Em Isaías 11, o Senhor Deus fala sobre o ramo de Jessé. Uma expressão profética que se refere ao Messias Jesus. A profecia diz que o Espírito do Senhor repousaria sobre Ele, para lhe dar sabedoria, entendimento, conselho, poder, conhecimento e temor do Senhor.
Ao conhecer a vida de Jesus Cristo, percebemos que é exatamente assim. O ensino, os milagres, tudo está exatamente em conformidade com as profecias.
Além disso, Deus fala sobre o período de mil anos em que a Terra será governada por Ele, haverá paz e harmonia. Por fim, a promessa de Deus é que o ramo de Jessé, unificará todo o Israel. Todos os exilados e o que moram distante, serão reunidos como um só povo para celebrar ao Senhor.
Esboço de Isaías 11:
11.1 – 5: O ramo de Jessé
11.6 – 10: O Reino do Messias
11.11 – 14: Israel será reunificado
O ramo de Jessé – Isaías 11:1-5
O Império Assírio cairia (Isaías 10:5-34), mas outro império surgiria. Esta seção sobre o império de Deus (Isaías 11:1-12:6) inclui uma descrição do Messias, o próprio reino e o remanescente que habitará o reino.
Além de contrastar este reino com o reino assírio, Isaías também o comparou com as ações pecaminosas de Israel em seus dias.
Em Isaías 11:1 lemos que o Senhor cortaria as florestas e as árvores poderosas, isto é, soldados e líderes estrangeiros, mas o reino de Deus surgirá por um Rebento que sairá do toco de Jessé, o pai de Davi (Apocalipse 22:16).
Isaías, sem dúvida, estava pensando na promessa de Deus a Davi (2 Samuel 7:16) de que um descendente de Davi governaria seu reino (Isaías 9:7) para sempre.
Este ramo, o Messias (Jeremias 23:5), dará frutos, isto é, prosperará e beneficiará os outros.
Ele virá diretamente da linhagem de Davi (Mateus 1:1) e cumprirá as promessas de Deus na Aliança com Davi.
A capacitação do Espírito Santo
Em Isaías 11:2–3 vemos que o caráter e o trabalho do “Ramo” são descritos. O Espírito do Senhor repousará sobre Ele, ou seja, o Espírito Santo o capacitará, algo que pode ser visto no batismo de Jesus Mateus 3:16-17.
O ministério de Jesus seria caracterizado por sabedoria, compreensão, conselho, poder, conhecimento, e o temor do Senhor.
Os atributos do Espírito Santo caracterizariam o Messias. Por causa de Sua sabedoria, entendimento, conselho e conhecimento, Ele é o Maravilhoso Conselheiro (Isaías 9:6).
Isaías se referia ao Espírito Santo mais do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento.
Ele é caracterizado pelo temor do Senhor e tem prazer nele (Isaías 11:3) assim como Seu povo deveria ter.
Temer a Deus é responder a Ele com admiração, confiança, obediência e adoração. O Messias busca constantemente fazer o que Deus o Pai deseja que Ele faça.
Isso contrastava com os líderes religiosos dos dias de Isaías, que não se preocupavam em seguir a Palavra de Deus.
Em Isaías 11:3b – 5 é possível perceber que como governante mundial, o Messias julgará o mundo.
Mas Ele não será como um juiz comum que pode ser influenciado pelo conhecimento superficial. Ele julgará imparcialmente e com justiça.
Os necessitados e os pobres não serão oprimidos por Ele como geralmente são por líderes humanos (Isaías 10:1-2).
Os oprimidos serão os beneficiários de Sua justiça e os ímpios serão mortos. Seu reinado será caracterizado pela justiça e fidelidade como se fossem partes integrantes de Sua roupa, como um cinto e uma faixa.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Sabemos as dificuldade que se têm para que o evangelho seja expressado, pregado e vivido. Quero aqui humildemente, agradecer vocês, pelo cuidado e zelo em preparar estas mensagens de forma tão criativa.
Estou muito alegre por tamanha dedicação, é difícil ver materiais assim com tamanha qualidade. Deus abençoe poderosamente este seu ministério.
Obrigado Daniel!
Eis uma palavra de conforto, de ânimo e de esperança real. O dia do Senhor, quando Ele mesmo inaugurar o Seu milênio. “Ora vem Senhor Jesus, Maranata”.
Muito bom gostei