Gênesis - Bíblia de Estudo Online

A partir de Gênesis 4 vemos o avanço e a proliferação do pecado na humanidade. Vemos o ser humano se voltando de maneira cada vez mais intensa contra Deus, Seu Criador no assassinato de Abel.

Caim movido por inveja diabólica tira a vida do próprio irmão na tentativa de apagar sua influência justa, da Terra. A partir daqui, vemos um mundo governado por Satanás. Pois mesmo tendo cometido grave erro, Caim não assume seu pecado ou se arrepende dele.

Amaldiçoado por Deus, Caim foge para outra cidade, onde se casa e constitui família. A dúvida de muitos leitores da Bíblia é: “Como isso aconteceu se só havia Adão, Eva, Caim e Abel?”

O leitor deve ter em mente que essa “confusão” é causada pelo estilo literário do autor. Moisés está mais focado em descrever a evolução da humanidade sem Deus, para esclarecer muitos fatos que justificariam o estabelecimento da Lei e da Aliança.

Sendo assim, ele nos diz depois que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (Gênesis 5:4). Devemos atentar ao fato de que não nos é dito quanto tempo depois que esses outros filhos e filhas nasceram, Caim matou Abel.

Provavelmente, muito tempo depois. Porque quando fugiu, Caim encontrou habitantes de outras terras.

Outro ponto importante é o tempo de vida de Adão, ele viveu 930 anos (Gênesis 5:5), ou seja, muito tempo para gerar filhos.

Em Caim e Abel, vemos a figura da mulher encontrando a semente da serpente (Gênesis 3:15). Tendo assassinado seu irmão, Caim fugiu para uma vida ainda mais longe de Deus, rejeitando Seu caminho e instrução.

Judas, o escritor, chama isso de “caminho de Caim” (Judas 11). Isso representa incredulidade que se revela na inveja que há no coração do Diabo, com relação ao tratamento de Deus com os justificados.

Esboço de Gênesis 4:

4.1,2: Caim e Abel

4.3 – 7: A oferta de Caim e Abel

4.8 – 10: Caim mata Abel

4.11 – 15: Deus amaldiçoa Caim

4.16 – 21: Caim foge e gera filhos

4.25,26: O nascimento de Sete 

 

Gênesis 4.1 – 7: A oferta de Caim e Abel

Não se sabe quanto tempo depois, mas Adão e Eva geraram Caim e Abel. Caim se tornou agricultor e Abel, pastor de ovelhas.

Ambos apresentaram ao Senhor uma oferta. Sendo que a oferta de Abel agradou a Deus, enquanto a de Caim foi rejeitada. O motivo?

Abel deu o seu melhor!

Contudo, Caim não entendeu e ficou irado.

O Senhor Deus falou com ele na tentativa de acalmá-lo, mas seu coração endurecido se negou a ouvir ao Senhor.

Não podemos apresentar a Deus um culto que não demonstre inteireza de coração e intenção, e esperar que o Senhor nos receba. O Senhor está à procura de verdadeiros adoradores, onde motivação e intenção são critérios importantes de avaliação.

Gênesis 4.8 – 15: Caim mata Abel

Transtornado com a decisão de Deus, Caim planejou o assassinato de Abel, e executou covardemente a seu irmão.

Vemos muitas notícias desastrosas em nossos dias, e todas elas são fruto do pecado e da maldade do ser humano, algo que vem desde a queda.

Como consequência, Caim atraiu maldição para si e para sua família.

Quem comete crimes não pode achar que ficará impune. Mesmo que a justiça humana falhe, a de Deus o alcançará, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra.

Gênesis 4.16 – 26: Caim se afasta do Senhor e o nascimento de Sete

Após um período de crise e tribulação em sua vida, Caim continuou fugindo da presença de Deus, e nisso, foi viver em Node.

Ali, ele constituiu família, com mulheres que eram descendentes de Adão e Eva, mas que não são registrados no relato de Moisés.

Muitas pessoas em todo o tempo estão cometendo este erro. Quanto mais difíceis são as coisas em suas vidas, para mais longe de Deus elas se afastam.

Em meio a tudo isso, Adão e Eva geram Sete, e louvam a Deus pela restituição de sua perda. Embora um filho não substitua o outro, o sentimento do casal era o de que a última palavra em suas vidas não pertenceria a morte, mas a vida.

Como é bom quando olhamos para a vida procurando motivos para sermos gratos, ao invés de murmuradores.

4 COMENTÁRIOS

  1. Nao entendi com quem caim casou apos matar abel pois ao que parece alem de ter ido para terras distantes ele encontrou uma outra varoa que parece ser de linhagem diferente da sua… E quem seria essa família e como foi gerada ja que na bíblia não ha relatos de outras pessoas que nao Adão e Eva.

  2. Me tirem uma dúvida, Adão e eva tiveram 2 filhos caim matou abel depois caim foi morar fora dos seus pais e casou agora vem a pergunta de qual familia era a esposa dele se só existia eles?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here