Gênesis - Bíblia de Estudo Online

Gênesis 6 nos mostra que com o passar do tempo, a humanidade se tornou cada vez mais ímpia e distante de Deus. Seus atos de perversidade irritaram ao Senhor que declarou: “meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos” (v.1)

Além de morrer, a partir daqui o ser humano viveria menos tempo com qualidade.

A corrupção e violência que encheu a Terra, deixou Deus irritado e a Noé, Ele disse que destruiria toda carne através do dilúvio.

Noé e sua família foram poupados porque andava com Deus (v. 9; 18). A instrução era a de que ele deveria construir uma Arca retangular de 450 metros de comprimento, 75 de largura e 45 de altura.

Na Arca, Noé tinha de embarcar várias espécies de animais, fazendo sempre a distinção entre os puros (comestíveis) dos impuros (não-comestíveis), algo que veio a ser rigidamente observado nas leis cerimoniais de Israel (Levítico 11:2-23).

Esboço de Gênesis 6:

6.1,2: A depravação da humanidade

6.3,4: Deus reduz o tempo de vida do homem

6.5 – 7: Deus planeja destruir a humanidade

6.8 – 10: A história da família de Noé

6.11 – 16: As medidas da Arca

6.17 – 21: Deus anuncia o dilúvio

6.22: A obediência de Noé 

 

Gênesis 6.1 – 7: A depravação da humanidade

À medida que a humanidade se desenvolvia, a maldade aumentava. Como punição, o Senhor determinou uma redução no tempo de vida do ser humano, que passou a viver não mais que 120 anos, na maioria dos casos. Vendo que a perversidade só crescia, Deus ficou profundamente triste, e decidiu destruir a  Criação. 

O pecado causa muita tristeza ao coração de Deus.

Quando vivemos em desprezo a Sua existência, não se importando com seus princípios, somos como filhos rebeldes que afligem o coração de Seu pai.

Gênesis 6.8 – 10: A história da família de Noé

Quando intentou destruir a humanidade, o Senhor mostrou bondade a Noé, porque em de muita promiscuidade e libertinagem, ele era marido de uma só mulher e tinha seus filhos em sujeição.

Ele era conhecido por sua justiça, integridade e relacionamento com Deus.

Como ele, devemos nos empenhar e pedir ao Espírito Santo que produza em nós, corações sinceros, tementes e dedicados ao Senhor.

Gênesis 6.11 – 21: O Projeto da Arca

A partir da escolha de Noé, o Senhor ministrou a ele um plano, que seria o responsável pela sobrevivência da raça humana no juízo de Deus. Ele deveria construir uma arca de acordo com o projeto que o Senhor lhe mostrou.

Termos sempre a oportunidade de viver coisas extraordinárias com Deus.

Noé era agricultor, e não construtor de navegações, mas mesmo assim não pôs empecilhos ao projeto de Deus. O mesmo deve acontecer conosco. 

Quando ouvir o chamado do Senhor, devemos rapidamente nos submeter. Com toda certeza, Ele cuidará de todo o processo.

O Dilúvio que estava prestes a vir, seria responsável pela destruição de toda a vida da terra, com exceção de Noé, sua família e os animais que o Senhor determinou que entrassem na Arca.

Gênesis 6.22: A obediência de Noé

Tal como o Senhor ia lhe dizendo, Noé fazia.

Devemos demonstrar o mesmo empenho. Há muitos questionadores em nossos dias. As pessoas querem saber as razões e os motivos para tudo.

Não vemos um Noé questionador, mas obediente a direção de Deus. Um coração devoto, agrada ao Senhor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here