Em Gênesis 5:1-20 vemos a genealogia de Adão três particularidades:
Primeiro, esta é a linha genealógica que liga Adão a Noé. Uma lista com dez nomes que revelam a continuidade da humanidade desde o primeiro Homem até o dilúvio, onde todos foram destruídos, restando apenas Noé e sua família, caracterizando um novo “Gênesis”.
Segundo, nessa genealogia percebe-se o registro de nomes, começando por Sete (que é um tipo de Abel, um substituto no culto a Deus), alcança Noé, que andava com Deus e achou graça a seus olhos (Gênesis 6:8).
Com essa descrição, vemos que mesmo em meio a tanta calamidade e pecado, sempre houveram remanescentes.
Por fim, essa genealogia nos mostra o triunfo da morte sobre o ser humano. Há oito ocorrências da expressão “e morreu” registradas neste trecho. Deixando claro que o juízo de Deus estava ativo. Assim como havia avisado a Adão, Ele fez: “no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gênesis 2:17).
Esboço de Gênesis 5:
5.1 – 5: Genealogia de Adão
5.6 – 20: De Sete a Jarede
5.21 – 24: Enoque andou com Deus
5.25 – 32: De Matusalém a Noé
Gênesis 5.1 – 20: Genealogia de Adão
No projeto original de Deus para a criação não havia a morte, mas após a escolha errada de Adão e Eva, ela foi introduzida na humanidade. Aqui vemos que mesmo tendo longevidade para viver 930 anos, Adão morreu.
Jesus Cristo veio para consertar o dano causado no Éden, e todo aquele que receber Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, terá o direito a vida eterna com Deus restituído.
Gênesis 5.21 – 24: Enoque andou com Deus
Em meio à uma geração que se desenvolvia longe de Deus e sem se importar com Ele, Enoque decidiu andar com Deus, fazer do Senhor o seu companheiro de viagem.
Como consequência, ele foi arrebatado pelo Senhor Deus, sem conhecer a morte, sendo, assim como Elias, um dos dois únicos homens a não passar por esta etapa da existência.
Das muitas escolhas que temos de fazer, a mais importante e acertada é a que Enoque faz. Muitas pessoas escolhem viver longe de Deus, e vivem miseravelmente, mesmo aquelas que tem muitas posses.
A vida só é plena e realmente abundante, quando é vivida com Deus.
Gênesis 5.25 – 32: De Matusalém a Noé
Lameque, neto de Enoque, gerou um dos homens mais eminentes da humanidade, uma espécie de Cristo, em seus dias: Noé. Seu pai profetizou seu propósito através do significado do seu nome, que é “descanso”, “repouso”.
Temos a responsabilidade e a oportunidade de profetizar bençãos sobre a vida dos nossos filhos e lhes apresentar uma vida com propósito e significado.
Muitos filhos se perdem ao longo da vida, porque seus pais não lhe apontaram um caminho. Pais inspiradores, geram filhos com propósito.