Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Em Gênesis 5:1-20 vemos a genealogia de Adão três particularidades:

Primeiro, esta é a linha genealógica que liga Adão a Noé. Uma lista com dez nomes que revelam a continuidade da humanidade desde o primeiro Homem até o dilúvio, onde todos foram destruídos, restando apenas Noé e sua família, caracterizando um novo “Gênesis”.

Segundo, nessa genealogia percebe-se o registro de nomes, começando por Sete (que é um tipo de Abel, um substituto no culto a Deus), alcança Noé, que andava com Deus e achou graça a seus olhos (Gênesis 6:8).

Com essa descrição, vemos que mesmo em meio a tanta calamidade e pecado, sempre houveram remanescentes.

Por fim, essa genealogia nos mostra o triunfo da morte sobre o ser humano. Há oito ocorrências da expressão “e morreu” registradas neste trecho. Deixando claro que o juízo de Deus estava ativo. Assim como havia avisado a Adão, Ele fez: “no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gênesis 2:17).

Esboço de Gênesis 5:

5.1 – 5: Genealogia de Adão

5.6 – 20: De Sete a Jarede

5.21 – 24: Enoque andou com Deus

5.25 – 32: De Matusalém a Noé 

 

Gênesis 5.1 – 20: Genealogia de Adão

No projeto original de Deus para a criação não havia a morte, mas após a escolha errada de Adão e Eva, ela foi introduzida na humanidade. Aqui vemos que mesmo tendo longevidade para viver 930 anos, Adão morreu.

Jesus Cristo veio para consertar o dano causado no Éden, e todo aquele que receber Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, terá o direito a vida eterna com Deus restituído.

Gênesis 5.21 – 24: Enoque andou com Deus

Em meio à uma geração que se desenvolvia longe de Deus e sem se importar com Ele, Enoque decidiu andar com Deus, fazer do Senhor o seu companheiro de viagem. 

Como consequência, ele foi arrebatado pelo Senhor Deus, sem conhecer a morte, sendo, assim como Elias, um dos dois únicos homens a não passar por esta etapa da existência.

Das muitas escolhas que temos de fazer, a mais importante e acertada é a que Enoque faz. Muitas pessoas escolhem viver longe de Deus, e vivem miseravelmente, mesmo aquelas que tem muitas posses.

A vida só é plena e realmente abundante, quando é vivida com Deus.

Gênesis 5.25 – 32: De Matusalém a Noé

Lameque, neto de Enoque, gerou um dos homens mais eminentes da humanidade, uma espécie de Cristo, em seus dias: Noé. Seu pai profetizou seu propósito através do significado do seu nome, que é “descanso”, “repouso”. 

Temos a responsabilidade e a oportunidade de profetizar bençãos sobre a vida dos nossos filhos e lhes apresentar uma vida com propósito e significado.

Muitos filhos se perdem ao longo da vida, porque seus pais não lhe apontaram um caminho. Pais inspiradores, geram filhos com propósito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here