marca_final-01

Isaías 1 Estudo: Obediência ou Rebelião?

Em Isaías 1 somos chamados ao arrependimento e ao desenvolvimento da fé e do amor a Deus, em associação ao que é justo e direito. É uma mensagem forte e como toda a Escritura é eterna e inspirada. Precisamos estar atentos à advertência para não cair em tentação.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Isaías 1, o Senhor Deus revela ao profeta que o Seu povo, Israel não consegue compreende-lo. Ele cita o exemplo de animais irracionais, como o boi e o jumento que são capazes de reconhecer seus donos, mas seres humanos não são capazes de reconhecer a Deus.

Em nossos dias há muitas discussões sobre isso. Se de fato Deus existe ou não. Não acredito que seja uma questão muito complexa.

Há princípios na natureza que podem muito bem dar esta resposta. Por exemplo, é possível que o automóvel tenha vindo do acaso? Se formado sozinho? É impossível pensar que algo tão complexo e inteligente seja fruto do acaso.

É exatamente este o raciocínio que o Senhor utiliza neste texto. Se animais domésticos conseguem compreender seus senhores, por que o povo de Deus não consegue compreende-lo?

Por causa da dureza de coração!

O Senhor continua apresentando os pecados do povo, e em meio a isso Ele ordena que eles suspendam os cultos e as celebrações. O motivo? O Senhor Deus as considera cansativas, hipócritas e cheias de impiedade.

Após isso, ele lhes dá uma escolha: arrependimento e vida, ou rebelião e morte. O Senhor é extremamente prático na resolução de problemas.

Não há uma complicação excessiva da parte de Deus e seu relacionamento conosco. “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra…” (Isaías 1.19)

Sendo assim qual será a nossa escolha?

Um chamado a contrição e à retidão: Se vocês querem ter seus sacrifícios aceitos, e suas orações atendidas, precisam iniciar o seu trabalho pelo ponto certo.

Convertam-se à minha autoridade, deem atenção aos cuidados de toda a lei, caso contrário não esperem ser aceitos nos feitos da sua religião.

Assim como a justiça e a solidariedade nunca irão recompensar a descrença e a profanação, igualmente as orações e os sacrifícios nunca irão recompensar a trapaça e a injustiça.

Uma vez que a justiça para com os homens é uma parte da devoção pura, assim como a religião para com Deus é uma parte da justiça comum.

Pare da realizar o mal

Eles precisam parar de realizar o mal, não podem mais lesar ninguém, nem sequer derramar sangue puro. Esse é o significado de “Lavai-vos, purificai-vos” (Isaías 1.16).

Não consiste apenas de se chorar pela falta que tinham cometido, porém de desistir a sua execução para o amanhã, e mortificar todos aqueles afetos pervertidos e disposições depravadas que os inclinavam ao erro.

O erro contamina a consciência. Nossa parte é nos lavarmos dele, arrependemo-nos o quanto antes e afastando-nos dele, voltando-nos para Deus.

Nós devemos tirar não apenas o mal das nossas obras, que está perante os olhos do mundo, abstendo-nos das práticas de perversão, além disso aquele que está perante os olhos de Deus, as raízes e as práticas do pecado, que estão em nossos corações. Eles precisam ser esmagados e mortificados.

Isaías 1 e a prática do bem

Em Isaías 1 eles precisam desenvolver a prática do bem. Isto era preciso, para consumar o seu remorso. Observe que não é bastante que deixemos de realizar o mal, senão que criemos o hábito de realizar o bem.

Devemos ser ativos.

Nossa obrigação nunca é somente abandonar a prática do mal e, assim sendo, ficar ociosos. Nós devemos executar o bem, o que o Senhor, nosso Deus, em Isaías 1 nos exorta a praticar, e que será proveitoso.

Nós devemos fazê-lo bem, da maneira correta, e com um bom propósito. E, devemos exercitar a realizar o bem.

Nós devemos nos esforçar com o objetivo de ter o discernimento do nosso papel, manter o foco sobre ele, nos preocuparmos com união a ele, e nos acostumarmos a ele, para que possamos prontamente colocar nossas mãos em nosso trabalho e nos tornarmos mestres dessa santa arte de praticar o bem.

O Senhor insiste especialmente com eles, nesses exemplos de executar o bem em que eles tinham sido negligentes, com a prática aos cuidados da segunda parte dos dez mandamentos: “Busquem o veredito; investiguem o que é certo, para que possam fazê-lo.

É agradável a Deus

Preocupem-se em serem achados no percurso da sua tarefa, e não andarem descuidadamente”. Procurem chances de realizar o bem: “… ajudai o oprimido” – aquele que vocês mesmos oprimiram.

Desfaçam as ataduras do jugo (Isaías 58.6). Vocês, que possuem autoridade nas mãos, usem-no para o alívio daqueles a quem outras pessoas oprimem, uma vez que esse é o serviço de vocês.

