Gênesis 6 Estudo: A História da Família de Noé

Em contraste com a razão para o Dilúvio no relato babilônico (o capricho dos deuses por causa do barulho do homem), o registro bíblico apresenta o Dilúvio como um julgamento claramente moral (Gênesis 6:9–13).

A raça humana havia se tornado tão corrupta (v. 11-12) e cheia de violência (vv. 11, 13) que a ira de Deus destruiria toda a carne, exceto Noé, que andava com Deus (v. 9) e sua família ( v. 18).

O livramento seria feito por meio de uma arca (Gênesis 6:14-18). , uma embarcação retangular de fundo chato com 450 de comprimento, 75 de largura e 45 de altura, com um deslocamento de cerca de 43.300 toneladas (Merrill F. Unger, Arqueologia e Antigo Testamento. Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1954, pp. 59-60). 

O navio na tradição babilônica era de construção cúbica e era cinco vezes maior do que a arca de Noé. Gênesis sozinho preserva a descrição de um navio em condições de navegar.

Nesta arca, Noé deveria levar todos os tipos de animais para preservar a vida na Terra. Uma distinção foi feita muito cedo entre animais limpos e impuros. Para preservar a vida, Noé teve que embarcar dois de cada tipo de animal, mas para comida e sacrifício ele teve que trazer sete pares de cada tipo de animal limpo (7:2, marg.).

A distinção entre animais puros e impuros tornou-se um ponto importante na ordem levítica (Lv 11: 2-23) (1).

Esboço de Gênesis 6:

6.1,2: A depravação da humanidade

6.3,4: Deus reduz o tempo de vida do homem

6.5 – 7: Deus planeja destruir a humanidade

6.8 – 10: A história da família de Noé

6.11 – 16: As medidas da Arca

6.17 – 21: Deus anuncia o dilúvio

6.22: A obediência de Noé 

 

Gênesis 6.1,2: A depravação da humanidade

1 Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas,

2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Gênesis 6.3,4: Deus reduz o tempo de vida do homem

3 Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos”.

4 Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

Gênesis 6.5 – 7: Deus planeja destruir a humanidade

5 O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

6 Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.

7 Disse o Senhor: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”.

Gênesis 6.8 – 10: A história da família de Noé

8 A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

9 Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.

10 Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Gênesis 6.11 – 16: As medidas da Arca

11 Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência.

12 Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta,

13 Deus disse a Noé: Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra.

14 Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.

15 Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.

16 Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.

Gênesis 6.17 – 21: Deus anuncia o dilúvio

17 Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.

18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

19 Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.

20 De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.

21 E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento.

Gênesis 6.22: A obediência de Noé

22 Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

 

Referências:

Ross, A. P. (1985). Genesis. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 38). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here