a remoção da ameaça.

Uma vez que o filho prometido foi recebido, Abraão e Sara, regozijando-se com a provisão milagrosa de Deus, tiveram que evitar qualquer possível ameaça à herança de Isaque. Porque Deus escolheu um filho, Sua escolha teve que ser protegida. Abraão e Sara tiveram que expulsar Ismael.

Esboço de Gênesis 21:

21.1 – 8: O Nascimento de Isaque

21.9 – 13: Sara pede a expulsão de Hagar e Ismael

21.14 – 21: O cuidado de Deus com Ismael e Hagar

21.22 – 32: A aliança entre Abimeleque e Abraão

21.33,34: Abraão invoca ao Deus Eterno 

 

Gênesis 21.1 – 8: O Nascimento de Isaque

1 O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.

2 Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.

3 Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.

4 Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.

5 Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.

6 E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”.

7 E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!”

8 O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.

Gênesis 21.9 – 13: Sara pede a expulsão de Hagar e Ismael

9 Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque,

10 e disse a Abraão: “Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque”.

11 Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu.

12 Mas Deus lhe disse: Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.

13 Mas também do filho da escrava farei um povo; pois ele é seu descendente.

Gênesis 21.14 – 21: O cuidado de Deus com Ismael e Hagar

14 Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.

15 Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto

16 e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: “Não posso ver o menino morrer”. Sentada ali perto, começou a chorar.

17 Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.

18 Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo.

19 Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.

20 Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.

21 Vivia no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu-lhe uma mulher da terra do Egito.

Gênesis 21.22 – 32: A aliança entre Abimeleque e Abraão

22 Naquela ocasião, Abimeleque, acompanhado de Ficol, comandante do seu exército, disse a Abraão: Deus está contigo em tudo o que fazes.

23 Agora, jura-me, diante de Deus, que não vais enganar-me, nem a mim nem a meus filhos e descendentes. Trata ­a nação que te acolheu como estrangeiro com a mesma bondade com que te tratei.

24 Respondeu Abraão: “Eu juro!”

25 Todavia Abraão reclamou com Abimeleque a respeito de um poço que os servos de Abimeleque lhe tinham tomado à força.

26 Mas Abimeleque lhe respondeu: “Não sei quem fez isso. Nunca me disseste nada, e só fiquei sabendo disso hoje”.

27 Então Abraão trouxe ovelhas e bois, deu-os a Abimeleque, e os dois firmaram um acordo.

28 Abraão separou sete ovelhas do rebanho,

29 pelo que Abimeleque lhe perguntou: “Que significam estas sete ovelhas que separaste das demais?”

30 Ele respondeu: “Aceita estas sete ovelhas de minhas mãos como testemunho de que eu cavei este poço”.

31 Por isso aquele lugar foi chamado Berseba, porque ali os dois fizeram um juramento.

32 Firmado esse acordo em Berseba, Abimeleque e Ficol, comandante das suas tropas, voltaram para a terra dos filisteus.

Gênesis 21.33,34: Abraão invoca ao Deus Eterno

33 Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno.

34 E morou Abraão na terra dos filisteus por longo tempo.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 62–63). Wheaton, IL: Victor Books.

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