Vinguem aqueles que sofrem o mal, preocupando-se de forma notável com os órfãos e as viúvas, que, ainda que sejam fracos e desamparados, são continuamente pisados e maltratados por homens orgulhosos.

Compareça para ajudá-los no tribunal, se houver chance. Parem por aqueles que não sabem como relatar por si mesmos, e que não possuem recursos para recompensá-los pela sua compaixão.

Observe que estamos efetivamente honrando a Deus quando estamos fazendo o bem neste planeta. E práticas de igualdade e solidariedade são mais agradáveis a Ele que todos os holocaustos e sacrifícios.

17 COMENTÁRIOS

  1. Não há outro caminho se não o de Deus.
    Não existe coisa melhor que sentir a presença do Espírito Santo.
    A oração e a busca da palavra de Deus é o único caminho reto …buscar a Deus sempre na oração mesmo quando nos sentimos fracos… jesus Cristo é o caminho infalível.

  2. ola,estou começando esses estudos hoje,e gostaria q Deus falasse realmente comigo…
    estou afastada do caminho de Deus a muito tempo,e não consegui votar,estou totalmente no lamaçal….
    em um dos livros de paulo,ele diz q temos ter o dom da fé,e eu ja perdi , a muito tempo…
    estou lutando,mas sem exÔdo….
    sem q não vai me responder,mas de alguma maneira eu acho q eh Deus q esta me ouvindo,parece q minha mente travou,e não consigo fazer nada para parar.Não consigo mias orar,e dias vão se passando e ficando cada vez mais difícil…estou vendo o fim do mundo acabar,e eu perdendo minha salvação,e não consigo me focar.
    Tento fingir q meus dias positivos não estão me incomodando,mas,a cada dia q acordo,me sinto presa na minha mente por noa conseguir a orar…não faz sentido ficar sem Cristo,e sem meus pensamentos direto NELE,sinto como ELE me olhasse o tempo todo…eh estranho..
    e como se estivesse com uma pessoa brigada,mas não sei o motivo,ou sei,e nao consigo ou tenho palavras para me reconciliar com DEUS….

    ENTENDEM….
    DEUS MEU,O SENHOR ME ENTENDE????????
    PORQUE EU NÃO ME ENTENDO…..

    Quero apenas sentir sua presença novamente….nada mais…
    nem sei como fazer isso novamente….
    talvez o estudo de ISAÍAS,eu posso sentir SUA PRESENÇA E SUA FRAGâNÇIA NOVAMENTE….

    • Procure uma Igreja, converse com o Pastor, confesse Jesus diante da Igreja e se envolva com as atividades do Reino.
      Se fizer isso, em no máximo duas semanas estará se sentido melhor.
      Agora se ficar em casa, sozinha, sendo troturada pelo Diabo e seus pensamentos você não vai sair do lugar.

    • Amigo(a), eu já passei por isto é confesso que é muito triste! Mas creia esta luta que está sendo travada nada mais que o inimigos nossa alma para te tirar do foco. Neste tempo em que vivemos onde os templos estão fechados, procure ocupar a sua mente com hino de louvores a Deus, leitura do livro de salmos( é uma verdadeira vitamina para o nosso Espírito. Tem muitos pregações ótimas no YT. Tipo Pr. Paulo Júnior, Pr Paul Washer entra outros. Com certeza o Espírito Santo de Deus irá te tirar desta. Fica na paz que só Jesus Cristo poderá ter dar.

    • ô minha irmã…é lamentável que estejas passando por essas dores emocionais.
      O que você sente é um vazio interior. Isso é normal na vida de qualquer pessoa. A sociedade contemporânea tente a nos impor comportamentos que culminam no nosso afastamento de Deus. Sugiro que você faça uma autorreflexão se perguntando:
      Qual o sentido da minha vida? (aqui o importante não é o que você espera da vida, mas o que a vida espera de você); o que eu poderia fazer para….?; o que eu sinto é …?;
      fazendo assim: ….eu consigo me enxergar como uma pessoa de possibilidades?;
      Assim, não foi possível, mas de outra forma eu consigo?; Eu percebo que me falta isso, isso, e isso para eu preencher esse vazio interior. Depois de fazer todo esse exercício, aplique na prática este texto: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jr.29:11). Encontre Deus. Ele quer ter um relacionamento pessoal contigo! Você vai conseguir. O Senhor não nos deixa sem resposta. Que o Pai Eterno te inunda com a Paz de Jesus! Amem!

  3. Glória a Deus por esse trabalho!!!! Que o senhor abençoe fortemente a cada um que faz parte da elaboração e estudos.
    Muito obrigado! Obrigado por depositar tempos de suas vidas , em estudar e dividir comigo e todos, a sabedoria dada por Deus a todos vcs.

  4. Muito interessante. Precisamos compreender mais sobre a palavra de Deus. Me ajudou bastante. Deus abençoe grandemente, em nome do Senhor Jesus Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});