Bíblia de Estudo Online

Hebreus 11 Estudo: Os Heróis da Fé

Em Hebreus 11, o autor aos Hebreus escreve aquilo que hoje é chamada de a galeria dos heróis da fé. Ele começa apresentando o conceito de fé e falando sobre a sua importância.

A partir disso ele apresenta uma lista detalhada de exemplos de homens e mulheres de Deus que tiveram suas vidas completamente influenciadas pela fé.

Esboço de Hebreus 11:

Hebreus 11.1 – 3: A importância da fé

Hebreus 11.4 – 12: Exemplos de homens e mulheres de fé

Hebreus 11.13 – 16: A esperança alimentada pela fé

Hebreus 11.17 – 40: Mais exemplos de homens e mulheres de fé

 

A Certeza Daquilo Que Esperamos

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”. (Hebreus 11.1,2)

Tendo concluído a nomeação de pessoas particulares, ele passa a nos contar quais coisas foram feitas pela fé exercitada por eles.

Ele menciona coisas que facilmente se aplicam a uma ou outra das pessoas listadas; mas ele menciona também outras coisas que não são tão fáceis de ser adaptadas a qualquer das pessoas mencionada aqui, mas precisam ser deixadas à conjectura e aplicação gerais.

 “…pela fé, venceram, reinos” (Hebreus 11.33). Assim fizeram Davi, Josué e muitos dos juízes. Aprendemos disso que os interesses e poderes dos reis e reinos são com frequência estabelecidos em oposição a Deus e seu povo.

Deus pode facilmente subjugar todos esses reis e reinos que se opõem a Deus. A fé é uma qualidade adequada e excelente daqueles que lutam nos caminhos do Senhor; torna-os justos, ousados e sábios.

Eles “…praticaram a justiça”, tanto na esfera pública quanto na particular. Eles afastaram muitos da idolatria e os levaram para os caminhos da justiça.

Eles creram em Deus, e isso lhes foi imputado como justiça; eles andaram e agiram de forma justa para com Deus e os homens. Maior honra é produzir justiça do que fazer milagres; a fé é um princípio ativo da justiça universal.

Alcançando Promessas

Eles “…alcançaram promessas”, tanto gerais quanto especiais. E a fé que nos dá um interesse pelas promessas; é pela fé que recebemos o conforto das promessas; e é pela fé que somos preparados a esperar pelas promessas, e a recebê-las no tempo devido.

Eles “…fecharam as bocas dos leões”; foi o que fizeram Sansão (Juízes 14.5,6), Davi (1 Samuel 17.34,35), e Daniel (Daniel 6.22). Aprendemos disso que o poder de Deus está acima do poder da criatura.

A fé engaja o poder de Deus a favor do seu povo, sempre que for para a glória dele, para dominar feras brutas e homens brutais.

Eles “…apagaram a força do fogo” (Hebreus 11.34). Assim Moisés, pela oração da fé, apagou o fogo da ira de Deus que tinha sido aceso contra o povo de Israel (Números 11.1,2).

Assim fizeram os três rapazes, aliás, vencedores poderosos (Daniel 3.17-27). Sua fé em Deus, recusando-se a adorar a imagem de ouro, os expôs à fornalha que Nabucodonosor tinha preparado para eles.

E a fé deles os sustentou e produziu aquele poder e presença de Deus na fornalha que apagou a violência do fogo, de modo que nem o cheiro ficou sobre eles.

Nunca a graça da fé foi provada de forma mais severa, nunca foi exercida de maneira mais nobre, e nunca foi recompensada de forma mais gloriosa, como no caso deles.

Escaparam…

Eles “…escaparam do fio da espada”. Assim Davi escapou da espada de Golias e de Saul; e Mardoqueu e os judeus escaparam da espada de Hamã.

As espadas dos homens são mantidas nas mãos de Deus, e Ele pode tornar cego o fio da espada, e levá-la para longe do seu povo e contra os seus inimigos quando Ele quiser.

A fé se agarra àquela mão de Deus que segura as espadas dos homens; e Deus muitas vezes permitiu que prevalecesse a fé do seu povo e livrou-os.

“…da fraqueza tiraram forças”. Da fraqueza nacional, em que os judeus caíam com frequência em virtude de sua incredulidade; após o avivamento da sua fé, todo o seu interesse era renovado e florescia.

Da fraqueza do corpo; assim Ezequias, crendo na palavra de Deus, recuperou-se de uma enfermidade mortal, e atribuiu sua recuperação à promessa e ao poder de Deus (Isaías 38.15,16):

“Que direi? Como me prometeu, assim o fez; Senhor, com estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito”. E é a mesma graça da fé que da fraqueza espiritual ajuda os homens a se recuperarem e a restaurarem suas forças.

Eles “…na batalha se esforçaram”

Assim fizeram Josué, os juízes e Davi. A verdadeira fé concede a mais verdadeira coragem e paciência, visto que discerne a força de Deus e com isso a fraqueza de todos os seus inimigos.

Eles não foram somente valentes, mas bem-sucedidos. Deus, como recompensa e encorajamento pela fé demonstrada por eles, pôs “…em fugida os exércitos dos estranhos”, daqueles que eram estranhos à sua comunidade, e inimigos da sua fé.

Deus fez com que fugissem e caíssem diante dos seus servos fiéis. Comandantes que criam e oravam com fé, estando à frente de exércitos que criam e oravam, foram tão reconhecidos e honrados por Deus que nada pôde ficar em pé diante deles.

“As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos” (Hebreus 11.35). Assim aconteceu com a viúva de Sarepta (1 Reis 17.23) e a sunamita (2 Reis 4.36).

“Em Cristo, não há macho nem fêmea” (Gálatas 3.28); muitas do sexo mais fraco têm sido fortes na fé. Embora o concerto da graça inclua os filhos dos crentes, mesmo assim os deixa expostos à morte natural.

Mães pobres são relutantes em abrirem mão do seu interesse por seus filhos, mesmo que a morte os tenha levado.

Deus às vezes se compadeceu tanto com os ternos sentimentos de mães pesarosas que devolveu a vida aos seus filhos. Assim Cristo teve compaixão da viúva de Naim (Lucas 17.12ss.). Isso deve confirmar a nossa fé na ressurreição geral. (Henry, Matthew, Comentário de Atos a Apocalipse)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.