Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Gênesis 48 Estudo: As Instruções de Israel

Aproximava-se o tempo em que Israel deveria morrer. Tendo, no capítulo anterior, dado instruções sobre o seu sepultamento, em Gênesis 48 ele se despede de seus netos, filhos de José, e, no seguinte, de todos os seus filhos.

Assim, as últimas palavras de Jacó são registradas, porque então ele falou com um espírito profético. As últimas palavras de Abraão e de Isaque não estão registradas.

Os dons e as graças de Deus brilham mais em alguns santos, do que em outros, nos seus leitos de morte. O Espírito, como o vento, sopra onde quer.

Neste capítulo, José, informado da doença de seu pai, vai visitá-lo, e leva seus dois filhos consigo, v.v. 1,2. Jacó solenemente adota estes dois netos, e os considera seus filhos, v.v. 3-7.

Ele os abençoa, v.v. 8-16. Ele explica justifica o cruzar das suas mãos, ao abençoá-los, v.v. 17-20. Ele deixa um legado particular a José, v.v. 21,22. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Gênesis 48:

Gênesis 48.1 – 7: Palavras de Jacó a José

Gênesis 48.8 – 14: Jacó abençoa os filhos de José

Gênesis 48.15,16: Jacó abençoa José

Gênesis 48.17 – 22: As instruções de Israel 

 

Gênesis 48.1 – 7: Palavras de Jacó a José

1 Algum tempo depois, disseram a José: “Seu pai está doente”; e ele foi vê-lo, levando consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim.

2 E anunciaram a Jacó: “Seu filho José veio vê-lo”. Israel reuniu suas forças e assentou-se na cama.

3 Então disse Jacó a José: O Deus todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e ali me abençoou,

4 dizendo: “Eu o farei prolífero e o multiplicarei. Farei de você uma comunidade de povos e darei esta terra por propriedade perpétua aos seus descendentes”.

5 Agora, pois, os seus dois filhos que lhe nasceram no Egito, antes da minha vinda para cá, serão reconhecidos como meus; Efraim e Manassés serão meus, como são meus Rúben e Simeão.

6 Os filhos que lhe nascerem depois deles serão seus; serão convocados sob o nome dos seus irmãos para receberem sua herança.

7 Quando eu voltava de Padã, para minha tristeza Raquel morreu em Canaã, quando ainda estávamos a caminho, a pouca distância de Efrata. Eu a sepultei ali, ao lado do caminho para Efrata, que é Belém.

Gênesis 48.8 – 14: Jacó abençoa os filhos de José

8 Quando Israel viu os filhos de José, perguntou: “Quem são estes?”

9 Respondeu José a seu pai: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Então Israel disse: “Traga-os aqui para que eu os abençoe”.

10 Os olhos de Israel já estavam enfraquecidos por causa da idade avançada, e ele mal po­dia enxergar. Por isso José levou seus filhos para perto dele, e seu pai os beijou e os abraçou.

11 E Israel disse a José: “Nunca pensei que veria a sua face novamente, e agora Deus me concede ver também os seus filhos!”

12 Em seguida, José os tirou do colo de Israel e curvou-se com o rosto em terra.

13 E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.

14 Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho.

Gênesis 48.15,16: Jacó abençoa José

15 E abençoou a José, dizendo: Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastorem toda a minha vida até o dia de hoje,

16 o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra.

Gênesis 48.17 – 22: As instruções de Israel

17 Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés,

18 e lhe disse: “Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele”.

19 Mas seu pai recusou-se e respondeu: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos”.

20 Assim, Jacó os abençoou naquele dia, dizendo: “O povo de Israel usará os seus nomes para abençoar uns aos outros com esta expressão: Que Deus faça a você como fez a Efraim e a Manassés!” E colocou Efraim à frente de Manassés.

21 A seguir, Israel disse a José: Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de volta à terra de seus antepassados.

22 E a você, como alguém que está acima de seus irmãos, dou a região montanhosa que tomei dos amorreus com a minha espada e com o meu arco.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});