Bíblia de Estudo Online

Isaías 1 Estudo: Obediência ou Rebelião?

Em Isaías 1, o Senhor Deus revela ao profeta que o Seu povo, Israel não consegue compreende-lo. Ele cita o exemplo de animais irracionais, como o boi e o jumento que são capazes de reconhecer seus donos, mas seres humanos não são capazes de reconhecer a Deus.

Em nossos dias há muitas discussões sobre isso. Se de fato Deus existe ou não. Não acredito que seja uma questão muito complexa.

Há princípios na natureza que podem muito bem dar esta resposta. Por exemplo, é possível que o automóvel tenha vindo do acaso? Se formado sozinho? É impossível pensar que algo tão complexo e inteligente seja fruto do acaso.

É exatamente este o raciocínio que o Senhor Deus utiliza neste texto. Se animais domésticos conseguem compreender seus senhores, por que o povo de Deus não consegue compreende-lo?

Por causa da dureza de coração!

O Senhor continua apresentando os pecados do povo, e em meio a isso Ele ordena que eles suspendam os cultos e as celebrações. O motivo? O Senhor Deus as considera cansativas, hipócritas e cheias de impiedade.

Após isso, ele lhes dá uma escolha: arrependimento e vida, ou rebelião e morte. O Senhor Deus é extremamente prático na resolução de problemas.

Não há uma complicação excessiva da parte de Deus e seu relacionamento conosco. “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra…”

Sendo assim qual será a nossa escolha? (Ver Isaías Estudo)

Em Isaías 1 veremos:

Isaías 1.1 – 9: Israel não compreende

Isaías 1.10 – 15: Chega de celebrações

Isaías 1.16 – 20: Obediência ou rebelião?

Isaías 1.21 – 31: Sião será redimida

 

Versículos Chave de Isaías 1:

Isaías 1.3: “O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.

Não podemos ser pessoas espiritualmente irracionais. O Senhor Deus nos concedeu inteligência suficiente para compreender, até mesmo por meio das questões naturais que não somos fruto do acaso.

O Diabo é o que cega o entendimento das pessoas tem prazer em colocar outros argumentos e fundamentos humanos que nos distanciam de Deus.

Além disso, há o próprio amor dos seres humanos pelo pecado. A minha oração é que o Espirito Santo, nos conduza para o conhecimento e revelação de quem Deus é.

Isaías 1.13: “Parem de trazer ofertas inúteis!”

Muitos cristãos estão tão dominados pela religiosidade, que o culto já não faz o menor sentido para eles. Não há amor pelo Senhor, nem por sua Palavra.

Cristãos que caíram da graça de Deus vivem à sua própria maneira. Não há zelo, oração, devoção, nem piedade. Este tipo de cristianismo não agrada ao Senhor.

Isaías 1.19: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada…”

A todo momento o Eterno está nos oferecendo oportunidades de reconciliação. O Desejo de Deus é que sejamos capaz de desfrutar do bom plano que Ele preparou para cada um de nós.

Para isso, é necessário que sejamos submissos a sua vontade. A obediência atraí a benção de Deus. Há crescimento e prosperidade, em todos os sentidos quando o Senhor está por perto.

Mas quando estamos longe dele, o que nos espera são muitas aflições e dores que poderiam ser evitadas.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Maria de Deus de Sousa disse:

    pretendo estudar a bíblia de estudo para conhecer mais de jesus e faze- lo conhecido.cumprir a ordenança de Deus . Mc 16, 15-18.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.