Bíblia de Estudo Online

Hebreus Estudo: Livro de Hebreus

Hebreus foi escrito principalmente para os cristãos judeus que estavam sob perseguição e esmorecimento. O escritor procura fortalecê-los na fé em Jesus Cristo, demonstrando cuidadosamente a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo.

Demonstra que as disposições divinas para a redenção vistas no Antigo Testamento cumpriram-se e tornaram-se obsoletas pela vinda de Jesus e pelo estabelecimento de um Novo Testamento, mediante a sua morte na cruz.

O escritor aos Hebreus anima seus leitores a manterem firme sua confissão de Jesus Cristo até o fim, a prosseguirem para a maturidade espiritual, e não voltarem ao estado de condenação caso abandonem a fé em Jesus Cristo.

Hebreus: Visão Geral

Hebreus parece mais um sermão do que uma epístola. O autor descreve sua obra como “uma palavra de exortação”. Contêm três divisões principais. Primeiro, Jesus, o poderoso Filho de Deus, é declarado a plena salvação de Deus à humanidade – maior do que os profetas, anjos, Moisés e Josué.

Nesta divisão do livro, ocorre uma advertência solene no tocante às consequências do abandono da fé ou do endurecimento do coração pela incredulidade.

A segunda divisão apresenta Jesus como o sumo sacerdote, cujas qualificações, caráter e ministério, são perfeitos e eternos. Há uma solene advertência para quem permanecer espiritualmente imaturo ou mesmo “cair” depois de se tornar participante de Jesus Cristo.

A divisão final admoesta enfaticamente os crentes a perseverarem na salvação, na fé, no sofrimento e na santidade.

Hebreus: Capítulos 

Capítulo 1: A Superioridade do Filho de Deus

Capítulo 2: Jesus é o Autor da Salvação

Capítulo 3: Jesus é Superior a Moisés

Capítulo 4: Entrando no Descanso de Deus

Capítulo 5: Jesus o Sumo Sacerdote Eterno

Capítulo 6: Maturidade Cristã e Cuidado de Deus

Capítulo 7: Melquisedeque e Jesus Cristo

Capítulo 8: A Antiga e a Nova Aliança

Capítulo 9: O Poder do Sangue de Jesus

Capítulo 10: Jesus e o Caminho Para Deus

Capítulo 11: Os Heróis da Fé

Capítulo 12: A Nuvem de Testemunhas

Capítulo 13: Jesus Cristo é o Mesmo

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.